7 coisas que você deve saber sobre adoção

1. A adoção reflete o evangelho.

A Bíblia nos diz que as famílias humanas refletem uma paternidade eterna ( Efésios 3:14–15 ). Sabemos, então, como deve ser a paternidade humana com base em como nosso Deus Pai se comporta em relação a nós. Mas o inverso também é verdadeiro. Vemos algo da maneira como nosso Deus é paternal em relação a nós por meio de nossos relacionamentos com pais humanos. E assim Jesus nos diz que na provisão e disciplina de nosso pai humano temos um vislumbre do amor ativo de Deus por nós. A mesma verdade está em ação na adoção. A adoção é, por um lado, evangelho. Nisso, a adoção nos diz quem somos como filhos do Pai.

2. A adoção é uma guerra espiritual.

A adoção é contestada, tanto em seus aspectos cósmicos quanto missionários. As Escrituras nos dizem que existem seres invisíveis no ar ao nosso redor que preferem que não pensemos sobre o que significa ser quem somos em Cristo. Esses governantes desta era preferem que ignoremos tanto a realidade eterna quanto o ícone terreno dela. Eles preferem que encontremos nossa identidade, nossa herança e nossa missão de acordo com o que podemos ver e verificar como nosso – de acordo com o que a Bíblia chama de “a carne” ( Romanos 8 ) – em vez de de acordo com os ritmos velados do Espírito da vida. É por isso que adoção não é caridade – é guerra.

3. A adoção não é para todos, mas ninguém está excluído de participar.

Nem todos são chamados a adotar. Ninguém quer pais que adotem crianças pelo mesmo senso de dever com que podem contribuir para o fundo de construção do novo ginásio da igreja. Mas todos nós temos interesse na questão da adoção, porque Jesus tem. Ele é quem nos diz que seu Pai também é “Pai dos órfãos” ( Salmos 68:5 ). É ele quem insiste em chamar “os menores destes” de “irmãos” ( Mt 25:40 ) e nos diz que a primeira vez que ouvirmos sua voz, ele estará nos perguntando se nós fizemos o mesmo.

A adoção forma e cria uma nova realidade, uma nova família.

4. Adoção é como missões globais.

Os missionários costumam dizer — e com razão, creio eu — que a pergunta que se deve fazer não é se você foi chamado para missões, mas como . Não se deve perguntar primeiro: “Fui chamado para levar o evangelho às nações?” mas “Sou chamado para apoiar a Grande Comissão de casa?” Um princípio semelhante está em ação aqui.

Algumas pessoas “sentem-se chamadas” para o campo missionário, mas claramente não deveriam ir. Muitos mais deveriam estar lá — ou deveriam estar canalizando apoio de oração e ajuda monetária para aqueles que pregam no exterior — que nem mesmo consideraram como eles se encaixam nos propósitos globais de Deus. Alguns de vocês podem se sentir chamados a adotar crianças, mas claramente não deveriam. Talvez seu casamento esteja com problemas, ou você não tenha autocontrole em suas finanças, raiva ou ética de trabalho. Provavelmente muitos mais de vocês seriam pais excelentes — pela primeira vez ou outra vez — se ao menos se tornassem vulneráveis ​​o suficiente diante de seu Deus para pedir.

5. A adoção requer unidade na igreja.

A adoção se tornaria uma prioridade em nossas igrejas se nossas próprias igrejas vissem nossa irmandade e irmandade na própria igreja, e não em nossas identidades carnais. Para alguns cristãos – talvez para você – é difícil imaginar como um afro-americano poderia amar um bebê ucraniano branco, como um adolescente haitiano poderia chamar os pais suecos de “mamãe” e “papai”. É claro que isso é difícil de imaginar, quando tantas de nossas igrejas nem conseguem superar diferenças tão triviais quanto o estilo musical.

Temos que aprender a descobrir quem realmente somos, juntos, como filhos adotivos de Deus.

6. A adoção requer mais do que uma vila.

Sua congregação pode encorajar e equipar a adoção de bebês e crianças. Sua igreja pode pregar o evangelho e cuidar dos vulneráveis. Você pode fornecer os fundos, o incentivo e o apoio de oração para um número incontável de famílias da Grande Comissão. Se a adoção for uma prioridade, será preciso mobilizar as congregações para isso. Afinal, é preciso mais do que uma aldeia para adotar uma criança, pelo menos para nós em Cristo. É preciso uma igreja.

7. A adoção cria uma nova família.

Nossa adoção em Cristo significa uma transferência de uma paternidade antiga para uma nova. Não somos mais filhos de Satanás, embora ele conteste o acordo de custódia – e nos sentimos pressionados nesse meio tempo – até nossa adoção final na ressurreição dos mortos. Isso não significa que os pais biológicos devam ser equiparados a Satanás – de forma alguma. Significa, porém, que a adoção forma e cria uma nova realidade, uma nova família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *