5 bons hábitos para adotar na segunda metade do ano

Quando a segunda metade do ano chegar, pode ser hora de tirar o pó de algumas daquelas resoluções que você desejou em janeiro. O tempo não acabou. Ainda há tempo para fazer algo sobre eles. É sempre bom aproveitar ao máximo cada oportunidade, agir com propósito e entender o que o Senhor quer que você faça (Efésios 5:16-17).

Depois de tirar o pó de uma resolução, ore a respeito. Pergunte a Deus se Ele ainda quer que você o persiga. Se você sentir que sim, peça a Ele para ajudá-lo a renovar essa resolução. Peça a Ele forças para dar os passos necessários para cumprir esse objetivo. Quando seu objetivo estiver alinhado com a vontade de Deus, Ele o ajudará a alcançá-lo. E se a meta não estiver de acordo com a vontade Dele, Ele o ajudará a transformá-la em uma meta melhor. Deus ama a fé e a sinceridade. Clame a Ele em voz alta. Clame a Ele de joelhos. Ele sempre responderá de uma forma ou de outra para o seu bem e para a glória Dele.

Aqui estão cinco hábitos que Deus sempre ajudará você a realizar.

1 – Leitura da Bíblia

Deus sempre o ajudará a ler mais de Sua palavra. Mesmo um capítulo por dia aumentará sua esperança e alegria. Às vezes, até mesmo uma linha de escritura pode perfurar seu coração e ensinar-lhe algo. Comece cada sessão de leitura da Bíblia com uma oração como esta: Ensina-me alguns dos teus pensamentos, Senhor. Mostre-me seus caminhos. Desejo saber mais sobre Ti, Senhor.

Desvia meus olhos das coisas sem valor e dá-me vida por meio da tua palavra. – Salmo 119:37

2 – Consistência

Peça ao Senhor para ajudá-lo a ser consistente nos passos que você sabe que deve dar para uma vida melhor. A consistência em bons hábitos pode lhe dar energia para cumprir a vontade de Deus para sua vida. A prática de bons hábitos o mais regularmente possível o levará do ponto A ao ponto B antes que você perceba. Você pode pedir ajuda a Deus para ler Sua palavra diariamente. Você pode pedir ajuda a Ele para se alimentar de forma saudável na maior parte do tempo. Às vezes é útil acordar no mesmo horário todos os dias para que você tenha bastante tempo para ler a Bíblia, orar e estar pronto para o dia.

Quando você lê sua Bíblia regularmente, você ganha o desejo de deixar sua vida refletir os princípios que você aprende. Ações consistentes com crenças são uma coisa linda. A obediência é uma virtude eterna a ser perseguida. Escolha ser fiel e ore para que Deus o ajude ao longo do caminho.

Faze-me caminhar pelo caminho dos teus mandamentos, pois é lá que se encontra a minha felicidade. – Salmo 119:35

3 – Caminhadas de Oração

A caminhada de oração é uma ótima maneira de combinar adoração, oração e exercício em uma atividade gloriosa. Quando você está caminhando ao ar livre, a natureza está ao seu redor. Isso leva à adoração daquele que criou toda essa beleza. O ato de caminhar alonga e fortalece todo o corpo em um dos melhores exercícios que você pode fazer. Ao caminhar, você pode meditar na bondade de Deus. Você pode orar por qualquer preocupação que esteja obscurecendo sua mente. Você pode orar pelas pessoas que vê. Ore pelas pessoas que moram nas casas pelas quais você passa. Quer você conheça as pessoas ou não, você pode orar para que sua família conheça melhor a Deus. Deus pode levá-lo a falar com eles em algum momento no futuro. Um coração aberto pode ser usado poderosamente por Deus.

Nunca pare de orar. Seja grato em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês que pertencem a Cristo Jesus. – 1 Tessalonicenses 5:17-18

4 – Lento para falar

Outro bom hábito a praticar é ser lento para falar. Tiago 1:19 nos diz que devemos ser prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar. E Lucas 6:36 fala de ser compassivo assim como seu Pai no céu é compassivo.

Não seja rápido em vocalizar sua própria opinião. Há um lugar para isso mais tarde, mas o primeiro passo ao conversar com outra pessoa é ouvir com o coração e também com a mente. Faça-lhes perguntas para chegar ao cerne do que eles estão dizendo. A raiz da maioria das opiniões pode ser entendida por todos, mesmo que as palavras iniciais possam ser desconcertantes e parecer muito distantes de sua própria opinião. Depois de ouvir completamente o que eles estão dizendo, ore para que eles ouçam o seu lado também. Vocês podem chegar a um entendimento pacífico um do outro e ser capazes de trabalhar juntos.

Uma resposta gentil desvia a raiva, mas palavras duras fazem os ânimos esquentarem. – Provérbios 15:1

5 – Confiar mesmo quando você não entende

Em um mundo decaído, há muitos porquês. Por que Deus permitiu que isso acontecesse? Por que essa pessoa fez mal a mim? Por que as pessoas fazem coisas más? Por que Deus permite essas coisas más? Por que as perguntas são uma parte infeliz da vida porque somos tão pequenos no escopo da eternidade. Vemos apenas em parte. Mesmo os discípulos que caminharam com Jesus por três anos nesta mesma terra não entenderam tudo o que aconteceu. Eles tiveram perguntas e dúvidas às vezes, especialmente quando viram seu rabino ser açoitado e morto. Mas depois da ressurreição, o Espírito lhes deu clareza para entender mais e depois compartilhar com o resto do mundo.

Nossos olhos nem sempre podem ver. Nossos ouvidos nem sempre podem ouvir. E nossas mentes não podem nem imaginar todas as coisas que Deus preparou e está preparando para aqueles que O amam. Mas o Espírito pode nos dar vislumbres dos segredos profundos de Deus. Com o tempo, Deus nos mostrará mais e mais. Seus pensamentos são muito mais elevados do que os nossos pensamentos. Você pode confiar que Ele fará coisas para o seu bem, mesmo quando sentir que está no escuro.

Confie no Senhor de todo o seu coração;
não dependa de seu próprio entendimento.
Busque a vontade dele em tudo o que fizer,
e ele lhe mostrará qual caminho seguir. – Provérbios 3:5-6

Esses cinco hábitos o ajudarão a amar mais a Deus e, portanto, você se sentirá mais próximo Dele. Então você poderá ver com mais clareza a vontade Dele para sua vida.

Você consegue pensar em mais bons hábitos que gostaria de implementar em sua vida? Ainda dá tempo, mesmo no resto do ano. Tudo o que é preciso é um coração disposto e aberto para a mudança e pés ativos para aproximá-lo de seu objetivo, passo a passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *