4 razões pelas quais é bom que Deus seja Deus (e nós não somos)

Os seres humanos desejam instintivamente a confiança mundana por meio de diplomas de ensino superior ou promoções na sociedade. A pesquisa médica científica desenvolveu medicamentos e vacinas para o que quer que nos aflija, e temos o conforto de nosso governo para nos salvar dos tempos difíceis. Se trabalhamos duro e pagamos nossas contas e impostos, sentimos que temos essa “coisa da vida” resolvida. Esse plano parece plausível até percebermos que talvez não tenhamos todas as respostas. Cientistas têm saltado em torno de teorias da criação, o tamanho das galáxias, a possibilidade de vida em outros planetas e as curas para certas doenças por gerações, apenas para concluir que o que antes era um fato científico aceito era totalmente falho e desacreditado por outro estudo.

Apesar de todo o esclarecimento científico revolucionário, o mundo ainda tem perguntas sem resposta e se concentra na tentativa de desacreditar a Palavra de Deus. O crente veio a conhecer Sua condição perdida ao reconhecer que “ele não tinha tudo planejado”. As tentativas iniciais de viver a melhor vida possível sendo um cidadão cumpridor da lei, provendo e tratando sua família com respeito falharam porque a culpa do pecado era confusa. Da mesma forma, o homem religioso não conseguia superar essa falta de algo, não importa quantas igrejas ele visitasse e enviasse dízimos. A inimizade do pecado ainda era uma barreira presente entre o homem e o Pai Celestial.

Aqui estão 4 razões pelas quais é bom que Deus esteja no trono, e nós não:

1. Nossa ideia falha de amor

O amor mais forte que nós, humanos, podemos compreender plenamente com uma mente mundana é a afeição por nosso filho natural. Esse amor é iniciado na concepção e segue por toda a vida da criança. O vínculo é tão forte que a adoração anexada não pode ser duplicada. Vai além do amor pelo cônjuge, pois esse amor não transcende e permanece o mesmo após o divórcio ou outras circunstâncias divisórias. Ainda assim, esse amor dos pais por uma criança se origina do apego relacional quando a criança foi concebida por seus pais. Esse tipo de amor justificaria a compreensão de nossas mentes débeis. Mas para Deus, o homem teria um conceito falho e muito limitado de amor.

O amor de Deus não depende do estado do homem como santo ou pecador. Deus não ama o pastor dedicado mais do que o mendigo na esquina. O amor de Deus era tão grande que Ele enviou Seu filho para morrer na terra da mais cruel das modas para que Ele fosse um Salvador para o homem, que estava em desacordo. Romanos 5:8 nos diz: “mas Deus demonstra o seu próprio amor por nós nisto: sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. Nosso apego a nossos entes queridos justificaria um sacrifício de nossa própria carne e sangue, mas certamente não pela libertação de um estranho. Deus nos amou, mesmo em nosso relacionamento mais distante dele, e deseja comunhão constante agora após a eliminação da inimizade no relacionamento.

2. Falta de longanimidade e misericórdia

O homem tem uma longa memória quando se trata de misericórdia e longanimidade. Se algo não acontecer em nossa linha de tempo prescrita, automaticamente pensamos que não vai acontecer, ou o promissor está afrouxando. Em 2 Pedro 3:9 , ele percebeu a impaciência do homem e escreveu: “O Senhor não tarda em cumprir a sua promessa, como alguns a consideram lentidão, mas é paciente para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

Davi no Salmo 86:12-17 dá louvor ao Senhor por causa de sua grande misericórdia dirigida a ele pessoalmente. Essa misericórdia foi refletida por essa libertação pessoal de sua “alma do inferno mais baixo ”. Sua longanimidade não foi demonstrada por uma única libertação ou ato de salvação ; era continuamente necessário. O homem sente que o perdão ou a misericórdia podem ser exercidos uma vez, e então o ônus recai sobre o ofensor. Além disso, o homem deseja diretrizes pretas e brancas que limitem o número de vezes que um indivíduo recebe misericórdia.

Considere a mentalidade do homem quando Pedro perguntou a Jesus em Mateus 18:21-22: 

“Quantas vezes devo perdoar meu irmão ou minha irmã que pecar contra mim? Até sete vezes?” Embora Jesus tenha respondido com um número específico determinável, o ponto era que o perdão era exigido quantas vezes fossem necessárias. Servimos a um Salvador cuja plataforma espiritual inteira se baseia na graça e na misericórdia. No Salmo 78:39 , Asafe explicou a grandeza da compaixão e misericórdia do Senhor, observando: “porque se lembrava de que eram carne; vento que passa e não volta mais”.

A abordagem do homem a tal desobediência usaria sua fraqueza como justificativa para um julgamento completo. No entanto, em toda a sua exibição de longanimidade, Deus a usou como motivo de sua misericórdia. O tratamento inicial do mundo da transformação de Saulo em um novo homem, Paulo, reflete a “coleira curta” do mundo para longanimidade e misericórdia. Para esse fim, Paulo escreveu em 1 Timóteo 1:15-16: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo me foi concedida misericórdia para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus mostrasse sua imensa paciência como exemplo para aqueles que nele cressem e recebessem a vida eterna”. O conceito falho de misericórdia do mundo usando determinações carnais para vingança e julgamentos perdurará sem a aceitação de Jesus como Senhor e Salvador.

3. Salvação defeituosa

Se o homem desenvolvesse um plano de salvação , ele seria falho tanto em sua eficácia quanto em sua duração. A maioria concordaria que o mundo, de fato, desenvolveu um plano para a morada eterna no céu baseado em boas obras. 

Spurgeon escreveu sobre dois fossos fortificando o castelo do senso de bondade religiosa do homem. A primeira é baseada em boas obras, e a segunda é o fosso ou proteção da participação nos ritos cerimoniais da igreja, como a Ceia do Senhor e o batismo.

A consciência de um homem motivado pelo trabalho é acalmada por essas barreiras. Muitas vezes, essas atividades objetivas de fato fortalecem ou dão credibilidade ao plano carnal de salvação do homem. É precisamente este plano baseado em obras de bondade subjetiva que o Espírito Santo deve penetrar antes que o pecador seja capaz de apreciar sua condição perdida. 

Os planos do homem são reacionários. 

Deus, no entanto, estabeleceu um plano para a queda do homem antes mesmo da criação da terra. O que isso importa? Considere o desenvolvimento de vacinas e tratamento médico. Cada um foi desenvolvido em reação a uma doença ou enfermidade que já havia afligido o homem. O planejamento reacionário é limitado às circunstâncias específicas da ocorrência que precipitou a necessidade de uma cura. Assim, o plano de salvação do homem teria que ser desenvolvido ao longo do tempo, mudando com os ventos e a moral da sociedade.

O plano inicial lidaria com os pecados dos mais carentes na hierarquia do pecado do homem. O plano de salvação do homem, portanto, teria que se basear no status ou na bondade mundana, exigindo um período de tempo de bom comportamento e abstinência do referido pecado. Deus, no entanto, sabia que o homem era incapaz de justiça por conta própria. O criador conhecia a “fiação” e as tendências pecaminosas do homem exibidas até mesmo pela primeira criação, que escolheu a rebelião e tentou a igualdade com Deus. Assim, Ele proveu um meio de perdão e salvação através do sacrifício perfeito de Seu filho.

4. Ele sabe o que está fazendo

Se o primeiro ano da pandemia nos ensinou alguma coisa, nos deu a percepção de que o homem não tem ideia do que está fazendo porque seus modos e habilidades estão limitados à experiência ou ao que está visivelmente presente. De Adão em diante, o homem teve uma infecção do pecado causada pelo homem. A lei e o sistema sacrificial deram à humanidade uma maneira de identificar o pecado e os meios para o perdão temporário. O homem, no entanto, precisava de uma “vacina” eficaz para o julgamento do pecado, que foi dada por meio de Jesus Cristo. O Espírito Santo convence o pecador e fornece orientação para salvação e vida justa.

Em João 6:1-6 ,

Jesus e seus discípulos foram seguidos por uma grande multidão “porque viram os milagres que ele fazia sobre os enfermos”. Enquanto ele estava sentado com eles em uma montanha perto da época da Páscoa, Jesus perguntou a Filipe: “Onde compraremos pão, para que estes comam?” Nosso onisciente Salvador não estava em um ponto de confusão ou desespero, sem saber como a provisão seria feita para esta grande massa de pessoas. Ele estava testando seu discípulo devotado. A questão colocada não é diferente das indagações de nosso mundo sobre provisão durante tempos aparentemente destituídos. Filipe, em raciocínio mundano, concluiu: “duzentos centavos de pão não são suficientes para eles, para que cada um deles pegue um pouco”. André então chamou a atenção de um menino, “que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos”, mas raciocinou “mas o que são eles entre tantos?”

As respostas de ambos os discípulos refletem como o homem contempla prover as massas. Considerou-se o custo e a necessidade de racionamento. Andrew considerou o princípio mundano de “outras fontes de financiamento” quando viu o menino com os cinco pães presentes, mas imediatamente descartou a ideia por causa da insuficiência também. O versículo seis, no entanto, contém a grande verdade de nosso Salvador. Depois de fazer a pergunta: “onde vamos conseguir o pão para alimentar todas essas pessoas?”, João escreveu, “e isso ele disse para prová-lo: porque ele mesmo sabia o que faria”. De fato, nosso Senhor sabe o que está fazendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *