7 dicas para ler o livro do Apocalipse

Confissão: Tenho lutado para ler o livro do Apocalipse. Já tive períodos em que quanto mais me esforço para estudá-lo, menos entendo o que ele diz ou por que é importante para minha caminhada com Cristo.

Posso apontar algumas razões para isso: interpretações estranhas que conectam aleatoriamente os símbolos do Apocalipse aos eventos atuais[1], miríades e miríades de gráficos e pontos de vista sobre o livro e, talvez o mais importante, minhas próprias habilidades de leitura deficientes.

Talvez você tenha tido uma experiência semelhante.

A tentação é descartar o livro como impossível de compreender e, assim, mantê-lo fechado. Mas fazer isso acarreta perdas significativas. Compreendemos o porquê ao lermos a promessa extraordinária no terceiro versículo do livro:

Bem-aventurado aquele que lê em voz alta as palavras desta profecia, e bem-aventurados aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1:3)

Como alcançamos essa bênção? À medida que fui crescendo como leitor de Apocalipse, descobri que as sete sugestões abaixo são inestimáveis.

7 dicas para ler o livro do Apocalipse

1. Considere o público original.

O apóstolo João escreveu Apocalipse para encorajar a igreja do primeiro século em apuros. Isso significa que quando o Apocalipse era lido em voz alta para as igrejas (1:3), esperava-se que os crentes comuns — sem graus avançados de teologia ou interpretações sofisticadas — entendessem e aplicassem a mensagem como Deus pretendia. Se eles puderam ouvir e guardar essa mensagem naquela época, nós também podemos hoje.

2. Faça boas observações.

Um erro que cometemos no estudo da Bíblia é pular para perguntas, curiosidades ou aplicações sem primeiro ler o texto com atenção. Aqui estão algumas dicas para mantê-lo focado no texto:

  • Pergunte a si mesmo: o que o texto realmente diz? Lute contra a vontade de consultar notas de estudo ou comentários antes de ler e pensar com cuidado.
  • Observe as repetições de teclas. As repetições de bênção, perseverança paciente, o trono de Deus (que se refere à soberania de Deus sobre a história), o arrependimento e “aquele que vence” são todos centrais na mensagem do Apocalipse. Considere sublinhar ou destacar essas repetições principais para ajudá-lo em leituras futuras do livro.
  • Observe os contrastes. Para citar alguns, o Apocalipse contrasta o céu e a terra, os seres espirituais bons e maus, o povo de Deus e o mundo rebelde. Ao notar contrastes, pergunte-se: Qual é o efeito pretendido?

À medida que desenvolvi minhas habilidades de observação, descobri que reler os livros das Escrituras me ajuda a ver o que o texto realmente diz.

3. Compreender os fundamentos da literatura apocalíptica.

O Apocalipse é um amálgama de gêneros: além de ser um livro de profecia (1:3) e uma epístola (1:4), o Apocalipse é apocalíptico. Alguns até chamam o livro de “O Apocalipse de João”. A palavra ‘Apocalipse’ significa simplesmente ‘uma revelação’ em grego. A mensagem do Apocalipse não é intencionalmente velada dos leitores, como se Deus quisesse nos enganar. Veja as primeiras palavras do livro: “A revelação [ou apocalipse] de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. Ele o tornou conhecido …” (1:1, ênfase minha). Esta revelação serve um propósito especial: dar uma “perspectiva celestial sobre as nossas circunstâncias terrenas para que cada geração do povo de Deus possa ser desafiada, confortada e receber esperança para o futuro.”[2]

A literatura apocalíptica não se preocupa em fornecer uma linha do tempo cronológica exata e muitas vezes repete os mesmos eventos de ângulos diferentes. (Por causa disso, eu encorajo você a deixar o que está claro no texto como seu foco, e não a descobrir um cronograma.)

A literatura apocalíptica está repleta de símbolos e imagens. Apocalipse menciona muitos como selos, trombetas, taças, bestas, mulheres, sete montes, a marca da besta e muito mais. Quando João nos dá o significado de um símbolo (veja Apocalipse 1:12, 20 e Apocalipse 12:9 por exemplo), preste atenção, isso facilita nosso trabalho de interpretação!

Pistas para interpretar símbolos podem vir de outras partes das Escrituras. Muitas das bestas, cores e números do Apocalipse encontram seu significado primeiro em outras porções das Escrituras.[3] (Uma Bíblia com um sistema de referências cruzadas ou uma Bíblia de estudo pode ajudá-lo aqui.) Outras pistas podem vir de uma boa compreensão do público original. Por exemplo, os leitores originais provavelmente leriam a referência às “sete colinas” em Apocalipse 17:9 e pensariam imediatamente nas sete colinas da Roma antiga. (Uma Bíblia de estudo pode ajudá-lo neste ponto.)

Se sua cabeça está girando… não se preocupe! O próximo ponto irá encorajá-lo.

4. Concentre-se na mensagem principal e não se prenda a detalhes.

Parte do desafio do Apocalipse é a miríade de detalhes confusos. Por que a primeira besta de Apocalipse 13 tem dez chifres e sete cabeças? Quando as taças do julgamento serão derramadas? Quem é o anti-Cristo? Aceitei a marca da besta ao não ler os termos e condições daquele site? Facilmente perdemos a floresta pelas árvores com essas perguntas. Manter sempre em mente a ideia principal do livro nos manterá focados no que é mais importante.

Aqui está uma ideia principal sugerida: O Cristo ressuscitado chama Seu povo à perseverança fiel em meio a provações ardentes enquanto Ele julga Seus inimigos e frutifica Seu Reino eterno. Isso é demais, então considere esta alternativa de duas palavras: Jesus vence.

Ao ler cada seção do livro, faça o possível para responder às perguntas: Como isso se relaciona/desenvolve a ideia principal? E para que Cristo está me chamando?

5. Aprecie a influência do Antigo Testamento no Apocalipse.

O Apocalipse encerra a história da Bíblia .[4] Assim como no final de qualquer história épica, os principais tópicos são resolvidos e concretizados. (Se você é um cinéfilo, pode comparar isso com o último filme de uma série épica que compartilha ovos de Páscoa com episódios anteriores ao longo do caminho.)

Segundo alguns relatos, o Apocalipse faz alusão ao Antigo Testamento mais de 500 vezes.[5] Isso significa que para entendermos o Apocalipse como foi escrito, faremos melhor largando o jornal e pegando o Antigo Testamento!

Você nunca irá aprofundar o uso do Antigo Testamento por Apocalipse, mas reconhecer referências à vontade pode adoçar sua experiência de leitura do livro e sua apreciação geral pela gloriosa unidade da Bíblia.

Aqui está um pacote inicial de passagens do Antigo Testamento para adicionar profundidade à sua leitura:

  1. Gênesis 1–3 – Para entender bem qualquer história, você precisa saber como ela começa e como termina. Leia Gênesis 1–3 e depois Apocalipse 21–22, observando as semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo, em Gênesis 1 vemos Deus criando os céus e a terra em Gênesis, enquanto Apocalipse 21 inaugura um novo céu e uma nova terra. Vemos a maldição do pecado entrar na criação perfeita de Deus em Gênesis 3, e não vemos mais maldição em Apocalipse 22:3. Segure os fios que conectam os suportes de livros da Bíblia e você terá uma boa ideia do que tratam os 1.184 capítulos entre eles. Você também terá um maior apreço pela pessoa e obra de Jesus Cristo, que é o foco das Escrituras (Lucas 24:44).
  2. Êxodo 7–13 – Apocalipse tem ecos das pragas no Egito ao longo de todo o livro (por exemplo, veja os Julgamentos da Tigela do capítulo 16). No Apocalipse, Jesus é repetidamente chamado de “o cordeiro que foi morto” (Apocalipse 5:12), imagem que se originou na refeição pascal de Êxodo 12 . No Êxodo, Deus flexionou Seus músculos soberanos de maneira dramática quando julgou Seus inimigos e salvou Seu povo pelo sangue do cordeiro. Ele está fazendo exatamente a mesma coisa em Apocalipse.
  3. Salmo 2 – A imagem de Cristo despedaçando as nações com uma barra de ferro aparece diversas vezes em Apocalipse (2:27, 12:5, 19:15) e lembra aos leitores quem realmente está no comando quando as nações se enfurecem contra Deus e Seu Cristo ungido.
  4. Daniel 7 – João baseia-se fortemente na porção profética do Antigo Testamento, especificamente nos livros de Daniel, Zacarias, Ezequiel. Talvez nenhum capítulo desta parte das Escrituras esteja mais no cenário de Apocalipse do que Daniel 7. No capítulo, Daniel tem uma visão noturna de quatro bestas e também “alguém semelhante a um filho de homem” (Daniel 7:13) que recebeu domínio e um reino eterno “para que todos os povos, nações e línguas o servissem” (Daniel 7:14). Soa familiar? 🙂

6. Saboreie o poder e a glória de Jesus Cristo.

Do começo ao fim, Apocalipse apresenta uma imagem gloriosa do Senhor Jesus Cristo. No capítulo um, Jesus é “semelhante a um filho de homem”, uma figura majestosa que possui as chaves da morte e do Hades (Apocalipse 1:18). Ele tem olhos como chamas de fogo, pés como bronze polido e uma voz como águas correntes, enfatizando Sua autoridade divina e presença gloriosa. No capítulo cinco, Ele é o Cordeiro vencedor que foi morto e o Único digno de abrir o livro e quebrar seus selos. O resto do livro chama Jesus de o conquistador do pecado e da morte, o Alfa e o Ômega, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, a Estrela Brilhante da Manhã de uma nova e gloriosa era, o juiz dos vivos e dos mortos, e o Cavaleiro no cavalo branco que retornará em glória para reinar para sempre.

Ao compreender quem é Jesus e aplicar Seu Senhorio à sua vida e às lutas neste mundo, você será capaz de se juntar à grande multidão do céu clamando:

“Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, poder, honra, glória e bênção!” (Apocalipse 5:12)

7. Coloque sua esperança em Deus e em seu futuro glorioso.

Se você já enfrentou o desânimo pensando em guerras, fomes, pandemias e no mal crescente em nosso mundo, Apocalipse é para você. A revelação eleva os nossos olhos do nosso mundo conturbado para o Deus que soberanamente governa tudo e que um dia livrará o mundo de todo o mal e da dor, trazendo-nos para o nosso lar celestial para sempre.

Longe de ser um livro confuso ou assustador, Apocalipse é profundamente reconfortante. Revela nosso futuro glorioso, livre da presença do pecado, da dor e da morte, e abençoado na presença de Jesus Cristo.

E ouvi uma grande voz vinda do trono, que dizia: “Eis que a morada de Deus está com o homem. Ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as coisas anteriores já passaram.” (Apocalipse 21:3-4)

A parte mais difícil (e abençoada) do Apocalipse

Embora este artigo deva lhe dar ajuda prática para a leitura de Apocalipse, você ainda terá muitas perguntas. Eu sei que ainda amo! Mas lembre-se, de acordo com Apocalipse 1:3, o verdadeiro desafio de Apocalipse não está naquilo que não entendemos, mas em manter o que entendemos .

Ao vivermos e sofrermos por Cristo em nosso mundo, “não amamos [nossas] vidas até a morte” como os santos vencedores (Apocalipse 12:11)? Será que estamos nos apegando a Cristo mesmo quando o mundo nos diz para rejeitá-Lo e confiar nas pessoas, nos bens, nos prazeres ou nos políticos?

Seja qual for a nossa resposta, temos a presença e o poder do nosso Salvador ressuscitado ao nosso lado. Ele pode nos ajudar a ouvir e guardar a mensagem do Apocalipse até que nos chame para casa ou retorne em glória. Até lá, mantenhamos os olhos fixos Nele e continuemos lendo Apocalipse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *