7 dicas para combater a distração na oração

Já se sentiu frustrado por não conseguir se concentrar para orar? Concentrar-se em Deus em oração é como tentar pregar gelatina na parede. Você não pode parar a enxurrada de pensamentos que vão desde como será o seu dia à frente até aquele e-mail que precisa de sua atenção até o último vídeo de gato que você viu no YouTube.

Se você luta contra a distração na oração, você não está sozinho. Na verdade, a maioria dos crentes diz que é uma de suas maiores lutas . Mesmo Jesus, que enfrentou todas as tentações que enfrentamos, teve que escapar das multidões e distrações para a oração particular (veja Marcos 1:35; Mateus 14:23; Lucas 6:12).

Como podemos combater a distração para melhor nos concentrarmos na oração? Este artigo fornece uma estrutura simples para ajudá-lo a responder a essa pergunta. Antes de prosseguirmos, por que não pedir ajuda a Deus para combater as distrações causadas pelo mundo, pela carne e pelo diabo?

7 dicas para combater a distração na oração

1. Lembre-se para quem você ora: Deus, seu Pai.

A coisa mais importante sobre a oração é lembrar para quem estamos orando. É por isso que Jesus ensinou seus discípulos a orar começando com “Pai nosso que estás nos céus” (Mateus 6:9). Muitas vezes nos concentramos em nossas ações e palavras na oração que esquecemos em sua forma mais simples, a oração é responder a Deus que iniciou a conversa conosco revelando-se em Sua Palavra.

2. Diagnosticar por que você pode estar distraído.

Observe as distrações voluntárias e involuntárias que você enfrenta com mais frequência. Quais são as distrações que você pode controlar? Estas são distrações voluntárias . Fico tentado a deixar meu telefone ou um ambiente barulhento me impedir de me concentrar na oração. Há uma razão pela qual Jesus nos disse para entrar em nossos quartos, fechar a porta e orar (Mateus 6:6).

As distrações involuntárias são aquelas sobre as quais não temos controle. Esses são os pensamentos aleatórios que surgem em nossas mentes sobre quais tarefas precisamos fazer ou para quem precisamos enviar uma mensagem de texto. Às vezes, esses pensamentos são importantes. Essas distrações não são necessariamente pecaminosas, mas precisamos encontrar maneiras de continuar orando e não deixá-las nos atrapalhar. Vou compartilhar algumas idéias para isso mais tarde.

Podemos nos distrair para orar por razões simples, como não ter mais energia mental depois de um longo dia de trabalho. Ou, a raiz pode ser uma questão mais complexa em nossas vidas. Algumas de suas distrações na oração são causadas por evitar responsabilidades, idolatrar seu trabalho (e, portanto, pensar nisso o tempo todo, mesmo durante a oração) ou simplesmente preguiça? Talvez a dor emocional profunda impeça um foco maior. Peça a Deus sabedoria e Sua ajuda para resolver os problemas do coração que causam distração.

3. Otimize a tecnologia para oração.

Deixe-me sugerir uma regra simples: use a tecnologia quando ela o ajudar a se concentrar na oração e abandone-a quando ela atrapalhar.

Mesmo se seguirmos o espírito da ordem de Jesus em Mateus 6:6 para oração particular, trazer um telefone para nossa sala de oração pode trazer o mundo inteiro conosco. É por isso que recomendo se desconectar totalmente da tecnologia quando possível. Desligue o telefone, coloque-o no modo avião ou coloque-o na outra sala. Você também pode querer limitar o uso da tecnologia ao longo do dia porque, se você for como eu, perceberá que quanto mais constantemente se distrai com a tecnologia, maior a probabilidade de se distrair durante as disciplinas espirituais de oração e leitura da Bíblia.

Mas também existem ferramentas tecnológicas que ajudam a promover a oração fiel.  Mas eu tenho que exercitar o autocontrole usando-o, porque afinal de contas está no dispositivo mais perturbador conhecido pela humanidade!

4. Encontre uma rampa para distrações.

Se você está se perguntando, o que acontece com os pensamentos de distração que são importantes? Preciso retornar essa ligação! Não posso esquecer de pagar essa conta! Se pensamentos importantes vierem à mente durante a oração, escreva-os em um pedaço de papel e organize-os depois da oração. Depois de escrever um pensamento, volte para a oração. Isso evita que um pequeno pensamento perdido sequestre um tempo de oração perfeitamente bom.

5. Quando distraído, reengaje.

Essa talvez seja a dica mais simples: quando perceber que perdeu o foco na oração, reoriente. Corra de volta para Deus. O puritano Thomas Brooks escreve: “Pensamentos vãos passam pelos melhores corações; eles são alojados e acarinhados apenas nos piores corações”.

6. Encontre ferramentas práticas para ajudá-lo a se concentrar.

Este ponto pode ser o mais prático. Implemente ferramentas de indução de foco quando estiver distraído. Aqui estão alguns a considerar[1]:

  • Use um caminho mental para a oração. Você pode orar as Escrituras , seguir as petições do Pai Nosso como modelo, orar usando a sigla ATOS ou criar seu próprio caminho. Um caminho nos ajuda a focar e reorientar depois de nos distrairmos.
  • Anote suas orações . Um diário, um processador de texto ou um pedaço de papel são tudo o que você precisa para rabiscar suas orações a Deus. Essa prática ajuda os alunos visuais como eu, porque a escrita concentra nossas mentes nas palavras que escrevemos. Uma vantagem adicional de anotar suas orações é que isso permite que você veja como Deus respondeu às orações passadas e veja como você cresceu.
  • Defina um alarme . Por alguma razão, é mais fácil me concentrar quando sei que há um limite de tempo para minha sessão de oração. Um benefício adicional é que, muitas vezes, quando o cronômetro toca, adiciono mais tempo porque me aqueci e entrei em um estado de fluxo de oração.
  • Vá passear . Isso pode estar andando pelo seu bairro ou andando de um lado para o outro na sua sala de estar. Minha prática é escrever as Escrituras e pedidos em um cartão e me referir a ele enquanto caminho. Caminhar me afasta de muitas distrações, e meu bloco de anotações me dá a estrutura mental de que preciso para ter um tempo de oração proveitoso.

7. Perceba que Deus é honrado por nossa luta.

Você já se perguntou por que Deus não remove todas as nossas distrações com um estalar de dedos? Ele tem o poder de fazer isso. Acho que uma razão pela qual Ele não faz isso é porque Ele está satisfeito com nossa luta porque nossos esforços dizem a Ele que Ele vale a pena. Nossa luta pelo foco é uma luta pela adoração.

Concentre-se Nele

Deixe isso encorajá-lo: você pode lutar para proferir apenas algumas frases em oração, mas Deus pode ouvi-las e pode mudar sua vida e até o mundo através delas. Só porque as distrações dão um soco em você não significa que você não pode lutar com a força de Deus e servir-lhes um golpe de nocaute. Não desista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *