10 coisas que você deve saber sobre os atributos incomunicáveis ​​de Deus

1. Eles descrevem como Deus não é como nós.

Seus atributos incomunicáveis ​​pertencem somente a ele. Eles são verdadeiros sobre ele e nenhum outro. Sua imensurabilidade, incompreensibilidade, autoexistência, autossuficiência, eternidade, imutabilidade, onipresença, onisciência, onipotência e soberania devem extrair de nós: “Quem é como tu, ó Senhor, entre os deuses? Quem é como você, majestoso em santidade, impressionante em atos gloriosos, fazendo maravilhas?” 

2. Eles não conhecem limites.

Tudo o que é verdadeiro sobre a natureza e o caráter de Deus é infinitamente verdadeiro. Ele é infinitamente criativo, infinitamente sustentador, ilimitado pelo tempo. Deus não conhece limites para sua presença, conhecimento, poder e autoridade.

3. Eles nos mostram nossos limites.

Quando contemplamos a ilimitação de Deus, vemos nossos próprios limites com mais clareza. Somos mais capazes de reconhecer onde estamos tentando brincar de Deus em um relacionamento ou circunstância. Humilhados pela comparação, reorientamos nossos corações para a submissão.

4. Eles não são nossos para imitar.

Podemos e devemos imitar os atributos comunicáveis ​​de Deus. Pelo poder do Espírito podemos aprender a ser misericordiosos, amorosos, longânimos e graciosos. Mas não devemos cobiçar ou imitar seus atributos incomunicáveis. Não fomos projetados para a onisciência. Não temos direito à onipotência. Não devemos aspirar à auto-suficiência. Fazer isso é pegar o que é dele e convidar o desastre.

5. Eles desafiam nossa compreensão.

Porque Deus é infinito e nós somos finitos, nossa capacidade de conhecê-lo é limitada. Não conhecemos nada nem ninguém que seja ilimitado, por isso é difícil encontrar pontos de comparação que possam nos ajudar a entender seus atributos. Eles são, no entanto, capazes de ser compreendidos suficientemente através da Bíblia. Todo o conhecimento dele que é necessário para a vida e a piedade pode ser encontrado lá e vale a pena trabalhar para entender.

Porque Deus é infinito e nós somos finitos, nossa capacidade de conhecê-lo é limitada.

6. Eles mudam a forma como lemos a Bíblia.

Quando estudamos o que é verdadeiro sobre Deus, começamos a ver seu caráter revelado de diferentes pontos de vista cada vez que lemos sua Palavra. Somos capazes de interpretar textos no contexto de quem é Deus. A lei declara sua soberania. A história do Êxodo declara sua onipotência. A história da criação declara sua auto-existência e eternidade.

7. Eles nos ensinam a confiar em Deus.

Quando passamos a reconhecer quão iminentemente qualificado Deus é para sustentar sua criação e governá-la, entregamos o controle a ele. Paramos de lutar com nosso criador e aprendemos a confiar nele em assuntos que estão além de nossa capacidade ou compreensão.

8. Eles inspiram a adoração correta.

Quando contemplamos Deus por quem ele é, oferecemos adoração aceitável em reverência e temor (Hb 12:28-29). Entendemos novamente que não devemos adorar outros deuses porque não existem outros deuses. Ele sozinho transcende. Ele é digno de sacrifício e adoração.

9. Eles nos ensinam a odiar o pecado.

Quando entendemos o caráter de Deus em toda a sua glória, vemos nosso pecado sob uma nova luz. Ganhamos uma perspectiva sobre o que significa que nosso pecado nos faz “destituídos da glória de Deus”. Como Isaías, respondemos a uma visão de Deus elevado e exaltado com confissão e arrependimento.

10. Eles nos ensinam a amar o próximo.

Quando vemos Deus como o maior objeto de nossa afeição, podemos parar de pedir a outras pessoas que sejam Deus para nós. Aprendemos não apenas a abraçar nossos próprios limites, mas também a aceitar os limites dos outros. Quando reconhecemos que não precisamos de nosso próximo para nos salvar, podemos livremente estender a eles o amor incondicional que nos foi dado por meio da milagrosa obra expiatória de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *