8 Marcas de um verdadeiro avivamento

Nossa terra, comunidades, igrejas e vidas precisam desesperadamente de um reavivamento espiritual enviado da única fonte que se pode originar – de cima. Os pastores e muitos dentro da igreja têm um desejo sincero de um retorno dedicado do povo de Deus à Sua Palavra e à Sua casa. Quais são as marcas e sinais de um retorno verdadeiro e duradouro a um estado de bênção de nosso Senhor?

O profeta Esdras escreveu quando os filhos de Deus foram reunidos com sua terra prometida, mas rapidamente voltaram à desobediência cometendo pecados de idolatria e “se misturando” com as pessoas de outras nações. Em 9:8, ele escreveu: “agora, por um breve momento, o Senhor nosso Deus foi misericordioso em deixar-nos um remanescente e nos dar um lugar firme em seu santuário, e assim nosso Deus dá luz aos nossos olhos e um pouco de alívio em nossa escravidão. ”

1. Oração

Um reavivamento eficaz começa com a petição fervorosa do povo de Deus pelo poder e orientação do Espírito Santo por meio da igreja, do pastor e dos líderes espirituais designados. A oração do salmista no Hino 85 está na forma de um cântico que reconhecia as obras passadas do Senhor em Sua libertação e sustento.

Ele declarou: “tu tens sido favorável à tua terra”, “trouxe de volta o cativeiro de Jacó”, “perdoou a iniqüidade do teu povo” e “cobriu todos os seus pecados”. Nossa oração testifica de Seu perdão e nossa libertação através do “prego no seu lugar santo”, que era o meio “tirou toda a tua ira” e “desviaste-te do furor da tua ira”. A presença de um reavivamento é uma bênção da misericórdia de Deus por causa de Sua presença, mas também uma contenção de Sua ira contra um povo desobediente.  

2. Arrependimento

No versículo quatro, o salmista tem um desejo de arrependimento e petições para que o Senhor “nos converta, ó Deus da nossa salvação, e faça cessar a tua ira contra nós”. Afastar-se do pecado e ver corretamente nosso pecado como Deus vê nosso pecado não é obra do homem, mas a obra eficaz do Espírito Santo. Arrependimento é ver a verdade de nossas ações e ver nossos pecados na mesma visão que o Senhor vê nossos pecados. 

2 Crônicas 7:14 é um versículo para a igreja e predica a cura e restauração de uma nação em seu povo, humilhando e se afastando do comportamento pecaminoso. O arrependimento genuíno é necessário para a cura espiritual desejada dentro da igreja.

3. Alegria

Outro indicador de um verdadeiro avivamento é o regozijo de Sua fidelidade na restauração de Seu povo. Cristãos mais fortes constroem igrejas poderosas. Igrejas vibrantes, por sua vez, são impactantes em suas comunidades. Esses impactos são certamente algo para se alegrar.

Paulo escreveu em Romanos 5:2 que “pelo qual obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes. E nos gloriamos na esperança da glória de Deus. ” Sim, o regozijo é resultado da restauração de nossos irmãos e irmãs em Cristo que se baseia apenas na esperança encontrada na glória de Deus.

4. Enumeração e Lembrança de Todas as Suas Misericórdias

Em Esdras 9:9 , o profeta observou: “Embora sejamos escravos, nosso Deus não nos abandonou em nossa escravidão. Ele nos mostrou bondade aos olhos dos reis da Pérsia: Ele nos deu nova vida para reconstruir a casa de nosso Deus e reparar suas ruínas, e ele nos deu um muro de proteção em Judá e Jerusalém. ” Nossa vida é um testemunho das contínuas misericórdias de nosso Salvador. Ele nos deu um “espaço de misericórdia” enquanto ainda éramos pecadores para chegar à graça salvadora de Seu amor de Seu sangue purificador.

Uma restauração do Senhor é uma bênção que deriva unicamente de Sua graça e misericórdia. Ele não tem obrigação. A concessão de Sua misericórdia é um aspecto de Sua providência, como Paulo em Romanos 9:15 repetiu a mensagem do Senhor a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e terei compaixão de quem eu tiver misericórdia”. Assim, por Sua graça, “o Senhor dará o que é bom; e a nossa terra dará o seu produto.” Suas misericórdias continuaram por toda a nossa vida, e qualquer reavivamento será por causa de Sua misericórdia.

5. Desejo por Sua Presença

O verdadeiro avivamento pode ser identificado por um desejo pelo Senhor e Sua direção em nossos lares, igrejas, comunidade, escolas e em nosso governo. Somos lembrados de que “certamente a sua salvação está próxima dos que o temem; que a glória habite em nossa terra”. O “medo” identificado no versículo nove denota uma compreensão da consequência prejudicial de mantê-lo fora ou “apagar” Seus ensinamentos e impacto. Esta libertação está certamente próxima tanto posicionalmente quanto espiritualmente para aqueles que darão ouvidos à Sua Palavra.

Um avivamento espiritual tem a presença do Espírito Santo , que dá luz às trevas e expõe nosso pecado. Um homem profano não pode servir a um Deus santo como Josué, em Seu discurso final, advertiu os filhos de Israel em Josué 24:19 : “Vocês não podem servir ao Senhor. Ele é um Deus santo; Não perdoará sua rebelião e seus pecados”. A glória manifestada e a provisão de Deus estarão ausentes até que tenhamos um desejo de separação, santidade e justiça.   

6. Desejo de Estabilidade Espiritual

O avivamento tem um desejo inato de evitar um retorno ao “cativeiro” ou ao estado anterior distante do Senhor. O salmista entendeu que a obediência da paz falada de “Deus, o Senhor” é a provisão necessária para que “não voltem à loucura”. Os filhos de Israel tinham o hábito de voltar à idolatria e à desobediência logo após uma grande libertação ou uma manifestação abundante da presença favorável do Senhor.

Lembrar-se do tormento de um relacionamento rompido do Altíssimo é um aspecto importante da obediência. O verdadeiro avivamento é marcado pelo desejo de não precisar de outro avivamento espiritual.

7. Eco do Acordo

O verdadeiro avivamento é marcado pela verdade e pela justiça, não pela fumaça e pelos espelhos feitos pelo homem. Nos versículos 10-11, o salmista escreve de maneira pungente: “a misericórdia e a verdade se encontraram; justiça e paz se beijaram. A verdade brotará da terra; e a justiça olhará do céu”.

Spurgeon, em seu comentário dos Salmos, escreveu: “o Senhor cuja justa severidade infligiu os magos, agora com pena envia paz para curar a ferida”. Ele explicou que o homem natural, em seu conhecimento e falta de espiritualidade, não pode “estimar corretamente a solução dos problemas espirituais – eles estão muito acima e fora de sua vista”. Lindamente, Spurgeon escreveu que “a obra do Espírito até agora cria uma harmonia oca entre sua igreja abaixo e a justiça soberana acima”.

Nenhum evangelista pode assumir a responsabilidade pelo rejuvenescimento do povo de Deus. Durante o crescimento inicial da igreja e o poder manifesto do Espírito Santo , os críticos em Atos 5:38-39 entenderam: “se seu propósito ou atividade for de origem humana, falhará. Mas se for de Deus, você não poderá deter esses homens; vocês apenas se encontrarão lutando contra Deus”. Assim como um verdadeiro avivamento do Espírito Santo não pode ser interrompido pelo homem, também não pode ser iniciado pelo homem.   

8. Desejo de seguir sua liderança

Concluindo, o versículo 13 nos diz: “A justiça irá adiante dele; e nos porá no caminho dos seus passos”. O comentarista e professor da Bíblia , David Guzik, descreveu esta imagem como Deus sendo a cabeça de um cometa, e nós servimos como a cauda. A igreja deve ter o desejo de ter essa mesma proximidade ao seguir Sua direção.

Guiado pelo espírito, o profeta Ezequiel sentou-se no vale dos ossos secos. Os corpos receberam “tendão e carne” seguindo o barulho e tremores ordenados. Não foi até que o Espírito Santo soprou sobre os mortos que a respiração habitou seus corpos. O Senhor então informou a Ezequiel de seu plano de “tirar os filhos de Israel dentre os pagãos” “e trazê-los para sua própria terra”. Ali eles seriam unidos e transformados em “uma nação na terra”.

Esta restauração e reavivamento resultaria em eles não se contaminarem “mais com seus ídolos, nem com suas coisas detestáveis, nem com qualquer de suas transgressões; mas eu os salvarei de todas as suas moradas, em que pecaram, e purificá-los; assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”. Um avivamento eficaz e sustentado começa com a vivificação por meio do Espírito Santo e resulta na obediência de Seu povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *