4 razões pelas quais não podemos fingir nosso estado espiritual ou salvação

Quando as provações vêm à vida e a presença da fé é posta à prova, nosso ardil começa a desmoronar. Nossa espiritualidade, seja enganosamente liderada pela confiança mundana ou validada pelo poder e presença do Espírito Santo , não pode ser falsificado.

1. Existem nascimentos diferentes/contrastantes

O crente nasce quando um pecador coloca plena fé e confiança em Jesus Cristo como Senhor e Salvador pela convicção do Espírito Santo. Essa mudança não se baseia em lágrimas falsas ou emoção artificial. Esta é uma metamorfose real de mudança sobrenatural na revisão da alma realizada pelo Espírito Santo.

“Portanto, se alguém está em Cristo, a nova criação é feita: o velho se foi, o novo está aqui!” ( 2 Coríntios 5:17 ). O domínio do pecado e a escravidão da corrupção são liberados. O julgamento do pecado é perdoado. Assim como nosso Salvador derrotou a morte, o inferno e a sepultura quando Ele ressuscitou e ascendeu ao trono ao lado de nosso Pai Celestial, nós nos unimos a Ele e nos libertamos da escravidão do pecado. O pecador, por outro lado, teve apenas um nascimento. Jesus em João 3:6 declarou: “A carne dá à luz a carne, mas o Espírito dá à luz o espírito”.

Desde a nossa entrada no mundo, a natureza pecaminosa de Adão é transmitida. O mundo cultiva e molda os sistemas de crença do pecador. Esses nascimentos não podem ser simulados ou recriados artificialmente, pois o homem perdido nasceu do mundo, evidenciado por sua ordem de falar e andar cegamente pelo curso da vida. Ele está cego em assuntos do espírito ( João 9:39-41 ). Em 1 João 5:4 , o apóstolo escreveu que nós que “nascemos de Deus vencemos o mundo. Esta é a vitória que venceu o mundo, até mesmo a nossa fé.”

O crente mudou para sempre e vive de acordo com a justiça transmitida por Jesus Cristo. Este novo nascimento nos separa do mundo. Consequentemente, o santo salvo deseja a santidade em obediência aos mandamentos e diretrizes do Pai Celestial por meio do Espírito Santo. A semente do crente de onde o nascimento foi “concebido” era incorruptível “pela Palavra de Deus, que vive e permanece para sempre”. Não há como confundir a natureza corruptível e as visões de mundo do homem perdido.  

2. Existem frutas diferentes/contrastantes

Os frutos do pecador são facilmente identificados, pois são regularmente celebrados pelo mundo. O homem perdido é dominado e incapaz de vencer o poder e a influência da carne. Em vez de frutos, Paulo descreve o resultado da carne como sendo “obras” como são dos trabalhos da carne. 

Ele os identificou como “adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, contendas, sedições, heresias, invejas, homicídios, bebedeiras e orgias” em Gálatas 5:19-21 . O crente, por outro lado, é habitado com a presença impactante e purificadora do Espírito Santo. Essa limpeza inclui lavrar o solo do coração, permitindo que o entrincheiramento da semente crie uma raiz saudável. Assim, “o fruto do Espírito é amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão [e] temperança” ( Gálatas 5:22 , 23).

Essas manifestações não podem ser replicadas ou falsificadas, pois serão descobertas durante as circunstâncias da vida e as provações do mundo. Os perdidos não têm consolo ou compreensão em tempos de morte, doença ou tribulação pessoal. Os obstáculos inevitáveis ​​desta vida só podem ser superados através dos confortos do trabalho administrativo do Espírito Santo. Além disso, não há como fingir os frutos de nossa servidão ou relacionamento. 

Em Romanos 6:16 , Paulo escreveu: “Vocês não sabem que, quando se oferecem a alguém como escravos obedientes, são escravos daquele a quem obedecem, quer sejam escravos do pecado, que leva à morte, quer à obediência? , que conduz à justiça?” Uma pessoa do mundo está perdida e inconfundivelmente um servo do príncipe dele.

3. Contrastando medos e preocupações

Nossos medos não podem ser falsificados sem sua manifestação inevitável quando confrontados com certas circunstâncias da vida, como dificuldades financeiras ou problemas de saúde. Os fiéis reivindicam e mantêm as promessas e provisões de nosso Pai Celestial ( 2 Pedro 1:4). Os perdidos, no entanto, não têm tal refúgio e dependem do sustento mundano. Os fardos do crente são lançados sobre o trono de Deus através do acesso proporcionado por um relacionamento com Jesus Cristo. Em contraste, os fardos dos perdidos são lançados sobre o governo e a sociedade em geral. 

Os medos dos fiéis contrastam profundamente com os do homem ou da mulher perdidos. As preocupações do crente são internas e externas, mas o assunto é o mesmo – a condição espiritual da família, amigos, vizinhos e nosso mundo em geral. Assim, estes são os fardos que o cristão deve carregar ( Gálatas 6:2 ).

O homem ou mulher perdido não tem medos externos visíveis. A farsa da felicidade mundana impede qualquer manifestação visível de descontentamento. Internamente, no entanto, o homem perdido percebe plenamente um vazio ou algo que falta, pois a alegria sustentável nunca foi alcançada na vida. Ele ou ela obteve diplomas, promoções, bons carros e uma vida externa confortável. 

Espiritualmente, ele ou ela está sobrecarregado pela convicção do Espírito Santo ou endurecido a tal ponto e não tem mais o que antes era um puxão confortável. Confortável porque havia pelo menos a presença e um anseio do Espírito Santo. Havia pelo menos a possibilidade de que um dia ocorresse uma submissão espiritual.

4. Existem Julgamentos Diferentes/Contrastantes

O julgamento espiritual não segue o roteiro em nossos tribunais judiciais ou sua representação em reality shows. Muitos dos aspectos, incluindo fatos e imparcialidade, podem ser manipulados ou fabricados. O julgamento final, no entanto, será proferido por um Deus todo-justo, todo-santo, soberano e justo.

Não serão aceitas desculpas ou justificativas neste dia de acerto de contas. As artimanhas de um terno de três peças, rosto recém-barbeado e advogado legal de alto preço não terão consequências para os culpados. A única regra de evidência será fornecida pelo Livro da Vida do Cordeiro.

No mundo jurídico, uma parte pode apresentar uma moção para uma decisão declaratória. A parte solicita que o tribunal faça uma sentença para declarar os direitos das partes antes que quaisquer direitos sejam violados. No reino espiritual, aqueles que estão sendo enganados pela justiça mundana, salvação religiosa e santidade de membros da igreja estariam bem servidos se uma declaração fosse feita para despertar seu estado espiritual atual se o julgamento ocorresse. 

Felizmente, por meio da Palavra de Deus e do poder do Espírito Santo, temos acesso a uma salvação “sabe que sim”. Temos certeza de nosso selamento e enchimento do Espírito Santo. Temos clareza de nossa justiça através de Jesus Cristo. É-nos prometido o perdão dos nossos pecados por causa do sacrifício substitutivo pago pelo preço dos nossos pecados. Mais importante,

Em contraste, o pecador não pode fingir sua saída da ira do julgamento vindouro sem um apego e um novo nascimento por Jesus Cristo. 

Nosso Pai Celestial não é apenas justo em Sua justiça, mas também é justo em Seu julgamento. O conflito hipotético contemplado por um julgamento declaratório um dia se concretizará de fato para o pecador perdido. O conflito é entre a justiça e o mal e não pode ser mascarado.

Em Apocalipse 20:11-15 , podemos ver as imagens vívidas de dois julgamentos: o julgamento do grande trono branco e do livro da vida. João escreveu sobre o tormento no lago de fogo para “o nome de alguém que não foi encontrado escrito no livro da vida”. Em 2 Coríntios 5:10 , Paulo escreveu sobre o tribunal de Cristo, diante do qual todos devemos comparecer. Este julgamento é para “cada um receba o que for devido pelo que tiver feito por meio do corpo, seja bom ou mau”. 

Não haverá refutações justificáveis ​​a esses julgamentos ou desculpas que eram aceitáveis ​​aqui na terra. Como tal, Mateus 7:22avisado, “muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expulsamos demônios e fizemos milagres”. Essas manipulações disfarçadas de religiosidade são recebidas com a declaração:

“Nunca vos conheci: afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Não há erro ou apelação do julgamento proferido por nosso Deus todo-justo. Assim, a condenação eterna não poderá ser falsificada ou suspensa. Para o crente, as grandes riquezas não poderão ser subestimadas ou exageradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *