5 clichês que você não encontrará na Bíblia

“Clichê” é quando frases curtas ou clichês substituem a teologia real e o pensamento profundo. Acontece assim: os cristãos se acostumam a ouvir uma frase cativante que pode ter sido útil na época, mas depois a adotam acriticamente por mais tempo do que deveríamos. (E em alguns casos, nós o adotamos quando não deveríamos.)  

O que antes era um ditado útil torna-se extremamente inútil. E quando isso acontece, os clichês começam a fazer teologia por nós, em vez de deixar a Bíblia levar cativo todos os nossos pensamentos. É aí que a clichê-anidade acontece. Os clichês eliminam o “Cristo” do cristianismo. 

Então aqui estão cinco dos clichês mais irritantes que você nunca encontrará na Bíblia. Em vez disso, deveríamos substituir cada uma delas pela sabedoria bíblica. 

1. “Deus nunca lhe dá mais do que você pode suportar.” 

Esta é uma daquelas frases que as pessoas recorrem em tempos difíceis, então posso entender por que é dita. Ao tentar consolar um amigo ferido, dizemos: “Deus não lhe dará mais do que você pode suportar”. Mas isso é verdade biblicamente?  

Em 2 Coríntios 1:8-9, o apóstolo Paulo compartilha abertamente:  

Pois não queremos que vocês ignorem, irmãos, a aflição que vivemos na Ásia. Pois estávamos tão sobrecarregados além de nossas forças que desesperamos da própria vida. Na verdade, sentimos que tínhamos recebido a sentença de morte. 

Quaisquer que sejam as circunstâncias que ele enfrentou, o levaram ao limite. Paulo estava  além de  seus próprios recursos. Era  maior  do que ele poderia suportar.  

O que aprendemos com o exemplo de Paulo é que, às vezes, Deus realmente nos dá mais do que podemos suportar. É por isso que precisamos dele. Se pudéssemos cuidar de tudo sozinhos, por que precisaríamos confiar no Senhor para nos fornecer aquilo que não temos, mas podemos encontrar nele? 

2. “Quando Deus fecha uma porta, ele abre uma janela.” 

Sem dúvida, este é um conselho bem intencionado. Mas, como o primeiro clichê, é biblicamente desonesto. Às vezes Deus fecha a porta  e  ele fecha a janela. Às vezes, Deus não nos permite fazer o que queremos, ir aonde queremos e ser quem queremos ser.  

Em Romanos 8:38–39, Paulo escreve:   

Pois estou certo de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os governantes, nem as coisas presentes nem as coisas futuras, nem os poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, será capaz de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 

O que isto nos revela é que, mesmo que nada aconteça do nosso jeito e tudo esteja contra nós, todas as portas e janelas estão fechadas na nossa cara. Mesmo que a vida nos seja tirada, nada poderá nos afastar do amor de Deus em Cristo porque ele venceu a morte.  

Por mais verdadeiro que isso seja e por mais reconfortante que deva ser, em nenhum lugar nos foi prometido que Deus abrirá uma janela quando uma porta for fechada.  

É possível que todas as opções se esgotem e não fiquemos com nada além de Jesus. 

3. “Deus ajuda quem se ajuda.” 

Pergunte a alguém onde isso está na Bíblia e provavelmente ele adivinhará. Claro, não está lá. Este clichê foi cunhado por Benjamin Franklin e nunca deveria ser usado por cristãos que acreditam que a Bíblia é a verdade de Deus. 

Estamos tão longe de sermos capazes de ajudar a nós mesmos que a Bíblia diz que não estamos apenas indefesos, mas estamos espiritualmente  mortos . O que isto significa é que Deus nos ajuda quando não conseguimos nem ajudar a nós mesmos. Como Efésios 2:4-5 ensina:  

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, mesmo quando estávamos mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo – pela graça vocês foram salvos. 

Enquanto ainda éramos pecadores desesperados, Jesus Cristo morreu por nós. Deus ajuda os desamparados. 

4. “Ninguém é perfeito.” (Ou “Todo mundo comete erros”.) 

Quando alguém erra, esta é uma resposta comum que até os cristãos usam. E não deveríamos, porque o nosso problema, de acordo com a Bíblia, não é que cometemos erros – o nosso problema é que pecamos  e  somos pecadores .

É verdade que ninguém é perfeito, mas dizer isto implica que, uma vez que ninguém é perfeito, todos estão bem – e que o comportamento, os pensamentos e as palavras pecaminosos de todos devem ser desculpados.  

Depois de nos dizer que a lei perfeita de Deus fecha a nossa boca (Romanos 3:19), Paulo diz em Romanos 3:23: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

O que encontramos em toda a Bíblia não é uma desculpa para os nossos pecados e erros, mas uma solução real fornecida através do corpo e do sangue e na vida e morte de Jesus (Rm 3:24-25).  

5. Odeie o pecado, ame o pecador. 

A primeira vez que a Bíblia expulsou de mim esse ditado foi quando eu estava lendo os Salmos pela primeira vez. (E com isso quero dizer uma leitura séria e intencional dos Salmos – não apenas ficar pulando, escolhendo um versículo aqui ou ali).  

No início do Saltério, encontramos uma linguagem ousada e, francamente, intolerante para a nossa era tolerante: 

“Os orgulhosos não permanecerão diante dos teus olhos; 
você odeia todos os malfeitores. 
    Você destrói aqueles que falam mentiras; 
o Senhor abomina o homem sanguinário e enganador”. (Salmo 5:5–6)

Aqui, Davi diz do Senhor que ele não apenas odeia o mal que as pessoas cometem, mas odeia explicitamente aqueles que praticam o mal – “malfeitores”. Em outras palavras, Deus odeia o pecado  e  o pecador. À primeira vista, isso parece horrível, mas faz total sentido teológico. Deus é santo. Ele não pode amar o mal.  

O que há de tão notável no evangelho, porém, é que, em Cristo, Deus odiou tanto o pecado que ele próprio se tornou pecado para pagar a penalidade por ele. E ao fazer isso, ele poderia amar e estar com seu povo para sempre.  

Como cristãos, não odiamos as pessoas, mas as amamos. E demonstramos amor por todas as pessoas quando as encorajamos a abandonar o pecado e a crer no evangelho.  

Busque Cristo, não clichês 

Em vez de oferecer às pessoas mais maus conselhos através do cliché, vamos oferecer-lhes toda a verdade, sendo totalmente honestos para que possamos sempre conduzi-los em direção às boas novas do Cristianismo. Evitemos usar clichês em nossas conversas com outras pessoas. Vamos colocar “Cristo” de volta no Cristianismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *