6 maneiras pelas quais a igreja mudou (e por que está tudo bem)

As mudanças que ocorreram na sociedade e na igreja nos últimos 20 anos alteraram a forma como a “igreja local” cultua, conduz a Escola Bíblica e alcança a comunidade. Famílias se mudaram da área e outras mudaram de igreja. As pessoas não gostam de estranhos batendo em suas portas. A mudança, no entanto, não precisa ser uma coisa negativa. 

Nós, tanto individualmente quanto corporalmente como igreja, não devemos estar no mesmo nível espiritual de maturidade que estávamos há uma década ou mesmo no ano passado. Nossas vidas em Cristo devem mudar, quer seja desejado ou não. Os nomes e rostos dentro de nossa igreja mudam, assim como o estilo de nossos pastores. Grande parte do nosso alcance é transmitido através das redes sociais. A mensagem continua a mesma.

1. Troca de Roupas

Nossas almas foram salvas e nossos corações sombrios lavados pelo sangue de nosso Salvador, Jesus Cristo. Temos grande capacitação através da habitação do Espírito Santo . Somos gratos pela liberdade que temos por e através de Cristo. No entanto, estamos vivendo em um mar de pecado enquanto permanecemos neste mundo ímpio e mau. Além disso, nossa alma salva está em batalha diária com nossa carne. Nossa carne pecaminosa e nossas ações certamente foram impactadas pela limpeza de nossa alma e salvação, mas nossa carne ainda tem seu desejo natural de ser satisfeita e consequentemente sofre com as seduções do mundo. A carne é um espírito “temente ao homem”. As roupas que adornam nossos corpos hoje cobrem nossa carne pecaminosa. Nossa alma experimentou o nascimento salvador e regenerador ao colocar a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Nossa carne, no entanto, não foi “salvo”.

Em Zacarias 3:4 , “O anjo disse aos que estavam diante dele: ‘Tirai as suas roupas imundas’. Então ele disse a Josué: ‘Veja, eu tirei o seu pecado e porei roupas finas em você.’ Além disso, na hora da ceia das bodas, a igreja estará “vestida de linho fino, puro e branco; porque o linho é a justiça dos santos”. Sim igreja, seremos vestidos com o melhor linho assim que este corpo realizar sua glorificação final. Estaremos para sempre revestidos da justiça glorificada de nosso Salvador Jesus Cristo por dentro e por fora.

2. Modo de Adoração

A igreja é a nossa oportunidade de escapar das cansativas responsabilidades do mundo e entrar em casas de adoração com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Trazemos conosco nossas orações e preocupações, mas viemos adorar e louvar Sua presença em nossas vidas e Sua provisão fiel para nossas necessidades. Em Atos 6:14 , “Porque o ouvimos dizer que este Jesus de Nazaré destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deu”. 

Nossa ideia de adoração um dia será mudada para sempre e nossa perspectiva aperfeiçoada. Quando estivermos na presença da glória do Senhor, veremos nosso Salvador face a face. Então, teremos uma compreensão e apreciação muito mais clara de Seu sacrifício. Na ilha de Patmos, João teve um vislumbre da adoração no céu. 

Dentro Apocalipse 5:11-12 , ele escreveu sobre os milhões “dizendo em alta voz: digno é o Cordeiro que foi morto para receber poder, riquezas, sabedoria, força, honra, glória e bênção”. Nossa adoração hoje não pode contemplar plenamente a grandeza da glória de Deus, que será revelada no reino vindouro. Em Hebreus 12:28-29 , nos é dito para “sermos gratos por termos recebido um reino que não pode ser abalado, e assim ofereçamos a Deus adoração aceitável, com reverência e temor, porque o nosso Deus é um fogo consumidor”. 

A manifestação da porção que João pôde ver fez com que ele se prostrasse “para adorar aos pés do anjo que os mostrou a [ele]”. Até que recebamos nossos corpos glorificados, nossas mentes e carne mortais não podem compreender e visualizar plenamente a plena glória de nosso Pai Celestial. Veremos Sua poderosa glória, mas também Sua mão de provisão ao longo de nossa vida.

3. Preocupações dentro da Igreja

Em Gálatas 4:20 , Paulo escreveu preocupado com a igreja: “Desejo estar agora convosco e mudar a minha voz; pois estou em dúvida de você.” Ele havia justificado a preocupação de que as pessoas estivessem voltando a práticas legalistas. Os críticos de Paulo e os ensinamentos de Jesus através de Seus mensageiros tentaram desacreditar a verdadeira justiça e salvação. Paulo tinha grande preocupação com a saúde espiritual das igrejas para as quais escrevia e das que também visitava.

Em 2 Coríntios 11:28 , ele escreveu: “além de outras coisas, o que vem sobre mim diariamente: minha profunda preocupação por todas as igrejas”. Nós temos preocupações atuais sobre nossas igrejas com a falta de frequência e a permissão de doutrinas infundadas sendo ensinadas às massas. Essas preocupações são aliviadas ao testemunhar o cumprimento da sã doutrina. Aqueles que pregaram a paz terrena e a prosperidade financeira estão provando ser fornecedores de falsas doutrinas. Em Lucas 21:31 , ele delineou as manchetes dos jornais de hoje e escreveu: “Ainda assim, quando vocês virem essas coisas acontecendo, vocês saberão que o reino de Deus está próximo”.   

4. Glorificação e salvação de corpos vis

Uma das grandes misericórdias de Cristo é a morte de nossa carne amaldiçoada pelo pecado. Imagine ser acometido por uma doença destruindo gradualmente o tecido de nossos órgãos sem esperança de sucesso medicinal. Nenhuma grande imaginação é necessária porque o pecado está realmente matando nossos corpos desde o nosso nascimento. A morte, no entanto, é aquela misericórdia que nos permite escapar do tormento terrestre sobre nossa carne pecaminosa. Por mais deprimente e desconfortável que seja considerar essa realidade, a salvação final e a mudança glorificante deste corpo vil são igualmente gloriosas.

Paulo escreveu em Filipenses 3:21 , “o qual, pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas sob seu controle, transformará os nossos corpos humildes, para que sejam semelhantes ao seu corpo glorioso”. Jó 14:14 nos dá grande esperança escrevendo: “Se alguém morrer, viverá novamente? Todos os dias do meu serviço duro esperarei pela minha renovação.” Que grande mudança esperamos. Não mais este corpo sofrerá e sucumbirá à doença, doença ou angústia.

5. Entronizado como Rei

Independentemente de nossa lealdade partidária e seu relativo “sucesso” nas eleições anteriores, todos nós tivemos que viver sob o reinado de regimes cujas plataformas repugnam nossos sentidos espirituais em algum momento de nossas vidas. A esperança que tínhamos sob “nossos presidentes” ou “nossos governadores” parece ter se perdido assim que o juramento de posse é feito por outro partido. 

Um dia, porém, o crente tem a grande esperança e promessa do governo eterno de Jesus Cristo sobre a terra. Então, a capital do mundo será estabelecida em Jerusalém. Zacarias 14:9 nos assegura que: “O Senhor será rei sobre toda a terra. Naquele dia, haverá um Senhor, e o seu nome será o único nome”. Esta mudança de regime trará grande paz e prosperidade para aqueles que confiaram em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Hoje, somos governados por funcionários eleitos que tomam decisões e defendem nossos supostos melhores interesses na forma como somos governados. Alguns tentam governar pelos ditames do que “diz a Palavra de Deus”, enquanto outros são motivados apenas por seus próprios interesses. Daniel 2:21 nos lembra que “Ele muda os tempos e as estações; ele depõe reis e levanta outros. 

Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos”. Nosso Deus tem controle e um propósito para tudo que Ele coloca em uma posição de poder. Em Apocalipse 22:3, consola-nos o fato de que não haverá mais “maldição. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e seus servos o servirão”. A corrupção no poder que estamos tão acostumados a ler diariamente será uma memória distante. Um Salvador justo e justo será entronizado como Rei!

6. Riquezas reivindicadas pelos injustos

Não importa o quão perto estejamos ao pé da cruz e na Palavra de Deus, é difícil aceitar a prosperidade dos injustos e ímpios. David se preocupava com essas mesmas questões. No Salmo 37 , Davi chegou à conclusão de que “os malfeitores serão exterminados”. Ele escreveu: “Acalme-se diante do Senhor e espere por ele com paciência; não se preocupe quando as pessoas tiverem sucesso em seus caminhos, quando executarem seus planos perversos”.

O julgamento está próximo para o pecador e “os mansos herdarão a terra; e se deleitarão na abundância de paz”. Aqueles que negaram Jesus Cristo como Salvador e buscaram e obtiveram as riquezas do mundo pensaram que tinham “esta coisa da vida descoberta”. No versículo 13, Davi teve a visão de que “o Senhor ri dos ímpios, porque sabe que o dia deles está chegando”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *