10 coisas que você deve saber sobre a cruz

1. A cruz é um acontecimento trinitário.

A fé cristã é distintamente trinitária e em forma de cruz. Portanto, a cruz deve revelar a Trindade. Deus Pai enviou o Filho para salvar o mundo, o Filho se submeteu à vontade do Pai, e o Espírito aplica a obra de redenção aos seguidores de Jesus. A redenção é predestinada pelo Pai (Ef 1:3–6), realizada pelo Filho (Ef 1:7–10) e aplicada pelo Espírito (Ef 1:13–14). Deus não reteve o Filho, e o Filho se rendeu ao Pai. No entanto, o Pai não está sacrificando o Filho. O Pai, o Filho e o Espírito possuem uma única vontade. O sacrifício, enquanto obra exclusivamente do Filho, é também a vontade das três pessoas.

2. A cruz é o centro da história da Escritura.

Uma Bíblia sem cruz é uma Bíblia sem clímax, uma Bíblia sem final, uma Bíblia sem solução. A espiral do pecado que começou em Gênesis 3 deve ser interrompida; a morte de Jesus encerra a espiral descendente. No corpo de Jesus, ele assumiu o pecado do mundo e pagou o preço de toda a humanidade. Na cruz, o novo Adão, Abraão, Moisés e Davi surgem para criar uma nova humanidade, família e reino. É por isso que Paulo não diz que decidiu nada saber exceto a encarnação, ressurreição ou ascensão de Jesus, mas nada exceto Jesus Cristo e este crucificado (1 Coríntios 2:2). A sabedoria não foi encontrada além da cruz, nem acima da cruz, nem abaixo da cruz, mas na cruz.

3. A cruz redefine o poder no reino.

O anúncio de Jesus de que o reino de Deus chegou é revelado conclusivamente no evento-Cristo na cruz. As Escrituras narram como Deus manifestará sua realeza na terra. Ele dá a Adão e Eva a tarefa de governar e reinar sobre a terra como seus representantes, mas eles tentam tomar o poder para si mesmos (Gn 3:5). 

Na verdade, todos os seus filhos fazem o mesmo. Babel (ou Babilônia) é a cidade oposta ao reino de Deus. Jesus vem como o verdadeiro Filho e redefine o poder ao mostrar força através da fraqueza. Ele não explora seu poder como Adão, mas se esvazia (Filipenses 2:5–6). Ele se torna um servo de todos e, assim, é exaltado como governante de todos (Fp 2:9-11). 

4. A cruz inaugura a nova aliança.

Na Última Ceia, Jesus interpreta sua morte como a introdução da nova aliança. É pelo seu corpo e pelo seu sangue que se forma a sua nova comunidade. Assim como o povo de Israel foi aspergido com sangue ao fazer uma aliança com o Senhor, os discípulos são membros da nova comunidade pelo derramamento do sangue de Jesus. A comunidade da nova aliança agora tem a Torá escrita em seus corações e todos eles conhecem o Senhor por causa do dom do Espírito (Jeremias 31:33–34).

A cruz não é apenas onde nosso pecado é pago, onde o diabo é vencido, mas a forma do cristianismo.

5. A cruz vence o pecado e a morte.

A cruz cancela o registro da dívida que havia contra a humanidade. Na cruz, Jesus carregou nossos pecados em seu corpo, para que pudéssemos morrer para o pecado e para a morte (1 Pedro 2:24). A maldição do pecado e da morte foi colocada sobre Jesus para que pudéssemos obter as bênçãos de Abraão. 

Compreender a cruz e a ressurreição como um único evento é importante aqui, pois é por meio da morte e ressurreição de Cristo que a morte é tragada pela vitória (1 Coríntios 15:54-55).

6. A cruz vence o diabo.

Na cruz, Cristo não apenas venceu o pecado e a morte, mas também venceu as forças espirituais das trevas. 

Quando Cristo ressuscitou dos mortos, ele está sentado à direita do Pai nos lugares celestiais, muito acima de todo governo, autoridade e poder (Efésios 2:20–21).

7. A cruz é substitutiva.

A cruz é por nós, em nosso lugar, em nosso nome. Ele deu a vida por Suas ovelhas. Ele é o nosso cordeiro sacrificial. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Assim como Abraão levantou os olhos e olhou e viu um carneiro para oferecer em holocausto no lugar de seu filho (Gn 22:13), também nós olhamos para cima e vemos Jesus como nosso substituto. Ele se tornou uma maldição por nós, o que significa que ele toma o lugar de todos os escravos, rebeldes, idólatras e assassinos. 

Se a conquista das forças espirituais é o objetivo, então a substituição é o fundamento ou base para essa conquista (Gálatas 1:4). 

8. A cruz é loucura para o mundo.

Em uma série de televisão da PBS, o narrador disse: “O cristianismo é a única religião importante a ter como foco central o sofrimento e a degradação de seu Deus”. E Paulo reconhece que esta mensagem de Cristo crucificado será uma pedra de tropeço para os judeus e loucura para os gentios (1 Coríntios 1:23). 

Não é uma mensagem inerentemente atraente, até que os olhos espirituais da visão sejam concedidos. O mundo olha para a cruz e vê fraqueza, irracionalidade, ódio e nojo. Nas primeiras décadas do movimento cristão, o escândalo da cruz era o que havia de mais evidente. Não foi apenas a morte do Messias, mas a maneira de sua morte que é uma ofensa.1 Cor 1:23.

9. A cruz traz paz, reconciliação e unidade.

Na cruz, o mundo inteiro tem a oportunidade de se reconciliar com o Pai. A paz que o mundo tem buscado, a unidade de todas as pessoas se encontra no sangue. “Porque ele mesmo é a nossa paz, que nos fez um e derrubou em sua carne o muro de separação da inimizade” (Efésios 2:14). 

10. A cruz é a ordem de marcha dos cristãos.

Depois que Jesus explicou a seus discípulos que ele deveria sofrer, ele lhes disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24). Paulo incorpora a cruz em seu ministério, tornando-se a fragrância da morte ao ser conduzido na procissão triunfal (2 Coríntios 2:14-17), e ele ainda diz que foi crucificado com Cristo (Gálatas 2:20). 

Mas Paulo não apenas aplica a cruz ao seu próprio ministério, mas instrui a nova comunidade em Filipos a ter a mente de Cristo (Fp 2:5), que é definida pela humildade de Jesus na cruz (Fp 2:8). . A cruz não é apenas onde nosso pecado é pago, onde o diabo é vencido, mas a forma do cristianismo. 

Como disse Rutledge, “a crucificação é a pedra de toque da autenticidade cristã, a característica única pela qual tudo o mais. . . é dado verdadeiro significado”.Mt 16:24 ). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *