Estudo de Gênesis 30:22 – Comentado e Explicado

Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e tornou-a fecunda.
Gênesis 30:22

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 30:22 . Deus lembrou-se de Raquel, etc. – Raquel, mais sábia pela repreensão de seu marido, Gênesis 30: 2 se aplicava àquele que é o Doador de filhos; e ele ouviu a oração dela e concedeu o pedido dela; demorou mais, provavelmente, por sua impaciência: pois muitas vezes as bênçãos são retidas, para nos ensinar resignação. Raquel chamou seu filho Joseph, o que significa adicionar; e disse: O Senhor acrescentará para mim outro filho: que deve ser entendido como profético, ou podemos torná-lo, como o LXX e outras versões fizeram, no optativo, que o Senhor adicione outro filho!

Se Rachel tivesse exercido a paciência de Rebeca, ela não tinha sido tão apressada em colocar sua criada em seu lugar. Mais oração e menos sabedoria mundana responderam melhor ao seu fim; por enquanto, em sua fervorosa oração, Deus se lembra dela e lhe dá um filho. Ela o chama de Joseph, como prova de sua confiança no aumento de seus filhos. Ai! Quão pouco sabemos o que é bom para nós mesmos! Esse nome não havia sido dado, se ela pudesse prever que seu próximo filho seria a causa de sua morte.

Comentário de Adam Clarke

E Deus a ouviu. Após a severa reprovação que Raquel recebeu de seu marido, Gênesis 30: 2 , parece que ela buscou a Deus em oração, e que ele a ouviu; de modo que sua oração e fé obtiveram o que sua impaciência e incredulidade haviam impedido.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 30:22 . Deus lembrou-se de Raquel, etc. – Raquel, mais sábia pela repreensão de seu marido, Gênesis 30: 2 se aplicava àquele que é o Doador de filhos; e ele ouviu a oração dela e concedeu o pedido dela; demorou mais, provavelmente, por sua impaciência: pois muitas vezes as bênçãos são retidas, para nos ensinar resignação. Raquel chamou seu filho Joseph, o que significa adicionar; e disse: O Senhor acrescentará para mim outro filho: que deve ser entendido como profético, ou podemos torná-lo, como o LXX e outras versões fizeram, no optativo, que o Senhor adicione outro filho!

Se Rachel tivesse exercido a paciência de Rebeca, ela não tinha sido tão apressada em colocar sua criada em seu lugar. Mais oração e menos sabedoria mundana responderam melhor ao seu fim; por enquanto, em sua fervorosa oração, Deus se lembra dela e lhe dá um filho. Ela o chama de Joseph, como prova de sua confiança no aumento de seus filhos. Ai! Quão pouco sabemos o que é bom para nós mesmos! Esse nome não havia sido dado, se ela pudesse prever que seu próximo filho seria a causa de sua morte.

Comentário de John Calvin

22. E Deus lembrou-se de Raquel . Visto que com Deus nada é antes ou depois , mas todas as coisas estão presentes, ele não está esquecido, de modo que, no decorrer do tempo, ele precisa ser lembrado do passado. Mas as Escrituras descrevem a presença e a memória de Deus a partir do efeito produzido sobre nós mesmos, porque o concebemos para ser como ele parece ser por seus atos. Além disso, se o filho de Raquel nasceu o último de todos, não pode com certeza ser colhido das palavras de Moisés. Aqueles que, neste lugar, afirmam que a figura histeron proteron , que coloca o último primeiro, é usada, são movidos pela consideração de que, se José tivesse nascido depois do último de seus irmãos, a era que Moisés registra em Gênesis 41 : 46 , não concordaria com o fato. Mas eles são enganados nisso, que consideram as núpcias de Raquel desde o final dos segundos sete anos; considerando que certamente está provado a partir do contexto que, embora Jacó concordasse em prestar seu serviço a Raquel, ele a obteve imediatamente; porque desde o início, a disputa entre as duas irmãs eclodiu. Moisés claramente sugere, neste lugar, que as bênçãos de Deus foram concedidas tardiamente, quando Raquel se desesperou com a questão, e há muito tempo sujeita a reprovação por causa de sua esterilidade. Por causa desse presságio próspero, ela deu o nome Joseph (82) a seu filho, derivando a esperança de dois filhos da perspectiva de um (83)

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 30:22 . Deus lembrou-se de Raquel – a quem ele parecia ter esquecido e a ouviu, cujas orações foram negadas por muito tempo, e então ela deu à luz um filho. Raquel chamou José, seu filho, que, em hebraico, é parecido com duas palavras de um significado contrário: Asafe, abstulido, ele afastou minha reprovação; como se a maior misericórdia que ela tinha neste filho fosse, que ela havia salvado seu crédito: e Joseph, addidit; o Senhor acrescentará para mim outro filho; que pode ser encarado como a linguagem de sua fé: ela considera esta misericórdia como penhor de mais misericórdia; Deus me deu essa graça? Posso chamá-lo de Joseph e dizer que ele acrescentará mais graça.

Comentário de John Wesley

E Deus lembrou-se de Raquel, e Deus a ouviu e abriu seu ventre.

Deus lembrou-se de Raquel, a quem ele parecia ter esquecido, e a ouviu, cujas orações foram negadas por muito tempo, e então ela deu à luz um filho. Rachael chamou seu filho Joseph, que, em hebraico, é parente de duas palavras com um significado contrário: Asafe, abstulido, ele afastou minha reprovação, como se a maior misericórdia que ela tinha nesse filho fosse, que ela havia salvado. seu crédito: e Joseph, addidit, o Senhor acrescentará para mim outro filho: que pode ser encarado como a linguagem de sua fé; ela toma esta misericórdia como uma penosa penúria adicional: Deus me deu essa graça? Posso chamá-lo de Joseph e dizer que ele acrescentará mais graça.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:1 – Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.

Gênesis 21:1 – O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.

Gênesis 21:1 – O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.

Gênesis 25:21 – Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O SENHOR respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou.

Gênesis 29:31 – Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril.

Gênesis 30:2 – Jacó ficou irritado e disse: “Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos? “

1 Samuel 1:19 – Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram ao Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela.

Salmos 105:42 – Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão.

Salmos 113:9 – Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!

Salmos 127:3 – Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *