Estudo de Salmos 66:18 – Comentado e Explicado

Se eu intentasse no coração o mal, não me teria ouvido o Senhor.
Salmos 66:18

Comentário de Albert Barnes

Se eu considero a iniquidade no meu coração – literalmente: “Se eu vi iniqüidade no meu coração”. Ou seja, se eu me entreguei a um propósito de iniqüidade; se eu tive um fim perverso em vista; se eu não estava disposto a abandonar todo pecado; se eu apreciei um propósito de poluição ou errado. O significado não é literalmente: Se eu “vi” alguma iniqüidade em meu coração – pois ninguém pode olhar para seu próprio coração, e não ver que ele é contaminado pelo pecado; mas, se eu o apreciei em minha alma; se eu me regozijo pelos pecados passados; se estou pretendendo cometer pecado novamente; se não estou disposto a abandonar todo pecado e ser santo.

O Senhor não vai me ouvir – Ou seja, Ele não vai considerar e responder à minha oração. A idéia é que, para que a oração seja ouvida, deve haver um propósito de abandonar todas as formas de pecado. Este é um princípio grande e mais importante em relação à oração. O mesmo princípio é afirmado ou implícito no Salmo 18:41 ; Salmo 34:15 ; Provérbios 1:28 ; Provérbios 15:29 ; Provérbios 28: 9 ; Isaías 15: 1-9 ; Jeremias 11:11 ; Jeremias 14:12 ; Zacarias 7:13 ; João 9:31 . Também é especialmente indicado em Isaías 58: 3-7 . O princípio é aplicável

(a) para fins secretos do pecado; a desejos pecaminosos, paixões corruptas. e más propensões;

(b) a atos de pecado em indivíduos, como quando um homem está perseguindo um negócio baseado em fraude, desonestidade, opressão e erro;

(c) a atos públicos de pecado, como quando um povo jejua e ora Isaías 58: 1-14 , e ainda mantém seus companheiros em cativeiro; ou promulgar e manter leis injustas e injustas; ou defender os atos dos governantes maus; ou semelhança e apoio da lei que é contrário à lei de Deus; e

(d) aos sentimentos de um pecador acordado e trêmulo quando ele professamente busca a salvação.

Se ainda existe o amor ao mal em seu coração; se ele tem algum propósito estimado de iniqüidade que não está disposto a abandonar; se existe algum pecado, por menor ou menor que possa parecer, que ele não esteja disposto a abandonar, ele não pode esperar que Deus ouça sua oração; ele pode ter certeza de que não o fará. Toda oração, para ser aceitável a Deus, deve estar conectada a um propósito de abandonar todo pecado.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 66:18 . Se eu considerar a iniqüidade em meu coração, etc. – A audição de Deus e a concessão de minhas petições trouxeram consigo um testemunho de minha sinceridade em servi-lo, muito mais valioso que meu reino; pois, se eu tivesse cometido uma iniqüidade conhecida ou tivesse alimentado em meu coração um desejo ou intenção de cometê-la, o Senhor, que odeia a iniqüidade, teria negado meu pedido. O que o salmista aqui observa merece nossa profunda atenção. A partir disso, e muitas outras passagens no Antigo Testamento, aprendemos que a religião das Escrituras Sagradas sempre foi a mesma em substância, e que no tempo em que vários sacrifícios e diversas cerimônias foram ordenadas, os verdadeiramente piedosos foram convencidos de que sinceridade de coração e pureza de intenção, com um cuidado consciente de se abster de todo pecado conhecido, eram coisas absolutamente necessárias para agradar a Deus e serem aceitáveis ??aos seus olhos; e que sem isso, milhares de sacrifícios e ofertas queimadas, e a observância mais escrupulosa das cerimônias externas não teve significado diante de quem perscruta o coração e requer verdade nas partes internas.

Comentário de E.W. Bullinger

iniqüidade. Hebraico. “Aven. App-44.

O Senhor*. Um dos 134 lugares onde os soferins dizem que alteraram Jeová para Adonai. App-32.

ouvir = responder.

Comentário de Adam Clarke

Se eu considero a iniqüidade em meu coração – “ Se eu vi ( ????? raithi ) iniqüidade em meu coração”, se eu sabia que ela estava lá, e a encorajei; se eu fingia ser o que não era; se amei a iniqüidade, enquanto professava orar e sentir pena do meu pecado; o Senhor, ???? Adonai , meu suporte, permanência e apoiador, não teria ouvido, e eu deveria ter ficado sem ajuda ou apoio.

Referências Cruzadas

Jó 27:8 – Pois, qual é a esperança do ímpio, quando é eliminado, quando Deus lhe tira a vida?

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Provérbios 15:29 – O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.

Provérbios 21:13 – Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.

Provérbios 28:9 – Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis.

Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

João 9:31 – Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.

Tiago 4:3 – Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *