6 viúvas notáveis na bíblia e o que aprender com elas

Quem entre as viúvas da Bíblia você conhece as histórias?

Neste blog, conheça seis das viúvas mais destacadas e aprenda importantes lições de vida com suas histórias:

  • história de Rute
  • vida de ana
  • Viuvez de Abigail
  • Casamento e viuvez de Tamar
  • Hospitalidade da viúva em Sarepta
  • Generosidade da viúva que deu duas moedas

Vamos mergulhar nas histórias dessas seis viúvas da Bíblia!

1) Rute

Quem era ela?

Em hebraico, o nome Rute significa “incerto”.

Moabita, Rute era uma das noras de Noemi. Seu marido era Malon. Mas ela ficou viúva mais tarde. Como? Vamos descobrir.

Noemi e sua família eram efrateus de Belém de Judá. Mas houve uma grande fome em Judá, então eles se mudaram para Moabe (Rute 1:1-2). Infelizmente, Elimeleque morreu enquanto estava em Moabe, deixando Noemi com seus dois filhos, Malon e Quiliom (versículo 3).

Continuando com a vida, Malon casou-se com Rute e Chilion casou-se com Orpah. Esses casais viveram juntos por cerca de dez anos (versículo 4). Quando esses anos se passaram, os dois homens também morreram, deixando Noemi com suas duas noras (versículo 5). Agora, todos os três eram viúvos.

Sentindo-se sozinha, Noemi decidiu voltar para Belém. Entre suas duas noras, apenas Rute decidiu ir com ela (versículos 6-22). Quando Noemi estava prestes a voltar para Judá, Rute e Orfa quiseram ir com ela. Mas Noemi disse: “Voltem, cada um de vocês, para a casa de sua mãe. Que o Senhor lhe mostre bondade como você tem mostrado bondade para com seus maridos mortos e para mim. Que o Senhor conceda que cada uma de vocês encontre descanso na casa de outro marido” (Rute 1:8-9).

No entanto, as duas mulheres choraram e imploraram para ir com ela.

Mas Noemi insistiu que elas deveriam ficar, dizendo: “Estou velha demais para ter outro marido” (versículo 12). Ela continuou: “Mesmo se eu tivesse um marido esta noite e desse à luz filhos, você esperaria até que eles crescessem? Você permaneceria solteiro por eles?”

Ela concluiu: “Não, minhas filhas. É mais amargo para mim do que para você porque a mão do Senhor se voltou contra mim!” (versículo 13). Nesse ínterim, Rute decidiu ir com ela, dizendo: “Não me insistas para que te deixe ou que me afaste de você. Onde você for eu irei, e onde você ficar eu ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus, o meu Deus” (versículo 16).

Ela acrescentou: “Onde você morrer, eu morrerei e lá serei enterrada. Que o Senhor me trate, ainda que severamente, mesmo que a morte me separe de mim” (versículo 17). Vendo a sinceridade de Rute, Noemi concordou em tê-la.

Aqui, podemos ver quão leal e fiel Rute era como nora. Ela confiava em Noemi o suficiente para ter coragem de enfrentar um futuro incerto em Judá. Se você estivesse no lugar dela, faria o mesmo?

Com essas qualidades, Rute é, sem dúvida, uma das viúvas da Bíblia mais admiradas.

2) Ana

Em segundo lugar em nossa lista de viúvas notáveis ​​na Bíblia está Ana, filha de Penuel, da tribo de Aser (Lucas 2:36). 

Como Miriã, Débora e Hulda (Êxodo 15:20; Juízes 4:4; 2 Crônicas 34:22), ela também era profetisa (Lucas 2:36). Ana viveu com o marido por alguns anos. Mais tarde, porém, ela ficou viúva até a idade de oitenta e quatro anos.

Um dia, José e Maria foram ao templo para dedicar o Menino Jesus ao Senhor e oferecer um sacrifício.

No templo estava um homem justo e devoto chamado Simeão (versículo 25). O Espírito Santo lhe dissera que não morreria antes de ver o Messias. Então, quando ele viu o Menino Jesus, ele o tomou em seus braços e o abençoou (versículos 26-28). Ele declarou: “Eis que este Menino está posto para ruína e ressurgimento de muitos em Israel; e por um sinal contra o qual se falará; (sim, uma espada traspassará também a tua própria alma) para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados”

Ele também profetizou que Jesus seria uma “luz para revelação aos gentios”, trazendo honra a Israel (Lucas 2:32).

Agora, onde estava Ana nesta ocasião?

Ela “entrou e confirmou o testemunho de Simeão a respeito de Cristo”. Enquanto ele falava, o rosto de Ana “se iluminou com a glória de Deus”. Grata por ter tido permissão para contemplar a Cristo, ela testificou Dele a todas as pessoas que aguardavam a redenção de Jerusalém (Lucas 2:38).

A história de Ana é curta, não é? Na verdade, foi apenas durante a cerimônia de dedicação de Jesus que ela foi mencionada na Bíblia. No entanto, neste caso raro, ela desempenhou um papel muito significativo na proclamação do advento do Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo por meio de Seu sangue.

Além disso, Ana demonstrou uma vida de serviço dedicado a Deus como profetisa. 

Apesar de sua idade avançada, ela nunca deixou o templo onde jejuava e orava dia e noite. E como aprendemos anteriormente, ela pregaria sobre Jesus para aquelas pessoas antecipando a redenção de Jerusalém (Lucas 2:37-38).

3) Abigail

Você conhece ela?

Vinda do Carmel, Abigail era viúva de Nabal (1 Samuel 27:3).

Mais tarde, ela se tornou a esposa de Davi. Com ele, ela deu à luz um filho chamado Daniel, também conhecido como Quileabe, não aquele exilado na Babilônia (1 Crônicas 3:1; 2 Samuel 3:3).

Por que ela ficou viúva de Nabal? Como ela se tornou a esposa de Davi?

Abigail casou-se primeiro com Nabal, um homem rico de Maon que tinha uma propriedade em Carmel. Infelizmente, esse homem calebita era “grosseiro e mesquinho em seus negócios” (1 Samuel 25:2-3).

Grosseiro, como?

Os homens de Davi rejeitados por Nabal

Quando Davi estava no deserto de Parã, ouviu dizer que Nabal estava tosquiando ovelhas. Então, enviou-lhe uma mensagem por meio de seus jovens, pedindo-lhe alguma comida (1 Samuel 25:4-8). Mas quando seus homens chegaram, Nabal os rejeitou, dizendo: “Quem é esse Davi? Quem é esse filho de Jessé? Muitos servos estão se separando de seus senhores hoje em dia”. Ele continuou: “Por que eu deveria pegar meu pão e água e a carne que matei para meus tosquiadores e dá-los a homens que vêm sabe-se lá de onde?”.

Depois de ouvir o que aconteceu, Davi foi com quatrocentos deles para ver Nabal (1 Samuel 25:12-13).

Quando Abigail soube como Nabal tratou Davi e seus homens, ela secretamente foi ao encontro de Davi e seus homens para lhes dar comida (versículos 14-19). Ajoelhando-se aos pés de Davi, Abigail pediu perdão em nome de seu marido. Ao mesmo tempo, ela o assegurou de que Deus o vingaria contra Nabal sem a necessidade de lutar (versículos 23-31).

Abigail voltou para Nabal, que estava dando um banquete em sua casa – bêbado (1 Samuel 25:36).

Na manhã seguinte, quando ela contou ao marido o que havia prometido a Davi, Nabal sentiu-se fraco e ficou como uma pedra. Dez dias depois, Deus o feriu até a morte (versículos 37 e 38).

Quando Davi soube disso, exclamou: “Louvado seja o Senhor, que defendeu minha causa contra Nabal por me tratar com desprezo. Ele impediu o seu servo de fazer o mal e fez cair sobre a sua própria cabeça o mal de Nabal” (versículo 39).

Com a morte de Nabal, Abigail ficou viúva.

Mas então, Davi pediu que ela se tornasse sua esposa. E eles se casaram (1 Samuel 25:41-42).

Que lições sua história nos ensina?

Como você viu na história, Abigail serviu como pacificadora entre Davi e Nabal. Sem o encontro dela com Davi, ele poderia ter lutado contra Nabal (1 Samuel 25:23-31).

“Por seu procedimento sábio”, esta “bela, gentil e inteligente esposa de Nabal” foi capaz de “evitar muito derramamento de sangue quando seu marido tratou Davi e seus homens com desprezo”

No caráter dessa mulher, obtemos “uma ilustração da feminilidade segundo a ordem de Cristo”. Enquanto isso, Nabal “ilustra o que um homem pode se tornar quando se entrega ao controle de Satanás”

Em resumo, a história de Abigail nos ensina o valor de pacificar e ser sábio em tempos críticos enquanto nos submetemos à vontade e orientação de Deus.

Nesta nota, também aprendemos que Deus, que vê e controla tudo, é realmente digno de nossa confiança e fé, como vimos em como Ele vingou Davi contra Nabal sem derramar sangue.

4) Tamar

Quem era esta mulher?

Esta quarta mulher em nossa lista de notáveis ​​viúvas na Bíblia — Tamar — era nora de Judá e esposa de Er, o primogênito de Judá (Gênesis 38:6, 11).

Er tinha dois irmãos, pois sua mãe, Shua, deu à luz mais dois filhos, Onan e Shelah (versículos 4 e 5).

A história dela

O casamento e a viuvez de Tamar

Judá e Shua fizeram de Tamar a esposa de seu filho Er (Gênesis 38:6).

Mas Er era mau aos olhos do Senhor, então Ele o matou, deixando Tamar viúva (versículo 7).

Por causa disso, Judá pediu a seu segundo filho, Onã, que dormisse com ela e lhe desse um filho em nome de Er (versículo 8). Isso foi para cumprir seu dever como cunhado dela no casamento do levirato (Deuteronômio 25:5).

Mas sabendo que a criança não seria dele de qualquer maneira, toda vez que ele dormia com ela, Onã derramava seu sêmen no chão para evitar que ela desse um filho (Gênesis 38:9).

Este ato desagradou a Deus, então Ele tirou a vida como aconteceu com seu irmão (versículo 10). Você pode imaginar como Tamar deve ter se sentido por ter ficado duas vezes viúva sem filhos?

Com isso, esperava-se que Judá desse a Tamar outro de seus filhos.  Mas, em vez de oferecer seu terceiro filho, Shelah, ele a aconselhou a permanecer viúva até que Shelah crescesse. Foi porque Judá temia que esse filho remanescente morresse também. (versículo 11).

Tamar lutando pelo seu direito

Quando a esposa de Judá morreu, Tamar se disfarçou de prostituta e se ofereceu a ele. Judá não a reconheceu porque ela havia coberto o rosto (Gênesis 38:12-14). Por fim, ele dormiu com ela, prometendo dar-lhe um cabrito de seu rebanho e dar-lhe seu selo, seu cordão e seu cajado (versículos 15-18).

Então, Tamar saiu, tirando o véu e vestindo novamente as roupas de sua viúva (versículo 19). Judá foi procurá-la, mas não a encontrou (versículos 20-23). Três meses depois, Judá soube que Tamar era culpada de prostituição e estava grávida. Como tal, ele ordenou que ela morresse queimada (versículo 24).

Mas Tamar revelou o selo, cordão e cajado de Judá para provar que ele era o pai de seu filho (versículo 25). Com isso, ela o enganou para que cumprisse as funções que seus filhos deveriam ter.

Sentindo-se culpado, Judá reconheceu seu fracasso em sustentar sua nora, confessando: “Ela é mais justa do que eu, pois não a dei a meu filho Selá” (versículo 26). Mais tarde, Tamar deu à luz meninos gêmeos chamados Perez e Zerah (versículos 27-30).

Que lições ela nos ensina?

Em uma perspectiva, Tamar pode ter saído como uma oportunista, fingindo ser uma prostituta para não perder sua herança de Jacó.

Mas, em um quadro maior, vimos como ela era persistente em lutar por seu direito de nora e como ela era leal à família. E apesar desse evento vergonhoso, Deus foi gracioso para que ela se tornasse parte da genealogia de Jesus.

Por isso, a história de Tamar nos ensina persistência e lealdade.

5) A Viúva em Sarepta

Esta viúva em Sarepta não tinha nome mencionado na Bíblia. Sabemos apenas que ela esteve envolvida na história de Elias, um conhecido profeta.

Elias prevendo uma seca

Elias apareceu em Israel em um momento crucial – um tempo de seca. Durante esse tempo, o rei Acabe era o governante (1 Reis 17). “Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, diante de quem estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, exceto pela minha palavra”, disse Elias a Acabe (versículo 1).

Elias em Querite

Para poupar a vida de seu profeta, Deus disse a Elias para ir a Querite, a leste do Jordão. Lá, “você beberá do riacho e eu ordenei aos corvos que ali o alimentassem”, Deus prometeu a ele (1 Reis 17:4). E aconteceu como Deus disse. Mas depois de um tempo, o riacho secou porque não chovia na terra (versículos 6 e 7).

Elias encontrando a viúva em Sarepta

Para salvar Seu profeta da seca mais uma vez, Deus disse a Elias para ir a Sarepta. “Ali ordenei a uma viúva que te alimente” (1 Reis 17:8-9). É verdade que, chegando ao portão da cidade, Elias viu a viúva apanhando lenha. Ele pediu a ela um pouco de água e pão (versículos 10 e 11).

Mas “não tenho nada cozido, apenas um punhado de farinha em uma jarra e um pouco de óleo em uma jarra. E agora estou juntando um par de gravetos para entrar e prepará-lo para mim e para meu filho, para que possamos comê-lo”, confessou a viúva (versículo 12).

Elias concordou e pediu-lhe que fizesse um pequeno bolo para ele, assegurando-lhe também que “a farinha na vasilha não acabará e o azeite na botija não acabará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra” (versículos 13 e 14).

E aconteceu como Elias lhe havia prometido. A farinha não foi gasta. Nem o jarro de óleo ficou vazio (versículo 16).

O que aprendemos com esta história?

A partir dessa história, podemos ver como Deus cuida de nós. Por exemplo, por causa de sua generosidade, a viúva testemunhou a providência milagrosa de Deus em sua vida. 

Além disso, Deus usa coisas e pessoas para nos ajudar em momentos de necessidade. Isso é evidente em como Ele escolheu e usou a viúva, embora ela fosse gentia, como um instrumento para poupar a vida de Elias em vez de mandá-lo para os judeus ricos.

Outra coisa importante, a história nos ensina o valor da bondade, hospitalidade e generosidade, como vimos em como a viúva “repartiu o seu bocado com Elias”. Em troca, “sua vida e a de seu filho foram preservadas”

De fato, “a todos os que, em tempo de provação e carência, dão simpatia e assistência aos outros mais necessitados, Deus prometeu uma grande bênção. Ele não mudou. Seu poder não é menor agora do que nos dias de Elias”

6) A viúva que deu duas moedas

Como a viúva de Sarepta, esta última mulher em nossa lista também está entre as viúvas não identificadas na Bíblia. A história dela é bem curta. Mas é notável, pois nos ensina uma das maiores lições da vida. Vamos descobrir.

A história dela

Um dia, Jesus estava no pátio, observando as pessoas depositando seus presentes na caixa de ofertas (Marcos 12:41). A maioria dos ricos trouxe grandes somas. Mas Jesus olhou para eles com tristeza, sabendo que eles estavam fazendo isso “com grande ostentação”.

Em outras palavras, eles fizeram isso com pretensão e exibição vulgar apenas para impressionar ou atrair atenção. Mas o semblante de Jesus “se iluminou ao ver uma pobre viúva aproximar-se hesitante, como se temesse ser observada. Ela olhou para o presente em sua mão. Era muito pequeno em comparação com os dons das pessoas ao seu redor, mas era tudo dela”.

Então, ela jogou suas duas pequenas moedas de cobre (Marcos 12:42).  Ao fazer isso, ela chamou a atenção de Jesus o suficiente para chamar Seus discípulos e dizer-lhes: “Esta pobre viúva deu mais do que todos os que contribuem para a caixa de ofertas” (versículo 43).

Como é que esta viúva colocou mais do que o resto se ela ofereceu apenas duas moedas de cobre? Continue lendo.

O que esta viúva nos ensina

As outras pessoas, por exemplo, os ricos, “contribuíram com o que lhes sobrava”. Mas a viúva pobre, “da sua pobreza, colocou tudo o que tinha – tudo o que tinha para viver” (Marcos 12:44). As grandes doações dos ricos “não exigiam nenhum sacrifício e não podiam ser comparadas em valor com a moedinha da viúva”.

A viúva não tinha muito mas deu tudo que tinha a ponto de se privar de comida. Havia muito sacrifício em seu motivo de dar. Não foi uma piada nem uma coisa fácil de fazer. No entanto, ela fez isso com muita coragem. Sem hesitação. Sem arrependimentos.

Também vale a pena mencionar: “ela o fez com fé, acreditando que seu Pai celestial não negligenciaria sua necessidade. Esse espírito altruísta e fé infantil conquistaram o elogio do Salvador” (411.3).

Você faria o mesmo se estivesse no lugar dela?

Seus pensamentos?

Há muitas outras viúvas na Bíblia. Mas as seis mulheres que cobrimos têm histórias incríveis que nos ensinam algumas das maiores lições da vida.

De quem você mais gosta? O que você aprendeu pessoalmente com ela?

Compartilhe conosco comentando abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *