O julgamento de Deus no Antigo Testamento

Toda a Bíblia é um grande enredo. Muitas vezes, porém, nos encontramos separando o Antigo do Novo Testamento, como se fossem duas histórias totalmente diferentes. A separação dos dois subsequentemente fez com que duas visões de Deus surgissem em nossas mentes: “o Deus do julgamento” (Antigo Testamento) e “o Deus do amor” (Novo Testamento).

A Bíblia é de fato uma grande história unificada e, portanto, não conhece divisões. Alec Motyer explica isso bem em seu livro The Christian’s Pocket Guide to Loveing ​​the Old Testament: Profecias feitas nos livros do Antigo Testamento apontam para profecias cumpridas nos livros do Novo Testamento; as referências à Trindade no Antigo são explicadas no Novo; e certos termos bíblicos usados ​​antes de Cristo foram cumpridos em seu significado quando o Filho de Deus andou na terra.

Da mesma forma, o caráter e a pessoa de Deus revelados no Antigo Testamento não podem ser separados do Deus do Novo. Isso significa que seu julgamento sobre as nações no Antigo Testamento tem algo significativo a nos dizer sobre o grande enredo da Bíblia, significando que não pode ser separado do restante da Palavra de Deus.

Então, o que fazemos com o julgamento de Deus no Antigo Testamento?

O julgamento de Deus pode ser difícil para nós entendermos, e tudo bem.

Pois, assim como os céus são mais altos do que a terra, meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e meus pensamentos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:9)

A primeira coisa importante a notar é que o próprio entendimento de Deus é maior do que o nosso, assim como seus caminhos e obras. Portanto, embora possamos estudar a Bíblia e pesquisar suas profundezas em um esforço para conhecer seu grande enredo, nem sempre estaremos a par dos mínimos detalhes das ações de Deus, nem de suas razões por trás dessas ações.

Apesar de nossa compreensão limitada, no entanto, podemos fazer algumas observações gerais sobre o julgamento de Deus, conforme visto em muitos livros do Antigo Testamento:

O julgamento de Deus é sempre inseparável de seu amor, misericórdia e graça.

E acabarei com Moabe, diz o Senhor, aquele que oferece sacrifícios nos altos e faz oferendas ao seu deus. Por isso meu coração geme como uma flauta por Moabe, e meu coração geme como uma flauta pelos homens de Quir-Haresete. Portanto, as riquezas que eles ganharam pereceram. (Jeremias 48:35-36)

O amor e o julgamento de Deus andam juntos. Em outras palavras, nosso Deus não é nem cheio de ira nem cheio de amor, mas ele é ambos simultaneamente. Lutamos para entender isso por causa dos limites de nossa compreensão humana, mas isso não significa que ele não seja assim. Como DA Carson escreve:

Não há nada intrinsecamente impossível sobre a ira e o amor serem direcionados às mesmas pessoas ao mesmo tempo. Deus em suas perfeições deve estar irado contra seus rebeldes portadores de imagem, pois eles o ofenderam; Deus em suas perfeições deve ser amoroso com seus rebeldes portadores de imagem, pois ele é esse tipo de Deus. ( A Difícil Doutrina do Amor de Deus, 69)

Vemos o amor e o julgamento de Deus juntos perfeitamente na cruz. Jesus Cristo, o amado Filho de Deus, absorve a justa ira de Deus. A cruz é a prova de que o que parece ser um julgamento sem saída, na verdade é o propósito amoroso de Deus sendo magnificado para sempre. Da mesma forma, no Antigo Testamento, o julgamento de Deus sobre as nações aponta para a salvação final de seu povo escolhido, cujo clímax é Jesus Cristo.

O julgamento de Deus nos instrui sobre o caráter e a pessoa de Deus.

Pois no terceiro dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai à vista de todo o povo. E estabelecerás limites para as pessoas ao redor, dizendo: “Cuidado para não subir à montanha ou tocar sua borda. Quem tocar a montanha será morto”. (Êxodo 19:11-12)

Esta passagem de Êxodo revela que Deus é santo. Não é a montanha que matará o povo, mas a visão da santidade de Deus. O julgamento de Deus nos ensina sobre sua perfeição; ele é tão santo que nenhum pecador pode ficar em sua presença. Também nos ensina sobre sua generosidade e misericórdia. Pois somente um Deus misericordioso forneceria uma maneira de perdoar para redimir seu povo escolhido.

O julgamento de Deus nos instrui sobre nosso próprio caráter e pessoa.

Você se sentiu seguro em sua maldade, você disse: “Ninguém me vê”; sua sabedoria e seu conhecimento o desviaram, e você disse em seu coração: “Eu sou, e não há ninguém além de mim”. Mas o mal virá sobre você, que você não saberá como encantar; desastre cairá sobre você, pelo qual você não poderá expiar; e a ruína cairá sobre você de repente, da qual você nada sabe. (Isaías 47:10-11)

Deus está falando com seus inimigos, os babilônios, na passagem acima. Deus é santo, sábio e perfeito, mas seus inimigos são perversos, rebeldes e orgulhosos. Todos nós já fomos inimigos de Deus, e alguns lendo isso ainda podem ser (Romanos 5:10). Dissemos anteriormente que nenhum pecador pode estar diante de um Deus santo porque sua justiça e perfeição revelam nossas próprias iniquidades e maldades. Assim, o julgamento de Deus nos informa sobre nossa própria natureza pecaminosa sem Cristo.

O julgamento de Deus ilumina nossa necessidade de um Grande Sumo Sacerdote.

Então traze contigo Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me servirem como sacerdotes… Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando ele vai ao Lugar Santo, para trazê-los à lembrança regular perante o Senhor… Assim Arão levará o julgamento do povo de Israel em seu coração perante o Senhor regularmente. (Êxodo 28:1,29-30)

Antes de Cristo, os sacerdotes do tabernáculo suportariam o julgamento do povo de Deus. Mas em Cristo, pela fé, um pecador outrora rebelde é coberto pelo sangue derramado do Cordeiro e vestido com sua justiça. Cristo é o nosso Grande Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14). As histórias de julgamento do Antigo Testamento apontam para nossa necessidade desesperada de que Deus providencie um substituto para os pecadores, alguém para suportar seu julgamento e expiar seus pecados, o que ele graciosamente fez na pessoa e na obra de seu próprio Filho, Jesus.

O julgamento de Deus prenuncia o que virá no Último Dia.

Em pouco tempo, os ímpios não existirão mais; embora você olhe cuidadosamente para o lugar dele, ele não estará lá. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão em paz abundante. O ímpio trama contra o justo e range os dentes contra ele, mas o Senhor ri do ímpio, pois vê que seu dia está chegando. (Salmo 37:10-13)

Muitos relatos do Antigo Testamento sobre o julgamento de Deus envolvem eventos históricos: o exílio na Babilônia, por exemplo. Mas eles também apontam para uma realidade futura maior, quando Deus julgará cada pessoa por meio do Leão de Judá, Jesus Cristo. Mateus 24:30 diz:

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e então todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.

Jesus voltará para julgar a humanidade, quando todo joelho se dobrará e toda língua confessará que ele, de fato, é o Senhor. Assim, as Escrituras nos instrui a estarmos prontos para aquele dia (1 Pedro 4:7), sóbrios e vigilantes, colocando nossa fé e esperança em Jesus Cristo, que assumiu o julgamento de Deus para que nunca tivéssemos que fazê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *