5 mitos sobre o céu

Mito #1: O lar do cristão é no céu.

Quando os cristãos morrem, regozijamo-nos por terem sido chamados para o céu. Há verdade e conforto nisso. Mas precisamos ter cuidado quando nos referimos ao céu como nosso lar. O céu não é nosso lar original nem nosso lar eterno. Quando Deus criou os céus e a terra, ele também criou criaturas celestiais (por exemplo, anjos) e criaturas terrenas (por exemplo, humanos). O céu não é o lar para o qual fomos criados.

Quando Deus criou nosso lar terreno, ele não nos deu o segundo melhor em antecipação ao céu. Ele declarou que a terra era muito boa, ou, como o hebraico também poderia ser traduzido, muito bonita (Gn 1:31). Os problemas que experimentamos não são porque a Terra é de segunda categoria; eles vêm do pecado. Deus se deleita com o que criou e nós também devemos. Gn 1:31 ). 

No momento da morte, os cristãos estarão em casa com Jesus enquanto aguardamos a ressurreição geral, mas o céu é apenas um lar temporário. No céu, os mártires clamam: “Ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, até quando julgarás e vingarás nosso sangue daqueles que habitam na terra?” (Ap 6:10). Na terra, toda a criação geme enquanto espera sua libertação da escravidão à corrupção (Romanos 8:22). 

É no momento da volta de Cristo que a terra será renovada e estaremos verdadeiramente em casa. Apocalipse 6:10 ). 

Mito 2: Os cristãos viverão no céu para sempre.

Os cristãos não viverão no céu para sempre. Em 2 Coríntios 5:1-8, Paulo usa uma série de metáforas para abordar a questão pastoral urgente do estado dos cristãos que morreram antes da ressurreição. 2 Coríntios 5:1-8.

Na primeira metáfora, o corpo terreno é comparado a uma tenda que será destruída na morte. Esta tenda será transformada em uma casa permanente na volta de Cristo (2 Coríntios 5:1). Mas o que acontece nesse meio tempo? Paulo agora muda sua metáfora de edifícios para roupas. O corpo terreno é comparado a roupas. Paulo deseja estar bem vestido (2 Coríntios 5:4). A morte não é uma certeza. Os cristãos que estiverem vivos na época da volta de Cristo escaparão da morte e serão revestidos com um novo corpo sem precisar descartar a primeira roupa. Mas se Paulo morre antes da volta de Cristo, a lógica é clara. A roupa atual foi removida e ele ainda não está vestido demais. Ele estará nu (2 Coríntios 5:3), um estado do qual ele recua. Uma existência eterna e incorpórea não é a esperança cristã. 

Dentro desse desespero, Paulo oferece consolo por meio de uma terceira metáfora de pátria. Se os cristãos morrerem antes da segunda vinda de Cristo, estaremos ausentes do corpo, mas em casa com o Senhor (2 Coríntios 5:8). O céu pode não ser nosso lar final, mas enquanto estivermos com o Senhor, estaremos de fato em casa enquanto esperamos. 2 Cor. 5:1 ). 

Mito 3: Apenas as buscas celestiais importam porque a Terra será destruída.

A Bíblia fala de duas destruições da terra — uma no passado e outra no futuro. A antiga destruição pelo dilúvio nos dias de Noé nos ajuda a entender a natureza da futura destruição pelo fogo. Água e fogo são ambos elementos de limpeza. Destruição no dilúvio não significou aniquilação. Houve renascimento da mesma terra após o dilúvio. 

O Novo Testamento fala repetidamente da destruição final da terra em linguagem que lembra o dilúvio (por exemplo, Mateus 24:37; Lucas 17:26-30; 2 Pedro 2:4-10; 3:3-6). . Como nos dias de Noé, esta futura purificação ardente exporá as obras que foram feitas na terra (2 Pedro 3:10). 

Ao expor essas obras, algumas obras serão queimadas como madeira, feno e palha; mas outros, como joias preciosas, serão refinados e permanecerão (1 Coríntios 3:12-15). Esta imagem da natureza duradoura das realizações humanas purificadas é vista na imagem da glória e honra das nações sendo trazidas para a Nova Jerusalém . 

Isso levanta uma infinidade de questões, muitas das quais permanecem sem resposta, mas nos lembra que os efeitos da ressurreição na conquista da maldição da queda são mais abrangentes do que costumamos pensar.

Mito #4: Quando Jesus voltar, será apenas uma visita para nos buscar e nos levar para o céu.

Quando Jesus voltar à terra, ele pretende ficar.

Corpos físicos precisam de um mundo físico. Sem ar, comida e água perecemos. Se realmente acreditarmos em uma ressurreição física (que é claramente o ensino da Bíblia), esses corpos físicos renovados também precisarão de uma terra renovada para viver. Na volta de Jesus, tudo será renovado. É importante neste ponto definir a palavra “novo”.

Existem duas palavras para “novo” em grego. Uma é a palavra kainos , que significa novo em espécie; o outro é neos , que significa substituído. Para ilustrar, há duas mulheres casadas com homens viciados em jogos de azar. O marido da primeira mulher vai para “Jogadores Anônimos” e com isso supera seu vício. A segunda mulher se divorcia de seus maridos e se casa novamente. Ambas as mulheres dizem: “Estou casada com um novo homem”, mas significam coisas diferentes com “novo”. 

Em grego, a primeira mulher usaria a palavra kainos , pois o mesmo marido foi renovado; a segunda mulher usaria neos , já que o ex-marido foi substituído. Quando o Novo Testamento grego descreve novos céus e uma nova terra, ele usa a palavra kainos. A terra não será descartada, será renovada. As coisas anteriores passarão e os efeitos do pecado serão removidos (Ap 21:4). 

Não haverá necessidade de templo nesta cidade, pois a presença de Jesus estará conosco para sempre (Ap 21:22). Jesus pretende ficar e governar este mundo renovado que é seu por direito. Apocalipse 21:4 ). 

O céu não é o lar para o qual fomos criados.

Mito 5: Jesus foi elevado ao céu e nós também seremos.

O clímax de cada um dos evangelhos é a ressurreição de Jesus. Mas Jesus não foi elevado ao céu; ele foi levantado para a terra onde apareceu por quarenta dias. É importante não confundir a ressurreição e a ascensão. É a ressurreição – não a ascensão – que são as primícias da esperança do cristão (1 Coríntios 15:20).

A ressurreição é física e não deve ser confundida com a imortalidade. Quando Paulo se dirigiu a uma audiência grega em Atenas, muitos zombaram dele por causa de seu ensino sobre a ressurreição (Atos 17:16–34). Não é que os gregos não acreditassem na vida após a morte. Muitos o fizeram. Eles não tinham categoria para a ressurreição de um corpo físico. Atos 17:16–34 ). 

A ressurreição de Jesus foi terrena e física. Os escritores do evangelho enfatizam os sentidos do tato (Lucas 24:39; João 20:27), visão (Mateus 28:6; Lucas 24:39; João 29:27) e paladar (Lucas 24:41–43). Tomé reconhece as feridas das mãos e do lado de Jesus (João 20:27). O corpo, uma vez enterrado, foi gloriosamente ressuscitado. Os ossos de Jesus não serão encontrados por uma escavação arqueológica israelense. 

O cristianismo é uma religião de ressurreição. A ressurreição de Jesus precisa ser pregada a todas as gerações – não menos à nossa – para que não substituamos esse princípio central da fé por uma compreensão da imortalidade que é desprovida de ressurreição. A Terra é a nossa casa. Seremos ressuscitados como Cristo ressuscitou; e embora não conheçamos todos os detalhes de como será, sabemos que “seremos semelhantes a ele” (1 João 3:2). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *