Você está muito focado nas falhas de outras pessoas?

Eu penso muito bem de mim mesmo. É incrível, do meu ponto de vista elevado, o quão inteligente, espirituosa e graciosa eu sou, como eu sou uma pessoa agradável de se ter por perto. E santo. É claro que Deus me quer em seu reino – por que não?

A arrogância deve ser uma das minhas qualidades mais repugnantes.

De pensar bem de mim mesmo, é apenas um pequeno salto para pensar e falar humildemente dos outros. Claro que eu peco ocasionalmente, mas onde todas essas outras pessoas conseguem ser tão egoístas, preguiçosas e imaturas? Que chatice. Caso não esteja claro, esse pensamento não é a admoestação útil que orienta alguém a um caminho mais excelente. É a zombaria, a fofoca, a sobrancelha levantada em silêncio que diz: “Obrigado, Deus, por não ser como aquele pecador”. Os comentários que mal estão no caminho da calúnia e do ódio.

Eu entro nesses padrões de pensamento e fala muito mais do que gostaria de admitir ou mesmo perceber, mas Deus recentemente me mostrou que esse comportamento fala muito sobre a posição do meu coração em relação a ele. Esse padrão de pecado revela meu desprezo por sua obra e minha compreensão insuficiente do evangelho.

Quando eu zombo do comportamento de outra pessoa, estou usando os dons e o sacrifício de Deus para caluniar sua criação.

Em seu duro ensinamento sobre o uso de nossas palavras, Tiago chama a atenção para a ironia dos cristãos falando contra os outros:

Com [a língua] bendizemos a nosso Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos as pessoas que são feitas à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênçãos e maldições. Meus irmãos, essas coisas não deveriam ser assim. (Tiago 3:9-10)

Quem me deu boca para falar? Quem me deu o sopro de ar que inspiro e os músculos que o empurram para fora e as cordas vocais que formam meus sons? Quem criou minha mente, raciocínio e poder de avaliação? E não apenas isso, mas Cristo então não me resgatou com sua própria vida de uma eternidade de trevas?

No entanto, ouso tomar o corpo e a mente que Deus me deu e resgatou para si mesmo, usando-os para difamar outra parte de sua criação. Então, como diz Tiago, eu me viro e louvo a Deus pela mesma boca. Deus não criou e salvou minha boca e minha mente e me deu ar para respirar para que eu pudesse usá-los para amaldiçoar sua criação.

Quando me detenho nas faltas dos outros, estou me esquecendo da obra do evangelho em mim.

Do meu ponto de vista elevado e elevado, é fácil ver todas as maneiras pelas quais outras pessoas estão falhando comigo ou me prejudicaram. Posso sentar aqui e apontar os erros que todo mundo está cometendo como se fosse meu trabalho. E é claro que sou a pessoa perfeita para fazer isso, porque tenho um entendimento perfeito de como o mundo deveria funcionar. “Eu nunca faria isso …”

A única pequena falha nessa lógica é que, na verdade, sou um tremendo pecador sem nenhuma santidade inata. (Frustrado novamente.) Qualquer bondade que eu conheça, eu só conheço por causa da obra de Jesus por mim. Qualquer crescimento que eu experimento, eu só experimento porque Deus graciosamente o produz em mim. Quando critico alguém por cometer um pecado do qual acredito estar livre, estou me esquecendo da verdade óbvia de que Jesus é aquele que me deu todas as vitórias que já experimentei sobre o pecado.

Paulo adverte os coríntios sobre se exaltarem em seus supostos méritos como se fossem responsáveis ​​por gerá-los:

Pois quem te considera superior? O que você tem que você não recebeu? E se você o recebeu, por que se gaba como se não o tivesse recebido? (I Coríntios 4:7)

Aqui, Paulo faz a conexão ainda mais assustadora de que, ao me considerar superior aos outros, não estou apenas esquecendo o que recebi, mas também estou me gabando disso como se não o tivesse recebido – estou me gabando de minha própria santidade como se eu fosse pessoalmente responsável por ela. Estou me gabando da obra de Cristo como se fosse minha obra. Se não me engano, isso se enquadra na categoria de blasfêmia.

Caramba.

Quando vejo os outros pelas lentes de suas falhas, estou duvidando do poder do evangelho para eles.

Assim como eu esqueço rapidamente o quão profundo Jesus alcançou para salvar e abrandar meu coração, eu rapidamente esqueço que ele é poderoso para fazer o mesmo pelos outros. Sou rápido em agarrar evidências de pecado contra outro crente, esquecendo que Deus está trabalhando ativamente em seu coração, estendendo a eles a mesma medida de graça que ele tem para mim.

Como Amy Carmichael afirma poderosamente em seu poema “Se”, meu foco nas falhas dos outros revela minha falta de fé no amor e poder de Cristo:

Se minha atitude for de medo, não de fé, sobre alguém que me decepcionou; se eu disser: “Exatamente o que eu esperava”, se ocorrer uma queda, então não sei nada sobre o amor do Calvário.

Se eu não olhar com olhos de esperança para todos em quem há um leve começo, como nosso Senhor fez… então eu não sei nada sobre o amor do Calvário.

Se eu lançar um pecado confessado, arrependido e abandonado contra outro, e permitir que minha lembrança desse pecado colora meu pensamento e alimente minhas suspeitas, então não sei nada sobre o amor do Calvário.

Quando meus olhos se voltam para o fracasso de alguém e não para a graça de Deus, estou perdendo o quadro completo do evangelho. O escopo de seu poder salvador e refinador está muito além de qualquer crítica que eu possa fazer.

Em resposta a uma de minhas tiradas recentes, meu pai me desafiou a pensar sobre o que minhas acusações dizem sobre mim, em vez do que dizem sobre a pessoa que eu estava criticando. Eles claramente não apontam para a minha superioridade. Meus pecados de palavra e pensamento apontam para minhas próprias falhas e minha profunda necessidade de graça. Da próxima vez que eu respirar para caluniar alguém, devo primeiro agradecer a Deus pelo ar que ele providenciou para minha respiração, lembrar a salvação que ele operou em mim e pensar em seu amor pela pessoa que estou empenhada em destruir.

É muito menos eficiente do que revirar os olhos, mas com certeza me coloca no meu lugar e Deus no dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *