Como Perseverar em Oração Quando Está Estressado

Você já teve um daqueles dias em que simplesmente não consegue se livrar da ansiedade? Não importa o que você faça, você não consegue parar de pensar no que está te incomodando.

Você tenta orar, mas as únicas palavras que saem são gritos de socorro curtos e cheios de ansiedade. Logo após essas orações curtas, você volta a se preocupar.

Eu estive lá. Verdade seja dita, este artigo nasceu de uma sessão de oração cheia de ansiedade. Aquela sessão de oração me lembrou de uma verdade muito importante:

Orar não é se preocupar de joelhos.

Se nosso nível de ansiedade permanece o mesmo depois de orarmos, algo está errado. A oração envolve confiança. A oração envolve “lançar sobre ele toda a vossa ansiedade” (1 Pedro 5:7), não nos agarrarmos ao que nos preocupa com mão de ferro.

Às vezes parece que, embora você queira pegar seus fardos e lançá-los sobre o Senhor, suas mãos os seguram com tanta força que você não consegue soltá-los. É como se alguém colasse uma preocupação em suas mãos, e ela grudasse tão bem que nem um pé de cabra conseguiria retirá-la.

Os pensamentos a seguir provaram ser úteis em minha luta contra a preocupação e as orações carregadas de preocupação, e espero que eles dêem a você a mesma esperança no Salvador que eles me dão.

Não desista da oração.

É tentador disparar uma rápida oração de três segundos ao Senhor e pensar: “Isso deve funcionar”, em vez de trabalhar em oração até entrar no descanso de Deus. Ore com fé para que Deus o ouça e continue orando para que ele o ajude a não se preocupar. Ele pode levá-lo instantaneamente do desespero à alegria – não desista!

Tire os olhos de si mesmo.

Quando tiramos os olhos de nós mesmos e os colocamos em Deus e nos outros, podemos escapar da armadilha da preocupação na oração porque não somos mais nossa única preocupação em oração. Há um grande mundo cheio de muitos problemas. Coloque sua esperança em Deus e não em uma situação perfeita para si mesmo. Faça isso e suas forças serão renovadas para continuar em oração (ver Isaías 40:31). Um foco interno é suficiente para deixar qualquer um louco!

Confie nas promessas de Deus.

Em vez de se apegar ao que o preocupa, agarre-se firmemente às poderosas promessas de Deus nas Escrituras, especialmente aquelas que tratam de sua situação específica. Sua mente não tem espaço para pensar tanto no bem quanto no mal – então fixe seus olhos nas poderosas promessas de Deus e lembre-se de como ele nunca falhou com você no passado. Ore suas promessas de volta para ele e regozije-se no Deus das promessas.

Pergunte a si mesmo: “Qual é a pior coisa que poderia acontecer?”

Às vezes, a ansiedade é absolutamente irracional . Essa pergunta muitas vezes me lembra que minha situação não é tão ruim, afinal. Às vezes, a resposta a essa pergunta é algo realmente ruim, mas, na maioria das vezes, isso me mostra como eu exagero em coisas pequenas (e muitas vezes coisas realmente boas!) Fora de proporção e me preocupo sem motivo. E assim que tiver uma imagem melhor da realidade, posso fazer o que o próximo passo diz.

Agradeça.

Esta é uma das prescrições bíblicas para a ansiedade, juntamente com a oração e a súplica (Filipenses 4:6-7). Quando agradecemos, lembramos das coisas boas que Deus nos deu, e a gratidão inunda nossos corações. Isso acabará com qualquer descontentamento em nossa situação, concentrando-se no positivo em vez do que você prefere mudar (que sempre existirá de alguma forma). É a vontade de Deus que lhe demos graças em todas as circunstâncias (1 Tessalonicenses 5:18).

Alegre-se no Senhor.

Antes de Paulo dizer aos filipenses para não ficarem ansiosos, ele diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; Digo de novo: alegrem-se” (Filipenses 4:4). Em Jesus Cristo, Deus é tão bom o tempo todo que sempre  podemos nos regozijar nele – não importa as circunstâncias. Romanos 8:31 coloca de outra forma: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Se estamos em Cristo, seu sangue nos cobre e somos perdoados; o Todo-Poderoso está do nosso lado ajudando-nos a lutar nossas batalhas. Isso é algo em que sempre podemos nos alegrar.

Cante ao Senhor.

Cantar canções de adoração aplica poderosamente a verdade do “alegrai-vos no Senhor” porque conecta as promessas de Deus, um coração agradecido e um foco em Deus. Colossenses 3:16 diz que podemos ter as promessas de Deus habitando ricamente em nós cantando com corações agradecidos:

Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros com toda a sabedoria, cantando salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão a Deus no vosso coração.

E ao fixarmos nosso olhar no Cristo vivo, gradualmente descobriremos que o controle da preocupação sobre nós se afrouxou e a paz de Deus que excede todo o entendimento, dando descanso às nossas almas enquanto oramos.

Quando a preocupação vier, como inevitavelmente acontecerá, pregue a verdade para si mesmo. Jesus está lá para tirar seus fardos de você.

Ele até o ajudará a orar, intercedendo por você (Romanos 8:34). Isso ajudará a eliminar as sementes de preocupação que podem tomar conta de qualquer um de nós se as deixarmos infeccionar em nossas mentes.

Que o Senhor Jesus Cristo o ajude a se apegar a ele em oração durante os tempos de ansiedade e o console e guarde com sua paz!

Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

One Comment on “Como Perseverar em Oração Quando Está Estressado”

  1. está mensagem veio de encontro com o momento que estou vivendo . Louvado seja o Senhor por tudo. Deus abençoe vocês pelas palavras expostas nestes comentários. grandemente !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *