Estudo de Êxodo 24:6 – Comentado e Explicado

Moisés tomou a metade do sangue para metê-lo em bacias, e derramou a outra metade sobre o altar.
Êxodo 24:6

Comentário de Albert Barnes

Ele aspergiu – Antes, ele lançou. Veja Levítico 1: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 24: 6 . Metade do sangue deve ser aspergida no altar Expressiva da aceitação de Deus e da ratificação da aliança; a outra metade ele espargiu Êxodo 24: 8 sobre o povo; ie seja nas próprias pessoas ou, provavelmente, nos doze pilares, representativos das pessoas. Deve-se observar que o engajamento deles nesse pacto deveria ser uma questão de livre escolha, Êxodo 24: 7 . Deus, em suas relações com os homens, sempre os trata como um povo dotado do poder da eleição. O apóstolo dos hebreus nos informa plenamente que esse método de fazer aliança com sangue tinha constante alusão a essa grande aliança com o sangue de CRISTO, que todo o sangue derramado em sacrifícios desde a fundação do mundo prefigurou; veja Hebreus 9:18 ; Hebreus 9:28 .

REFLEXÕES. – Agora, Moisés é dispensado de realizar as ordenanças e trazer consigo setenta dos anciãos de Israel, para contemplar a glória de Deus e confirmar o povo em sua obediência. Eles devem vir e adorar no Monte, mas longe: Moisés sozinho deve se aproximar. Nota; Todo crente deve subir ao monte de oração, para ver a glória de Deus; e agora podemos ousadamente nos aproximar de nosso mediador Jesus Cristo: essa honra tem todos os seus santos. Moisés, a seguir,

1. Desce, ensaia e escreve em um livro, para uso permanente, essas ordenanças. As pessoas consentem solenemente com elas. O interesse deles era tanto quanto dever. Nota; Muitos estão convencidos de seu dever e decidem apressadamente cumpri-lo; mas saindo com suas próprias forças, eles rapidamente fracassam em suas promessas e esquecem seus votos.

2. Um pacto solene é feito entre Deus e Israel, sendo Moisés mediador. Um altar representa Jeová e doze pilares para as doze tribos. Sacrifícios são oferecidos; pois sem expiação, não pode haver relação entre Deus e os pecadores: e o sangue aspergido, em parte sobre o altar, em parte sobre o povo, significava o selamento e a ratificação dos termos acordados. Nota; Cristo é o verdadeiro sacrifício que faz as pazes entre Deus e nós: seu sangue confirma a aliança da graça. Ele as borrifa em nossas consciências pela fé, e quando o nosso Sumo Sacerdote aparece com ele diante do altar de Deus no céu, em todos os momentos, pleiteia aquela aliança de redenção, que ele tem em nosso nome cumprido por sua obediência até a morte, morte da cruz.

Comentário de John Wesley

E Moisés tomou metade do sangue e o colocou em bases; e metade do sangue que ele espargiu sobre o altar.

1. O sangue do sacrifício que o povo ofereceu foi (parte dele) aspergido sobre o altar, o que significava que o povo se dedicava a Deus e à sua honra. No sangue dos sacrifícios, todos os israelitas foram apresentados a Deus como sacrifícios vivos, Romanos 12: 1 2. O sangue do sacrifício que Deus possuía e aceitava era (o restante dele) aspergido sobre o próprio povo, ou sobre os pilares que os representavam, o que significava que Deus havia conferido seu favor a eles, e todos os frutos desse favor, e dando-lhes todos os presentes que podiam desejar de um Deus reconciliado com eles e em aliança com eles. Esta parte da cerimônia foi assim explicada: Eis o sangue da aliança; veja aqui como Deus selou para você ser um Deus, e você selou para ser para ele um povo; as promessas dele para você e as suas para ele são sim e amém. Assim, nosso Senhor Jesus, o Mediador da nova aliança (de quem Moisés era um tipo), ofereceu a si mesmo um sacrifício na cruz, para que seu sangue fosse realmente o sangue da aliança, aspergiu sobre o altar em sua intercessão ( Hebreus 9:12 ,) e borrifa sobre sua igreja por suas palavras e ordenanças, e pelas influências e operações do Espírito de promessa por quem somos selados.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 24: 6 . 1º, o sangue do sacrifício que o povo ofereceu foi (parte dele) aspergido sobre o altar – o que significava que o povo se dedicava a Deus e à sua honra. No sangue dos sacrifícios, todos os israelitas foram apresentados a Deus como sacrifícios vivos, Romanos 12: 1 . 2d, O sangue do sacrifício que Deus possuía e aceitava era (o restante) aspergido sobre o próprio povo ou sobre os pilares que o representavam, o que significava que Deus estava dando seu favor a eles e todos os frutos daquele. favor, e dando-lhes todos os presentes que poderiam desejar de um Deus reconciliado com eles, e em aliança com eles. Assim, nosso Senhor Jesus, o Mediador da nova aliança, (de quem Moisés era um tipo), tendo se oferecido um sacrifício na cruz, para que seu sangue fosse realmente o sangue da aliança, aspergiu sobre o altar em sua intercessão ( Hebreus 9:12 ) e asperge sobre sua igreja por sua palavra e ordenança, e operações do Espírito de promessa, pelas quais estamos selados para ser para ele um povo.

Comentário de E.W. Bullinger

no altar . Isso estava comprometendo Jeová a esse convênio condicional. Veja Hebreus 9:19 , onde também se diz que o livro foi aspergido.

Referências Cruzadas

Exodo 12:7 – Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.

Exodo 12:22 – Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer.

Exodo 24:8 – Depois Moisés aspergiu o sangue sobre o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês de acordo com todas essas palavras”.

Exodo 29:16 – Sacrifique-o, pegue o sangue e jogue-o nos lados do altar.

Exodo 29:20 – e você o sacrificará. Pegue do sangue e coloque-o na ponta da orelha direita de Arão e dos seus filhos, no polegar da mão direita e do pé direito de cada um deles. Depois derrame o resto do sangue nos lados do altar.

Levítico 1:5 – Então o novilho será morto perante o Senhor, e os sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão nos lados do altar, que está na entrada da Tenda do Encontro.

Levítico 1:11 – O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor; os sacerdotes, descendentes de Arão, derramarão o sangue nos lados do altar.

Levítico 3:2 – Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto na entrada da Tenda do Encontro. Os descendentes de Arão, os sacerdotes, derramarão o sangue nos lados do altar.

Levítico 3:8 – Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto diante da Tenda do Encontro. Então os descendentes de Arão derramarão o sangue nos lados do altar.

Levítico 4:6 – molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

Colossenses 1:20 – e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Hebreus 9:18 – Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *