Estudo de Salmos 42:3 – Comentado e Explicado

Minhas lágrimas se converteram em alimento dia e noite, enquanto me repetem sem cessar: Teu Deus, onde está?
Salmos 42:3

Comentário de Albert Barnes

Minhas lágrimas foram minha carne – A palavra rendida lágrimas neste lugar está no número singular e significa literalmente choro. Compare o Salmo 39:12 . A palavra carne aqui significa literalmente pão, e é usada no significado geral de alimentos, pois a palavra carne é sempre usada na versão em inglês da Bíblia. A palavra em inglês carne, que originalmente significava comida, foi alterada gradualmente em sua significação, até que agora denota no uso comum comida de animal, ou carne. A idéia aqui é que, em vez de comer, ele chorou. O estado descrito é aquele que ocorre com tanta frequência quando a tristeza excessiva retira o apetite ou destrói o gosto pela comida e ocasiona o jejum. Esse foi o fundamento de toda a idéia do jejum – essa tristeza, e especialmente a tristeza pelo pecado, tira o desejo de comida do tempo e leva à abstinência involuntária. Daí surgiu a idéia correlativa de abster-se dos alimentos com o objetivo de promover esse profundo senso de pecado ou produzir uma condição do corpo que seria favorável a uma lembrança adequada da culpa.

Dia e noite – constantemente; sem intervalo. Veja as notas no Salmo 1: 2 . “Enquanto eles me dizem continuamente.” Enquanto isso é constantemente dito para mim; isto é, pelos meus inimigos. Veja Salmo 42:10 .

Onde está o teu Deus? Ver Salmo 3: 2 ; Salmo 22: 8 . O significado aqui é: “Ele parece totalmente abandonado ou abandonado por Deus. Ele confiou em Deus. Ele professou ser seu amigo. Ele olhou para ele como seu protetor. Mas ele agora está abandonado, como se não tivesse Deus; e Deus o trata como se ele não fosse dele; como se ele não tivesse amor por ele e nenhuma preocupação com seu bem-estar. ”

Comentário de Thomas Coke

Salmos 42: 3 . Minhas lágrimas têm sido a minha carne dia e noite ou seja, “Estou inteiramente entregue à tristeza e à tristeza, enquanto ouço as contínuas censuras dos meus inimigos, dizendo-me: O que aconteceu com o teu Deus, em quem você não quis descansar?” tanta confiança? ” Ver Sermões do arcebispo Sharp, vol. 3: p. 2, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 42: 3-4 . Minhas lágrimas foram minha carne, etc. – Ou seja, estou inteiramente entregue à tristeza e tristeza enquanto ouço as contínuas reprovações de meus inimigos, dizendo-me: Onde está o teu Deus? De quem você tanto se gabou, como de alguém tão capaz e pronto para ajudar todos que confiam nele e invocá-lo? e particularmente como alguém comprometido com você por muitas grandes e especiais promessas? Ele se afastou de ti, e em nenhum lugar te será encontrado. Ele é incapaz ou não quer ajudá-lo, ou independentemente de você. Quando me lembro dessas coisas – Nomeadamente, meu banimento da presença de Deus e meus inimigos zombam e triunfam nessa ocasião. Derramei minha alma – Em fervorosa oração e amargas dores, em que seu coração quase se derreteu ou se dissolveu, e seu espírito se esgotou, e ele estava pronto para desmaiar. Pois eu tinha ido com a multidão – no caminho para Jerusalém, conforme o costume, na companhia dos israelitas, que foram para lá em grande número nas festas solenes. Fui com eles para a casa de Deus Ou, eu os conduzi, encorajando-os pela minha presença e franqueza. Com uma multidão que guardava o dia santo – As festas ou solenidades festivas, que eles guardavam santos ao Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

continuamente = o dia todo.

Comentário de Adam Clarke

Minhas lágrimas têm sido minha carne dia e noite – Meu desejo tem sido tão intenso após as bênçãos espirituais, que me esqueci de levar minha comida necessária; e minha tristeza é tão grande que não tenho apetite por ninguém. Sinto mais pela honra do meu Deus e por sua verdade do que por mim mesmo, quando os idólatras, que têm o seu povo em cativeiro, insultuosamente choram: Onde está o seu Deus?

Comentário de John Calvin

3. Minhas lágrimas têm sido meu pão Aqui, o salmista menciona outro eixo penetrante e afiado, com o qual os perversos e malévolos feriram gravemente seu coração. Não há dúvida de que Satanás fez uso de meios como esses para abafar a chama que o consumia de dor. “O quê”, podemos supor que o adversário diga: “você teria? Não vês que Deus te rejeitou? Pois certamente ele deseja ser adorado no tabernáculo, ao qual agora você não tem oportunidade de acesso, e do qual você é como foi banido. ” Estes foram ataques violentos, e o suficiente para derrubar a fé deste homem santo, a menos que, apoiado pelo poder do Espírito em um grau mais que comum, ele tivesse feito uma resistência forte e vigorosa. É evidente que seus sentimentos foram realmente e fortemente afetados. Podemos estar frequentemente agitados, e ainda assim não nos abster de comer e beber; mas quando um homem se abstém voluntariamente de comer e se entrega tanto ao choro, que diariamente negligencia suas refeições comuns e fica continuamente sobrecarregado de tristeza, é óbvio que não se incomoda em nenhum grau leve; mas que ele está gravemente ferido, e até no coração. (115) Agora, diz Davi, ele não sentiu maior alívio em nada que não fosse o choro; e, portanto, ele se entregou, exatamente da mesma maneira que os homens sentem prazer e prazer em comer; e isso ele diz ter sido o caso todos os dias, e não apenas por um curto período de tempo. Vamos, portanto, sempre que os ímpios triunfam sobre nós em nossas misérias, e nos zombam com maldade de que Deus está contra nós, nunca se esqueça de que é Satanás quem os move a falar dessa maneira, a fim de derrubar nossa fé; e que, portanto, não é hora de relaxarmos ou cedermos à indiferença, quando uma guerra tão perigosa é travada contra nós. Ainda há outra razão que deve nos inspirar com tais sentimentos, e é isso que o nome de Deus é desprezado pelos ímpios; pois eles não podem zombar de nossa fé sem censurá-lo muito. Se, então, não somos totalmente insensíveis, devemos nessas circunstâncias ser afetados com a mais profunda tristeza.

Referências Cruzadas

2 Samuel 16:12 – Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”.

Salmos 3:2 – São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará! ” Pausa

Salmos 22:8 – “Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem! “

Salmos 42:10 – Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus? “

Salmos 79:10 – Por que as nações haverão de dizer: “Onde está o Deus deles? ” Diante dos nossos olhos, mostra às nações a tua vingança pelo sangue dos teus servos.

Salmos 79:12 – Retribui sete vezes mais aos nossos vizinhos as afrontas com que te insultaram, Senhor!

Salmos 80:5 – Tu o alimentaste com pão de lágrimas e o fizeste beber copos de lágrimas.

Salmos 102:9 – Cinzas são a minha comida, e com lágrimas misturo o que bebo,

Salmos 115:2 – Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *