5 coisas que você deve saber sobre a união com Cristo

1. Quando estamos unidos a Jesus, estamos incluídos no maior mistério do universo – a encarnação de Deus.

CS Lewis chama a encarnação de Deus, o Filho, de “milagre central” do cristianismo. Ele está certo. A redenção, restauração, recriação e reconciliação dos pecadores – e de toda a criação – depende inteiramente do fato supremo de que Deus, sem nunca deixar de ser plenamente quem ele é, tornou-se plenamente quem somos em e como Cristo Jesus. 

Por que Deus fez isso? Por que, em outras palavras, o “Verbo se fez carne”? A principal razão subjacente a todas as outras magníficas razões pelas quais Deus Filho se uniu à nossa humanidade é esta: que pelo Espírito Santo possamos ser unidos a Cristo e assim desfrutarmos de sua comunhão com o Pai para sempre. Esta é a vida eterna (João 17:3).

2. Nossa união com Cristo é profundamente real e intensamente íntima.

A união com Cristo não é um sentimento, metáfora ou ilustração, nem mesmo primariamente uma “doutrina”. Tampouco é uma maneira de falar sobre outra coisa – seja justificação, santificação ou qualquer outro benefício de Cristo (mesmo que inclua tudo isso e muito mais!). 

Nossa união com o Cristo vivo é a verdade essencial de nossa nova e eterna existência. De uma forma que transcende gloriosamente nossa compreensão finita, estamos real e verdadeiramente unidos — espiritual e corporalmente — à pessoa encarnada, crucificada e ressurreta de Cristo. Não há notícia melhor do que esta.

3. Como a união com Cristo é tão central para o evangelho, ela ressoou no ensino e na pregação da Igreja ao longo dos tempos.

Sem surpresa, dada a onipresença do tema nas Escrituras, há um coro maciço de vozes da igreja que enfatizam a importância de estarmos unidos a Cristo. 

De acordo com Calvino, nossa união com Cristo deve receber “o mais alto grau de importância”. Porque? Porque estar unido a Jesus é o ponto principal do evangelho : “Porque este é o desígnio do evangelho, que Cristo se torne nosso, e que sejamos enxertados em seu corpo”.

“Pois este é o desígnio do evangelho: que Cristo se torne nosso e que sejamos enxertados em seu corpo.”

4. A justificação é um benefício magnífico de estar unido a Cristo.

Não estamos unidos a Cristo porque fomos justificados. É exatamente o contrário: somos justificados porque fomos unidos a Cristo, que é a nossa justificação (1 Cor. 1:30). Recebemos os benefícios de Cristo precisamente e somente porque recebemos a Cristo. 

Martinho Lutero sabia disso muito bem: “Mas no que diz respeito à justificação, Cristo e eu devemos estar tão intimamente ligados que Ele viva em mim e eu Nele. Que maneira maravilhosa de falar! Porque Ele vive em mim , qualquer graça, justiça, vida, paz e salvação que haja em mim é tudo de Cristo; no entanto, é meu também, pela cimentação e apego que são por meio da fé, pela qual nos tornamos um só corpo no Espírito.1 Cor. 1:30 ). 

Recebemos os benefícios de Cristo precisamente e somente porque recebemos a Cristo. Martinho Lutero sabia disso muito bem: “Mas no que diz respeito à justificação, Cristo e eu devemos estar tão intimamente ligados que Ele viva em mim e eu Nele. Que maneira maravilhosa de falar!

5. A santificação é um benefício magnífico de estar unido a Cristo.

Cristo é a nossa justificação, e ele não é menos a nossa santificação (1 Coríntios 1:30). Assim, unidos a ele, não somos apenas perdoados e considerados justos, mas também somos transformados em sua santa imagem. Ao nos dar a si mesmo, Cristo não nos deixará mais condenados e culpados (injustificados) do que nos deixará corrompidos e depravados (não santificados). 

Isso ocorre porque, como Calvino colocou de forma tão incisiva, “Cristo não pode ser dividido em pedaços”. Jesus não é um Salvador parcial de um evangelho fragmentado. Quando estamos unidos a Cristo, recebemos tudo o que ele é para nós.1 Cor. 1:30 ). 

Assim, unidos a ele, não somos apenas perdoados e considerados justos, mas também somos transformados em sua santa imagem. Ao nos dar a si mesmo, Cristo não nos deixará mais condenados e culpados (injustificados) do que nos deixará corrompidos e depravados (não santificados). Isso ocorre porque, como Calvino colocou de forma tão incisiva, “Cristo não pode ser dividido em pedaços”. 

Jesus não é um Salvador parcial de um evangelho fragmentado. Quando estamos unidos a Cristo, recebemos tudo o que ele é para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *