A ambição de Judas Iscariotes

O texto a seguir é uma adaptação do livro do Pastor Colin, Heaven, So Near—So Far: The Story of Judas Iscariot (Christian Focus Publications), da perspectiva de Judas . 


Desde os meus primeiros dias, queria que as pessoas soubessem quem eu era. Milhares de pessoas vivem e morrem sem serem celebradas ou lembradas. Eu odiei isso. Eu não queria ser um deles.

Eu era ambicioso. Eu queria fazer um nome para mim. No entanto, além de uma aptidão para números e uma habilidade incrível para calcular empréstimos, dívidas, juros e pagamentos, eu não possuía quaisquer dons ou talentos extraordinários. Intuitivamente, percebi que precisava me apegar a algo ou alguém. Eu precisava encontrar uma causa que me impulsionasse, um movimento que me construísse.

Achei que tinha encontrado quando, aos 29 anos, ouvi pela primeira vez rumores sobre um profeta excêntrico que estava pregando sobre uma tempestade no deserto. Fiquei curioso sobre ele e decidi ir ver com meus próprios olhos.

Algo grande

O homem estava vestido com pêlo de camelo e se sustentava por longos períodos no deserto com uma dieta de gafanhotos e mel. Sua mensagem era simples: “Algo que nunca aconteceu antes na história da humanidade está para acontecer: o Senhor está vindo!”

As pessoas que o ouviam perceberam que, se quisessem se encontrar com Deus, seria melhor confessarem e arrependerem-se primeiro, e João Batista tinha uma maneira pela qual poderiam responder à sua mensagem: um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. .

Foi quando eu estava com as multidões no deserto que tive meu primeiro vislumbre de Jesus. João estava pregando como em qualquer outro dia, quando viu alguém vindo em sua direção e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

Quando João identificou Jesus como o Cordeiro de Deus, ele estava dizendo que Jesus seria o substituto que morreria no lugar dos outros, e que ele seria o sacrifício cujo sangue seria derramado para a proteção do seu povo.

Isso eu entendi, mas foi o que João disse a seguir que realmente chamou minha atenção: “Este é aquele que batiza com o Espírito Santo”. Eu sabia que algo grande estava acontecendo e queria fazer parte disso.

João disse que o reinado e o governo de Deus na terra estavam próximos. Ele havia chamado as pessoas para se prepararem para a vinda do Senhor. Agora, ele estava apontando para Jesus e anunciando que tinha a capacidade de inundar outros com o poder do Espírito Santo.

Se mesmo uma pequena parte disto fosse verdade, a oportunidade seria enorme. Tive certeza de que meu momento havia chegado.

Milagres espetaculares

Nestes primeiros dias, os primeiros discípulos estavam às vezes com Jesus, mas outras vezes voltavam ao trabalho nos barcos. Com o círculo em torno de Jesus ainda evoluindo, eu queria que ele me visse como alguém confiável, aquele em quem ele poderia confiar, então decidi aparecer onde quer que Jesus fosse.

À medida que Jesus se mudava de cidade em cidade, seu padrão era ensinar na sinagoga local. Eu chegaria cedo e sentaria onde ele me veria. E com certeza, funcionou. Quando ele olhou para mim, ele me lançou aquele olhar conhecedor que dizia: “Então você está aqui de novo! Estou feliz com isso!

Um dia, depois de pregar, Jesus realizou um milagre tão espetacular que sua reputação começou a se espalhar por toda parte.

Como sempre, cheguei cedo e estava sentado perto de Jesus enquanto ele ensinava. A essa altura, ele me conhecia pelo nome e eu podia contar com um sorriso conhecedor dele. Esse pequeno gesto foi enorme para mim. Isso me fez sentir que eu poderia ser alguém de quem Jesus escolheria depender.

Ensinar nunca é fácil com a distração de uma multidão grande e inquieta, mas nesta ocasião o caos atingiu outro nível. Enquanto Jesus falava, percebi um barulho acima de nós e imaginei que algumas pessoas haviam subido no telhado. Quantos eram, eu me perguntei, e por quanto tempo o telhado aguentaria?

Um pouco de terra começou a cair do teto, e depois mais, até que um buraco se abriu e, olhando para cima, pude ver quatro homens que haviam cavado o telhado com as mãos. Então, para espanto de todos os presentes, baixaram um paralítico, deitado em sua cama, entregando-o bem na frente de Jesus.

Isso é engenhosidade , pensei. Aqui estão pessoas comprometidas, determinadas e decididas: pessoas que sabem o que querem e farão o que for preciso para superar tudo o que estiver em seu caminho.

As palavras que Jesus disse ao homem em sua cama não foram o que eu esperava. “Filho”, disse ele, “seus pecados estão perdoados”.

Encontrando um vencedor

Por que ele disse aquilo? Eu me perguntei. O perdão dos pecados é importante, mas não parecia ser a necessidade mais óbvia do homem. Parecia que, para Jesus, ser perdoado por Deus importava mais do que a capacidade de se levantar e andar!

Acho que não fui o único que questionou isso. As pessoas ao redor da sala ficaram inquietas. Eles olharam para Jesus como se dissessem: “É isso? E o fato de esse homem não poder andar?” Outros ficaram ofendidos por Jesus ter declarado perdoados os pecados do homem. Os pecados, por definição, são ofensas cometidas contra Deus, e só Deus tem o direito e a autoridade para perdoá-los.

Jesus devia saber disso. Ele disse ao povo que queria que soubessem que ele tinha autoridade para perdoar pecados e, por essa razão, disse ao paralítico: “Levante-se, pegue sua cama e vá para casa”.

Quando o homem fez o que Jesus disse, toda a multidão ficou maravilhada, e lembro-me de ter pensado: Nunca em toda a minha vida vi algo parecido com isso.

Quem quer que fosse Jesus, o seu ministério estava a decolar e, sabendo que João tinha atraído enormes multidões no deserto com o seu claro apelo ao arrependimento, imaginei que não havia limite para o que Jesus poderia fazer, impulsionado pelo seu poder milagroso.

Eu era ambicioso. Não tinha interesse em me apegar a uma causa obscura destinada ao fracasso. Mas senti que, em Jesus, havia encontrado um vencedor e fiquei mais determinado do que nunca a entrar no seu círculo íntimo.

Entrando

Com as multidões que seguiam Jesus crescendo a cada dia, e tanta competição por sua atenção, ficou claro para mim que algo teria que ser feito para estabelecer um círculo fixo de pessoas que se dedicariam em tempo integral a viajar com Jesus e apoiá-lo. em seu ministério. De todo o coração, eu queria ser um deles.

Um dia, recebemos a notícia de que depois de uma noite inteira sozinho na encosta de uma colina orando ao seu Pai, Jesus estava pronto para escolher os discípulos que participariam mais intimamente de sua vida e ministério.

A notícia logo se espalhou entre seus amigos e todos nós fomos nos juntar a ele na montanha. Ele nos disse que nomearia doze, e que o chamado deles seria o primeiro, para estar com ele; segundo, pregar; e terceiro, para expulsar demônios. Sabendo que havia chegado um momento decisivo para a vida, ficamos todos em silêncio enquanto esperávamos para ver quem ele havia escolhido.

Olhando para a multidão à sua frente, Jesus começou a gritar nomes:

“Simão Pedro e André”, disse ele, incitando os irmãos que foram os primeiros a seguir Jesus a se afastarem da multidão.

“Tiago e João”, continuou ele, selecionando os irmãos aos quais se referia como “Filhos do Trovão”.

“Filipe e Bartolomeu.” Até agora, nenhuma surpresa. Bartolomeu que conheci inicialmente como Natanael, e ele, como os outros, esteve com Jesus desde o início.

Seis dos doze foram escolhidos. Restaram mais seis vagas.

“Mateus!” Agora isso foi uma surpresa. Mateus era cobrador de impostos, o que significava que ele havia se vendido aos romanos, enchendo os bolsos às custas do seu próprio povo. Dificilmente uma escolha popular. Nem, a meu ver, um sábio. Por que Jesus confiaria em um homem que quebrou a fé com seu próprio povo? Matthew era, na minha opinião, o tipo de homem que poderia facilmente se tornar um traidor.

“Tomé!” Outra escolha estranha, pensei. Este homem seguiu Jesus fielmente, mas também fez muitas perguntas. Havia uma certa hesitação nele e me perguntei se algum dia ele conseguiria superar suas muitas dúvidas.

“Tiago, filho de Alfeu!” Eu nunca tinha ouvido falar dele e, francamente, nunca tive certeza do motivo pelo qual ele foi escolhido.

“Simão, o Zelote!” Essa foi uma escolha arriscada. Simão era conhecido como o Zelote por causa de seu envolvimento em políticas radicais. Ao vê-lo apoiar os outros nove, perguntei-me como seria possível que Simon e Matthew se dessem bem, dadas as suas histórias em lados opostos da divisão política.

Restavam apenas duas vagas e a tensão da espera estava se tornando insuportável. Então ele chamou meu nome: “Judas!” Mas ele não estava olhando para mim. Ele estava acenando para Tadeu, que trouxe todo tipo de confusão porque era conhecido por três nomes: Judas, Tadeu e Lebeu.

Resta uma vaga: Deus, por favor, deixe que seja eu!

Jesus fez uma pausa e então, olhando diretamente para mim com intensidade e compaixão nos olhos, disse: “Judas Iscariotes!”

Eu estava dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *