Estudo de Gênesis 25:21 – Comentado e Explicado

Isaac rogou ao Senhor por sua mulher, que era estéril. O Senhor ouviu-o e Rebeca, sua mulher, concebeu.
Gênesis 25:21

Comentário de Adam Clarke

Isaque implorou ao Senhor por sua esposa – Isaac e Rebeca haviam vivido dezenove anos juntos sem ter um filho; pois ele tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, Gênesis 25:20 , e tinha sessenta anos quando Jacó e Esaú nasceram, Gênesis 25:26 . Portanto, é evidente que eles viveram dezenove anos juntos sem ter um filho.

A forma do original neste lugar é digna de nota: Isaque pediu a Jeová, ???? ???? lenochach ishto , diretamente, propositalmente, especialmente para sua esposa. Ainsworth acha que as palavras implicam em orar juntas por essa coisa; e os rabinos dizem que “Isaque e Rebeca foram de propósito ao monte Moriá, onde ele fora amarrado, e oraram juntos para que tivessem um filho”. Deus teve o prazer de exercer a fé de Isaque antes do nascimento de Jacó, como ele havia exercido a fé de Abraão antes de seu próprio nascimento.

Comentário de John Calvin

21. E Isaque pediu ao Senhor por sua esposa . Alguns traduzem a passagem, Isaque suplicou ao Senhor na presença de sua esposa ; e entenda que isto foi feito, para que ela também acrescentasse suas orações, e elas suplicavam a Deus em conjunto. Mas a versão aqui apresentada é mais simples. Além disso, esse recurso à oração testemunha que Isaque sabia que ele era privado de filhos, porque Deus não o abençoara. Ele também sabia que a fecundidade era um presente especial de Deus. Pois, embora o favor de obter filhos tenha sido amplamente difundido por toda a raça humana, quando Deus pronunciou as palavras “aumentar e multiplicar”; ainda para mostrar que os homens não nascem fortuitamente, ele distribui esse poder de produção em vários graus. Isaac, portanto, reconhece que a bênção, que não estava à disposição do homem, deve ser buscada pela oração de Deus. Agora parece verdadeiramente que ele era dotado de nenhuma constância comum de fé. Como a aliança de Deus era conhecida por ele, ele sinceramente (se é que algum fez) desejou a semente. Portanto, não havia agora, pela primeira vez, em sua mente orar, visto que havia mais de vinte anos havia ficado desapontado com sua esperança. Portanto, embora Moisés, apenas em uma única palavra, diga que ele havia obtido filhos por suas orações a Deus; contudo, a razão determina que essas orações continuaram por muitos anos. A paciência do homem santo é aqui evidente, que embora pareça em vão derramar seus desejos no ar, ele ainda não desperta o ardor de sua devoção. E como Isaque nos ensina, por seu exemplo, a perseverar na oração; então Deus também mostra que ele nunca dá ouvidos aos desejos de seu povo fiel, embora ele possa adiar por muito tempo a resposta.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 25:21 . E Isaque pediu ao Senhor por sua esposa – Embora Deus tivesse prometido multiplicar sua família, ele orou por isso; pois as promessas de Deus não devem substituir, mas encorajar nossas orações e ser aperfeiçoadas como o fundamento de nossa fé. Embora ele tenha rezado por essa misericórdia por muitos anos, e isso não tenha sido concedido, ele não deixou de orar por ela.

Comentário de John Wesley

E Isaque tratou o SENHOR por causa de sua esposa, porque ela era estéril; e o SENHOR foi tratado por ele, e Rebeca, sua esposa, concebeu.

E Isaque tratou o Senhor por sua esposa – Embora Deus tivesse prometido multiplicar sua família, ele orou por isso; pois as promessas de Deus não devem substituir, mas incentivar nossas orações e ser aperfeiçoadas como o fundamento de nossa fé. Embora ele tenha rezado por essa misericórdia por muitos anos, e isso não tenha sido concedido, ele não deixou de orar por ela.

Referências Cruzadas

Gênesis 11:30 – Ora, Sarai era estéril; não tinha filhos.

Gênesis 15:2 – Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? “

Gênesis 16:2 – disse a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai.

Gênesis 17:16 – Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos”.

1 Samuel 1:2 – Ele tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha.

1 Samuel 1:11 – E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

1 Samuel 1:27 – Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido.

1 Crônicas 5:20 – Durante a batalha clamaram a Deus, que os ajudou, entregando os hagarenos e todos os seus aliados nas suas mãos. Deus os atendeu, porque confiaram nele.

2 Crônicas 33:13 – Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus.

Esdras 8:23 – Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 65:2 – Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 145:19 – Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.

Provérbios 10:24 – O que o ímpio teme lhe acontecerá; o que os justos desejam lhes será concedido.

Isaías 45:11 – “Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, o seu Criador: A respeito de coisas vindouras, você me pergunta sobre meus filhos, ou me dá ordens sobre o trabalho de minhas mãos?

Isaías 58:9 – Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;

Isaías 65:24 – Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.

Lucas 1:7 – Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada.

Lucas 1:13 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

Romanos 9:10 – E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *