Estudo de Salmos 58:6 – Comentado e Explicado

Ó Deus, quebrai-lhes os dentes na própria boca; parti as presas dos leões, ó Senhor.
Salmos 58:6

Comentário de Albert Barnes

Deus quebra seus dentes na boca deles – A palavra aqui traduzida como “quebra” significa propriamente “arrancar”. A alusão é aos seus inimigos, representados como bestas selvagens; e a oração é que Deus os privaria dos meios de causar dano – já que os animais selvagens se tornam inofensivos quando seus dentes são quebrados.

Quebre os grandes dentes dos jovens leões, ó Senhor – A palavra usada aqui significa corretamente “mordedores” ou “trituradores”: Jó 29:17 ; Provérbios 30:14 ; Joel 1: 6 . Compare as notas no Salmo 3: 7 . A palavra traduzida como “leões jovens” aqui não se refere a meros filhotes, mas a leões crescidos, embora jovens, em seu vigor e força, em contraste com os leões velhos ou com os enfraquecidos pela idade. O significado é que seus inimigos eram do tipo mais feroz e violento.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 58: 6 . Quebre os dentes, ó Deus A menção de dentes, em primeiro lugar, com o parente deles, provavelmente se refere ao adicionador ou serpente imediatamente anterior, cujo veneno e poder nocivo estão em seus dentes; e a maneira de desarmar as serpentes é privá-las de seus dentes. Aqueles que mantêm as serpentes domadas costumam fazer isso colocando um pedaço de pano vermelho, no qual adoram consertar os dentes, e assim puxá-los para fora. Quebrá- los é equivalente a desenhá-los. Essa menção aos dentes introduz razoavelmente o que se segue a respeito dos leões, cujo poder de fazer mal com eles é mais violento; e assim significa o agressor aberto e tumultuado, pois os dentes da serpente podem implicar as feridas mais secretas e indiscerníveis do sussurro ou mordedor; que ainda são tão perigosos e destrutivos quanto o primeiro, com a menor punção que o mata a quem se apegam.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 58: 6 . Quebre seus dentes, ó Deus – Seu poder e instrumentos de fazer mal. “A menção de dentes aqui, com o parente deles, provavelmente se refere primeiro aos do adicionador ou serpente, imediatamente anteriores, cujo veneno e poder nocivo estão em seus dentes; e a maneira de desarmar as serpentes é privá-las de seus dentes. Aqueles que mantêm as serpentes domadas costumam fazer isso colocando um pedaço de pano vermelho, no qual adoram consertar os dentes, e assim puxá-los para fora. Essa menção aos dentes introduz razoavelmente o que se segue a respeito dos leões, cujo poder de fazer mal com eles é mais violento; e assim significa o ofensor aberto e tumultuado; como os dentes da serpente podem implicar as feridas mais secretas e indiscerníveis do sussurro ou mordedor: que ainda são tão perigosas e destrutivas quanto a primeira; pelo menor idiota matando-o a quem prendem. – Dodd.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Quebram os dentes – Ele ainda compara Saul, seus capitães e cortesãos, com leões; e como o poder de um leão de fazer mal é muito menor se todos os seus dentes forem quebrados, ele ora para que Deus retire seu poder e meios de perseguir seu propósito sangrento. Mas ele provavelmente pode ter as serpentes em vista das quais ele fala no versículo anterior; quebre os dentes – destrua as presas dessas serpentes, nas quais o veneno está contido. Isso terá o mesmo significado que acima. Salve-me dos que os adicionam – os caluniosos astutos e venenosos: salve-me também dos leões – os homens tirânicos e sedentos de sangue.

Comentário de John Calvin

6. Quebre os dentes, ó Deus! na boca deles (354) A partir desta parte do salmo, ele assume a linguagem da imprecação e solicita a vingança de Deus, cuja prerrogativa peculiar é repelir a opressão e justificar a inocência ferida. É necessário, no entanto, que prestemos atenção à maneira como isso é feito. Ele não reivindica o julgamento ou patrocínio de Deus à sua causa, até que, em primeiro lugar, tenha afirmado sua integridade e declarado sua queixa contra a conduta maliciosa de seus inimigos; pois nunca se pode esperar que Deus empreenda uma causa que é indigna de defesa. No versículo diante de nós, ele ora para que Deus esmague os ímpios e reprima a violência de sua ira. Por seus dentes, ele gostaria de dizer que eles se pareciam com animais selvagens no desejo de rasgar e destruir as vítimas de sua opressão; e isso é evidenciado com mais clareza na última parte do versículo, onde ele os compara aos leões. A comparação denota a fúria com que eles se inclinaram sobre sua destruição.

No versículo seguinte, e nos vários versículos seguintes, ele prossegue o mesmo propósito, empregando uma variedade de semelhanças adequadas. Ele ora para que Deus os faça fluir como águas, isto é, rapidamente. A expressão indica a grandeza de sua fé. Seus inimigos estavam diante de seus olhos em toda a gama de números e recursos; ele viu que o poder deles estava profundamente enraizado e firmemente estabelecido; a nação inteira estava contra ele e parecia se erguer diante dele como uma barreira impossível e formidável de montanhas rochosas. Orar para que essa oposição sólida e prodigiosa se derreta e desapareça, evidenciou pouco grau de coragem, e o evento só pode parecer credível para quem aprendeu a exaltar o poder de Deus acima de todos os obstáculos. Na comparação que se segue imediatamente, ele reza para que as tentativas de seus adversários sejam frustradas, o significado das palavras, para que suas flechas caiam impotentes, como se estivessem quebradas, quando dobrassem o arco. Atuados como eram por crueldade implacável, ele pede que Deus confunda seus empreendimentos, e nisso somos novamente chamados a admirar sua coragem inabalável, que poderia contemplar os formidáveis ??preparativos de seus inimigos como completamente à disposição de Deus e de todo o seu povo. poder como deitado a seus pés. Que seu exemplo neste ponto em particular seja considerado. Não deixemos de orar, mesmo depois que as flechas de nossos inimigos estiverem presas à corda, e a destruição pode parecer inevitável.

Comentário de John Wesley

Deus quebra os dentes na boca deles; quebra os dentes grandes dos jovens leões, ó Senhor.

Seus dentes – Seus poderosos instrumentos de fazer travessuras.

Referências Cruzadas

Números 23:24 – O povo se levanta como leoa; levanta-se como o leão, que não se deita até que devore a sua presa e beba o sangue das suas vítimas”.

Jó 4:10 – Os leões podem rugir e rosnar, mas até os dentes dos leões fortes se quebram.

Jó 29:17 – Eu quebrava as presas dos ímpios e dos seus dentes arrancava as suas vítimas.

Salmos 3:7 – Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios.

Salmos 10:15 – Quebra o braço do ímpio e do perverso, pede contas de sua impiedade até que dela nada mais se ache.

Salmos 17:12 – São como um leão ávido pela presa, como um leão forte agachado na emboscada.

Salmos 91:13 – Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

Isaías 31:4 – Assim me diz o Senhor: “Assim como quando o leão, o leão grande, ruge ao lado da presa, e contra ele se junta um bando de pastores, e ele não se intimida com os gritos deles nem se perturba com o seu clamor, assim o Senhor dos Exércitos descerá para combater nas alturas do monte Sião.

Ezequiel 30:21 – “Filho do homem, quebrei o braço do faraó, rei do Egito. Não foi enfaixado para sarar nem lhe foi posta uma tala para fortalecê-lo o bastante para poder manejar a espada.

Oséias 5:14 – Pois serei como um leão para Efraim, e como um leão grande para Judá. Eu os despedaçarei e irei embora; eu os levarei, sem que ninguém possa livrá-los.

Miquéias 5:8 – O remanescente de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *