Estudo de Salmos 47:3 – Comentado e Explicado

Ele submeteu a nós as nações, colocou os povos sob nossos pés,
Salmos 47:3

Comentário de Albert Barnes

Ele subjugará o povo debaixo de nós – Compare Salmos 18:39 , note; Salmo 18:47 , note. A palavra traduzida como “subjugar” é aquela que geralmente significa “falar”. A idéia no uso dessa palavra aqui é que ele só precisa falar e está feito (compare o Salmo 33: 9 ), ou que ele poderia fazê-lo por uma palavra. Compare, no entanto, no uso da palavra aqui, Gesenius (Lexicon), na palavra – –?? dâbar 2, Hiphil.

E as nações sob nossos pés – isto é, elas serão total ou efetivamente subjugadas. Veja Salmo 7: 5 , nota; Salmo 44: 5 , nota. Como Deus lhes permitiu fazer isso, foi uma ocasião de gratidão e triunfo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 47: 3 . Ele subjugará, etc. – O autor inspirado do salmo aproveita a ocasião para louvar a Deus por ter chamado os gentios no tempo do Messias, que, pelo Espírito Santo, lhe foi então revelado. Como se ele tivesse dito: “Ele, este grande Deus, que deve ser reverenciado por todos os povos, a quem todos os joelhos se dobrarão, que é constituído e nomeado rei sobre toda a terra, sujeitará todas as nações do mundo. às regras que serão entregues sob sua autoridade por pessoas de nosso país; de onde sua lei que subjuga tudo seguirá “.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 47: 3 . Ele subjugará o povo debaixo de nós – Embora isso possa ser aplicado às vitórias que Deus deu aos hebreus sobre o povo vizinho, as expressões são magníficas demais para significar apenas isso. Submeter as nações, parece indicar algo mais do que colocar alguns países vizinhos sob o governo hebreu. E Deus certamente nunca pretendeu trazer, nem, de fato, ele trouxe as nações da terra sob o jugo do povo judeu; que estavam longe de estar aptos para submeter o resto do mundo a eles. E, portanto, é razoável concluir que, levando as nações da terra ao conhecimento e adoração de Jeová, e sujeitando-se ao evangelho, por meio do qual, em vez de serem escravos, foram libertados da escravidão do pecado e da morte, foi o grande assunto representado por essas expressões magníficas. O hebraico, ???? ???? ?????? , é literalmente: Ele falará o povo debaixo de nós, isto é, vencerá e os sujeitará por sua palavra, a vara de sua força, a ser enviada de Sião ( Salmos). 110: 2 ,) por meio do qual o povo seria disposto a desejar no dia de seu poder; pela lei, a lei do evangelho, ou palavra do Senhor, que deveria sair de Jerusalém, Isaías 2: 3 . Em conseqüência da ascensão de nosso Senhor, sua palavra todo subjugadora foi divulgada e, sob sua influência e direção, as nações convencidas e convertidas renunciaram a seus ídolos e concupiscências, e inclinaram seus pescoços ao jugo de Jesus e tornaram-se santos. e assuntos felizes. “Isso”, diz o Dr. Horne, “é a grande conquista anunciada pelas vitórias de Josué, Davi e todos os heróis fiéis da antiguidade, e predita em linguagem emprestada de suas histórias”. E as nações sob nossos pés – Os gentios convertidos foram de alguma forma trazidos sob os judeus, porque foram submetidos a Cristo e a seus apóstolos, e à igreja primitiva, que eram judeus. Ou melhor, o salmista fala isso em nome de toda a igreja, composta de judeus e gentios, à qual todos os crentes em particular deveriam se submeter em e para o Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele deve subjugar = pode subjugar.

nações = tribos de homens.

Comentário de Adam Clarke

Ele subjugará o povo debaixo de nós – fará novamente por nós o que havia feito por nossos antepassados ??- nos dará domínio sobre nossos inimigos e nos estabelecerá em nossa própria terra. Prefiro ler isso no passado, em relação ao que Deus fez por seus pais na destruição dos cananeus, dando-lhes a terra prometida por sua possessão e levando o povo para sua própria herança. Isso também se aplica à conversão dos gentios que, com a rejeição dos judeus, se tornaram sua herança; e a quem ele escolheu herdar todas essas bênçãos espirituais tipificadas pelos sacrifícios e outros ritos e cerimônias significativos da Igreja Judaica.

Comentário de John Calvin

3. Ele pôs em ordem as pessoas sob nós. Alguns traduzem o verbo que ele submeteu; e isso concorda com a tradução que eu dei. Outros traduzem que ele liderou, o que é um pouco mais distante do significado. Mas entender o verbo ???? , yadebber, como um significado para destruir, como é feito por outros, está completamente em desacordo com a mente do profeta; pois é sem dúvida uma sujeição vantajosa, alegre e desejável que aqui se quer dizer. No hebraico, o verbo está no tempo futuro, ele definirá em ordem; e se alguém estiver disposto a preferir retê-lo neste tempo, não tenho grande objeção a ele. Como, no entanto, é certo que, sob a figura do reino de Davi, aqui é celebrada a graça de Deus por vir, eu rapidamente adotei aquela tradução preferida por outros intérpretes. Além disso, embora neste versículo o profeta exorte especialmente seus compatriotas à gratidão a Deus, porque, por seu favor, eles governavam todas as pessoas; no entanto, é certo que ele quer dizer que aqueles que também foram subjugados estão associados aos judeus nessa alegria. O corpo não difere mais da sombra do que as expressões reinadas de alegria com as quais as nações pagãs honravam a Davi nos tempos antigos; diferem daquelas com as quais os fiéis em todo o mundo (184) recebem a Cristo; pois o último flui da obediência voluntária do coração. E certamente, se depois que a arca foi levada ao templo, não houvesse aparecido escondido sob esta figura algo muito mais alto, que formava a substância dela :, teria sido como uma alegria infantil atribuir a Deus sua habitação ali , e calá-lo dentro de limites tão estreitos. Mas quando a majestade de Deus que habitava no tabernáculo foi manifestada ao mundo inteiro, e quando todas as nações foram sujeitas à sua autoridade, essa prerrogativa da descendência de Abraão foi então ilustradamente manifestada. O profeta, então, quando declara que os gentios serão subjugados, para que não se recusem a obedecer ao povo escolhido, está descrevendo o reino de que ele havia falado anteriormente. Não devemos supor que ele aqui trate da providência secreta pela qual Deus governa o mundo inteiro, mas do poder especial que ele exerce por meio de sua palavra; e, portanto, para que ele possa ser adequadamente chamado de rei, seu próprio povo deve necessariamente reconhecê-lo como tal. No entanto, pode ser perguntado: “Visto que Cristo colocou a Igreja sob sua própria autoridade e poder celestial, em que sentido pode-se dizer que as nações estão sujeitas aos judeus, visto que sabemos que a ordem da Igreja não pode ser resolvido corretamente, e como deveria ser, a menos que Cristo, a única cabeça, se destacasse acima de tudo, e todos os fiéis, do maior ao menor, se mantivessem no humilde posto de membros? Mais ainda, quando Cristo ergueu seu domínio por todo o mundo, a adoção, que antes era o privilégio peculiar de um povo, começou a ser o privilégio comum de todas as nações; e por esse meio foi concedida liberdade a todos juntos, que, unidos uns aos outros pelos laços da verdadeira irmandade, deveriam aspirar à herança celestial. ” A resposta para isso é fácil: quando o jugo da lei (185) foi imposto aos gentios, os judeus obtiveram a soberania sobre eles; assim como pela palavra os pastores da Igreja exercem a jurisdição do Espírito Santo. Por essa mesma razão, a Igreja é chamada de rainha, e a mãe de todos os piedosos ( Gálatas 4:26 ), porque a verdade divina, que é como um cetro para subjugar a todos nós, foi comprometida com ela. Embora então os judeus, quando o reino de Cristo emergisse na luz, estivessem em um estado de servidão miserável e ignominiosa às nações pagãs, e tivessem sido, por assim dizer, seus escravos; todavia, a soberania é verdadeira e justamente atribuída a eles, porque Deus “enviou a vara de suas forças de Sião” ( Salmos 110: 2 😉 e, como lhes foi confiada a guarda de la, seu ofício era restringir e subjugar os gentios por sua autoridade. A única maneira pela qual o resto do mundo foi submetido a Deus é que os homens, sendo renovados pelo Espírito de Deus, voluntariamente se renderam dóceis e tratáveis ??aos judeus, e sofreram estar sob seu domínio; como é dito em outra passagem,

“Naqueles dias acontecerá que dez homens se apoderarão de todas as línguas das nações, até se apoderarão da saia daquele que é judeu, dizendo: Nós iremos contigo; porque ouvimos que Deus está com você ”( Zacarias 8:23 .)

Comentário de John Wesley

Ele subjugará o povo debaixo de nós, e as nações debaixo de nossos pés.

Subjugar – Ele fala isso em nome de toda a igreja, à qual todos os crentes em particular deveriam se submeter no Senhor.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:29 – Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos”.

Josué 10:24 – Quando os levaram a Josué, ele convocou todos os homens de Israel e disse aos comandantes do exército que o tinham acompanhado: “Venham aqui e ponham o pé no pescoço destes reis”. E eles obedeceram.

Josué 21:44 – O Senhor lhes concedeu descanso de todos os lados, como tinha jurado aos seus antepassados. Nenhum dos seus inimigos pode resisti-los, pois o Senhor entregou a todos eles em suas mãos.

Salmos 18:47 – Este é o Deus que em meu favor executa vingança, que a mim sujeita nações.

Salmos 81:14 – com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários!

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *