Estudo de Salmos 17:2 – Comentado e Explicado

Venha de vós o meu julgamento, e vossos olhos reconheçam que sou íntegro.
Salmos 17:2

Comentário de Albert Barnes

Deixe minha frase – hebraico, “meu julgamento”. A alusão é a um julgamento ou sentença como provindo de Deus em relação ao assunto mencionado no salmo, isto é, os ferimentos que ele havia recebido de seus inimigos. Ele sentiu que eles lhe haviam injustiçado e errado; ele se sentiu seguro de que uma sentença ou julgamento de Deus no caso estaria a seu favor. Por isso, Jó achava que, se pudesse levar seu caso diretamente a Deus, Deus decidiria a seu favor. Compare Jó 23: 1-6 .

Sai da tua presença – De diante de ti. Ou seja, ele pede a Deus para pronunciar uma sentença no seu caso.

Deixe seus olhos contemplarem – Ele pediu a Deus para examinar o caso com seus próprios olhos, ou atentamente para considerá-lo e ver onde estava a justiça.

As coisas que são iguais – As coisas que são justas e certas. Ele se sentiu seguro de que sua própria causa estava certa e ora aqui para que a justiça no caso possa ser feita. Ele sentiu que, se isso fosse feito, ele seria libertado de seus inimigos. Como entre nós e nossos semelhantes, é correto orar a Deus para que ele veja que a justiça exata deve ser feita, pois podemos ter certeza de que a justiça está do nosso lado e que somos feridos por eles; mas entre nós e Deus, nunca podemos oferecer essa oração, pois se a justiça fosse feita para nós, não poderíamos deixar de ser condenados. Diante dele, nosso pedido deve ser por misericórdia, não por justiça.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 17: 2 . Deixe minha sentença – hebraico, ??????? , mishpati , meu julgamento, isto é, julgamento em minha causa ou em meu nome: saia da tua presença – de ti e do seu tribunal, para o qual trago minha causa. Não o suspenda ou adie, mas examine rapidamente minha causa e dê uma sentença nela. Veja as coisas que são iguais – ou corretas: pois, embora eu precise e deseje sua misericórdia e favor em muitos outros aspectos, ainda imploro apenas a interposição de sua justiça nesta causa entre mim e eles.

Comentário de E.W. Bullinger

Deixe minha frase, etc. = De tua presença chegará meu julgamento: teus olhos discernirão os retos.

Comentário de Adam Clarke

Minha sentença sai da tua presença – Tu conheces meu coração e meus caminhos; julga-me como achar; não me deixe cair sob o julgamento do homem.

Que teus olhos contemplem as coisas que são iguais – sabes se presto todo o devido e se outros agem de maneira justa por mim. Você não pode ser enganado: faça justiça entre mim e meus adversários.

Comentário de John Calvin

2. Da presença do teu semblante. Literalmente, é, de diante de seu rosto ou diante de seu rosto. Por essas palavras, David insinua que, se Deus não se levantar como o vindicador de sua causa, ele será dominado por calúnias, embora inocente, e será visto como uma pessoa culpada e condenada. O conhecimento que Deus tomará de sua causa é tacitamente posto em oposição às invenções sombrias da falsidade que se espalharam contra ele. (341) Sua linguagem é como se ele tivesse dito: eu não peço outro juiz além de Deus, nem evito ficar diante de seu tribunal, (342) porque trago comigo um coração puro e um bom coração. causa. O que ele imediatamente acrescenta com relação ao olhar de Deus para sua retidão é de importância semelhante. Ele não quer dizer que Deus é cego, mas apenas pede que ele mostre que ele não coniva com a maldade dos homens, e que isso não é para ele uma questão de indiferença quando vê aqueles que não têm os meios de fazê-lo. defendendo-se (343) recebendo tratamento injustificado. Alguns consideram a palavra julgamento em um sentido muito restrito para o direito ao reino que foi prometido a Davi, como se ele pedisse para ser colocado no trono real pelo poder de Deus, na medida em que ele havia sido escolhido por ele para ser rei. , e também, em seu nome e por sua autoridade, havia sido ungido para esse ofício pela mão de Samuel. O significado que atribuo à linguagem de Davi é simplesmente este: sendo oprimido por muitos e variados erros, ele se compromete com a proteção e defesa de Deus.

Comentário de John Wesley

Que minha sentença saia da tua presença; os teus olhos contemplam as coisas iguais.

Sentença – Sentença em meu nome.

Venha – Do teu tribunal.

Referências Cruzadas

Salmos 37:6 – Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.

Salmos 37:33 – mas o Senhor não o deixará cair em suas mãos, nem permitirá que o condenem quando julgado.

Ezequiel 18:25 – “Contudo, vocês dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Ouça, ó nação de Israel: O meu caminho é injusto? Não são os seus caminhos que são injustos?

Ezequiel 18:29 – Contudo, a nação de Israel diz: ‘O caminho do Senhor não é justo’. São injustos os meus caminhos, ó nação de Israel? Não são os seus caminhos que são injustos?

Ezequiel 33:17 – “Contudo, os seus compatriotas dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Mas é o caminho deles que não é justo.

Ezequiel 33:20 – No entanto, ó nação de Israel, vocês dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Mas eu julgarei cada um de acordo com os seus próprios caminhos”.

2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *