Como o Evangelho Redime Nosso Passado

Quer tenhamos nos tornado cristãos em tenra idade, quer tenhamos seguido caminhos errados antes de entregarmos nossas vidas a Cristo, todos nós temos um passado. Embora cada uma de nossas bênçãos e lutas sejam únicas, cada pessoa carrega uma bagagem em algum grau: uma oportunidade perdida, uma decisão errada com consequências devastadoras, vitimização de uma forma ou de outra, ou os muitos horrores que resultam de nosso próprio pecado ou do pecado de outra pessoa.

Este é um assunto com o qual as pessoas passam inúmeras horas em aconselhamento tentando lidar, muitas vezes encontrando pouca ou nenhuma ajuda. Por que é que? Porque muitas vezes tentamos romper as paredes do nosso coração com a sabedoria do homem, em vez de trazer tudo primeiro ao nosso Salvador, percebendo que o pecado está na raiz de tudo. A sabedoria do homem diz que podemos encontrar a cura se olharmos para dentro. No entanto, embora possamos ter a capacidade de mudar nosso comportamento externo, não temos o poder de entender e mudar totalmente as profundezas de nossos próprios corações.

Procurei aconselhamento cristão por um tempo e, embora o considerasse um recurso útil, nenhuma mudança real ocorreu em mim até que o Espírito Santo rompeu a teimosia e a dureza em meu coração, levando-me a um humilde desespero diante dele. Acredito que o aconselhamento centrado no evangelho pode ter grande valor, mas devemos primeiro olhar para cima, para Aquele com o poder de mudar nossos corações.

E darei a vocês um novo coração e um novo espírito porei dentro de vocês, e farei com que andem nos meus estatutos e tenham cuidado de obedecer às minhas regras. (Ezequiel 36:26-27)

Independentemente de seu passado, tenha sido uma jornada tranquila ou dolorosa, há uma verdade que fala à vida de cada um: o evangelho de Jesus Cristo.

O Evangelho Fala do Nosso Passado

Deus criou os céus, a terra e tudo o que há nela. Nascemos em pecado, o que significa que não apenas pecamos externamente, mas nossa natureza e todo o “ser” nasceram em rebelião contra Deus. É por isso que nunca podemos ser bons o suficiente para merecer o favor de Deus. Mas em seu perfeito amor e misericórdia, Jesus veio à terra para viver uma vida sem pecado e receber toda a ira de Deus que merecemos, sacrificando-se em nosso lugar. Então ele ressuscitou para derrotar o poder do pecado. Se cremos que Jesus Cristo é nosso Salvador, confessamos que somos pecadores que precisam de seu perdão e entregamos nossas vidas completamente ao seu senhorio, então somos perdoados, redimidos e temos a certeza da eternidade no céu.

Para aqueles que receberam o evangelho, estamos completamente perdoados e temos uma nova natureza em Jesus Cristo. O que então fazemos do nosso passado? Isso não deveria mais nos afetar, já que somos uma nova criação? 2 Coríntios 5:17 afirma:

Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é. O velho faleceu; eis que chegou o novo.

Embora o pecado do nosso passado tenha sido purificado em nossa posição diante de Deus, muitas vezes ainda temos que lidar com as consequências de alguns desses pecados cometidos enquanto estávamos na carne. Embora saibamos que fomos perdoados, as lembranças de nosso passado ainda podem nos tentar a pensar o contrário. Pode ser uma luta permitir que a verdade de que somos redimidos, perdoados e vistos como justos penetre nas memórias vergonhosas ou hipócritas armazenadas nos lugares secretos de nossos corações. Mas na grande misericórdia de Deus, ele não nos deixa lá. Embora vivamos sempre com as memórias do nosso passado, não precisamos viver escravizados a ele.

Admito que, embora esteja confiante em minha salvação, às vezes ainda sofro por causa de algumas das escolhas que fiz, das cicatrizes que recebi e das lembranças dolorosas que não consigo apagar. Por muitos anos depois de vir a Cristo, tentei bloqueá-los como se nunca tivessem acontecido. Mas o que descobri é que quanto mais tentava reprimir meus sentimentos de vergonha e mágoa, mais amargura e autoproteção cresciam em meu coração. Mas louvado seja Deus por sua fidelidade, paciência e graça para arar suavemente o terreno baldio dentro de mim, a fim de “multiplicar sua semente para semear e aumentar a colheita de sua justiça” (2 Coríntios 9:10).

Quatro maneiras pelas quais o evangelho fala sobre nosso passado

Aqui estão quatro maneiras pelas quais acredito que o evangelho fala em nosso passado.

1. Quando somos tentados a sentir vergonha ou embaraço por nosso passado, devemos nos lembrar de que Cristo veio para salvar os pecadores . Por que então ficamos surpresos e envergonhados, escondendo o fato de que vivemos uma vida de pecado antes de ver nossa necessidade de um Salvador?

Uma vez salvos, podemos olhar para o nosso passado com vergonha e embaraço pelas escolhas que fizemos. Não é errado sentir tristeza pelas maneiras como entristecemos o Senhor antes de sermos cristãos, mas por que esperaríamos que tivéssemos feito outra coisa senão seguir o caminho do pecado antes de termos o poder de Cristo em nós para ver nosso pecado e derrota? isto?

Nenhum é justo, não, nenhum; ninguém entende; ninguém busca a Deus. Todos se desviaram; juntos, eles se tornaram inúteis; ninguém faz o bem, nem um sequer. A garganta deles é um túmulo aberto; eles usam suas línguas para enganar. O veneno das víboras está sob seus lábios. A boca deles está cheia de maldições e amargura. Seus pés são rápidos para derramar sangue; em seus caminhos há ruína e miséria, e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. (Romanos 3:11-18)

Embora não seja benéfico viver no passado como se não tivéssemos esperança, é benéfico refletir sobre ele às vezes com o propósito de mostrar o poder salvador de Cristo, protegendo-nos do orgulho e levando-nos a nos ajoelhar em ação de graças e dependência.

Sempre que nos pegarmos no caminho da vergonha e do arrependimento, porém, devemos pregar o evangelho a nós mesmos e ser lembrados de que, embora as memórias de nosso passado não nos definam mais, elas podem nos levar de volta à graça e ao dom imerecido de salvação por meio de Jesus Cristo.

2. Aqueles que são tentados a olhar para trás com orgulho pelas boas escolhas que fizeram estão na ladeira escorregadia da justiça própria. O evangelho nos lembra que toda boa escolha que fazemos é somente pela graça de Deus, levando-nos à cruz em gratidão pelo que o Senhor nos poupou. 

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs como propiciação no seu sangue, a ser recebido pela fé. (Romanos 3:23-25)

Menos pecado exterior não nos torna menos pecadores por natureza. Tendemos a querer colocar tudo em uma escala de classificação e julgar o estado de algo por comparação. Mas o evangelho quebra esse modo de pensar e diz tanto ao rebelde externo quanto ao hipócrita que somos igualmente merecedores da ira de Deus e igualmente recebemos o dom gratuito da salvação. Louvado seja Deus por isso!

É importante estarmos atentos a duas armadilhas comuns do inimigo. Ele muitas vezes usa a vergonha na vida de um crente para impedi-lo de experimentar a plena liberdade do evangelho. Da mesma forma, ele pode usar um falso senso de retidão em uma pessoa para impedi-la de ver sua necessidade do evangelho. A tentação é acreditar que você é um pecador, mas nunca realmente compreender a profundidade do seu pecado, impedindo-o da verdadeira dependência de Cristo.

Seja qual for o nosso espectro – um passado quebrado e vergonhoso ou um em que seguimos a linha reta – todos precisamos de um Salvador. Em vez de olhar para o passado de outra pessoa e julgar suas escolhas como se fôssemos superiores ou inferiores, vamos humildemente permitir que Deus use nossas jornadas únicas para ampliar a verdade do evangelho uns para os outros e para aqueles que ainda precisam desesperadamente de ajuda. um Salvador.

3. Nada do que fizemos, nada do que nos foi feito está fora do controle soberano de Deus. Portanto, podemos ter confiança de que o poder salvador de Cristo é forte o suficiente para cobrir qualquer sujeira, vergonha, cicatriz, dor ou fraqueza que levamos ao pé da cruz. 

A perfeita soberania de Deus sobre nossas vidas é tão magnífica e sábia que é impossível para nós entendermos completamente. Mas ele nos assegurou em toda a sua Palavra que nada está fora de seu controle e vontade perfeita.

Não são dois pardais vendidos por um tostão? E nenhum deles cairá no chão sem o seu Pai. Mas até os cabelos de sua cabeça estão todos contados. Não tema, portanto; vocês valem mais do que muitos pardais. (Mateus 10:29-30)

Irmãos e irmãs em Cristo, não digo essas coisas levianamente. Você pode estar pensando: “Você não tem ideia do que eu passei!” Embora você possa estar certo, acredito que nada vive fora da verdade do evangelho. De alguma forma, cada dor, mágoa e pecado terrível em nossas vidas estão sob o controle soberano do Senhor, uma parte da história que ele está escrevendo em cada uma de nossas vidas para nos tornar mais à imagem de Cristo e exibir sua glória.

4. Um dia, aqueles de nós que estão em Cristo Jesus serão libertos da luta da vergonha ou da autojustiça sobre nosso passado. O evangelho nos garante uma eternidade não apenas livre do pecado, mas também de seus efeitos.

Não perca a esperança se você se sentir cansado da batalha dentro de você. Embora Cristo possa nos libertar da escravidão de nosso passado, o pecado ainda nos tenta a esquecer como o evangelho fala sobre ele. Mas um dia, seremos capazes de ver nosso passado através dos olhos de Cristo e nos livrar da mágoa e do orgulho que isso pode causar.

Ele engolirá a morte para sempre; e o Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos, e o opróbrio do Seu povo tirará de toda a terra, porque o Senhor o disse. (Isaías 25:8)

Você está tentado a se esconder do seu passado, vivendo em uma vergonha silenciosa? A sua confiança está em você mesmo? Seja qual for o tipo de passado de onde você veio, se você foi coberto pelo sangue de Jesus, isso faz parte de uma história redentora única que está sendo tecida em cada uma de nossas vidas. Que privilégio temos de fazer parte de algo muito maior do que nós mesmos! Que privilégio saber que Deus usará cada momento do nosso passado, presente e futuro para o nosso bem e para a glória dele.

Louvado seja Deus porque o evangelho redime o que antes estava perdido e sem esperança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *