Estudo de Salmos 68:21 – Comentado e Explicado

Sim, Deus parte a cabeça de seus inimigos, o crânio hirsuto do que persiste em seus pecados.
Salmos 68:21

Comentário de Albert Barnes

Mas Deus ferirá a cabeça de seus inimigos – Mais propriamente: “Deus esmagará a cabeça”, etc. A idéia é a de destruição completa, – como, se a cabeça for esmagada, a vida se tornará extinta. Veja Gênesis 3:15 ; compare o Salmo 110: 6 .

E o couro cabeludo cabeludo – mais literalmente, “a parte superior do cabelo”. A palavra hebraica usada aqui para “couro cabeludo” significa o vértice, o topo, a coroa, como na cabeça, onde o cabelo “se divide”; e a idéia é propriamente “a divisão dos cabelos”. Gesenius, Lexicon. A alusão é ao topo da cabeça; isto é, o golpe desceria no topo da cabeça, produzindo a morte.

Daquele que continua ainda em suas ofensas – Do homem que persevera no curso da maldade. Se ele se arrepender, Deus será misericordioso com ele; se ele persistir no pecado, será punido. A tradução literal seria: “o couro cabeludo cabeludo acontecendo, ou indo, sc. “sobre”, em suas ofensas. ” A referência é a um homem perverso “continuando” em suas transgressões.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68:21 . Deus ferirá, etc. – De acordo com a ênfase da palavra original, Deus deve exaurir – retirar o sangue da cabeça de seus inimigos ou destruí-los completamente pela espada. “Ele se vingará de suas cabeças devotadas; nem sua força e habilidade poderão protegê-los de sua indignação, se continuarem perversamente a me perturbar na posse daquele reino para o qual ele me avançou.”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68:21 . Mas Deus ferirá a cabeça de seus inimigos – De Satanás, a velha serpente, de quem foi, pela primeira promessa, predita, que a semente da mulher machucasse sua cabeça; e os chefes de todos os poderes das nações, judeus ou gentios, que se opõem a ele e ao seu reino entre os homens. Salmos 110: 6 , Ele ferirá a cabeça sobre muitos países; de todos aqueles, quem quer que sejam, que não o farão reinar sobre eles. Para estes, ele descreve seus inimigos, e eles serão trazidos e mortos diante dele, Lucas 19:27 . O couro cabeludo peludo, etc. – Essa expressão parece se referir ao costume predominante de muitos, nos tempos antigos, de usar longos cabelos desgrenhados, de que sua aparência poderia ser mais terrível para seus inimigos. De quem continua imóvel em suas ofensas – e odeia ser reformado. Cristo olha para todos os seus inimigos e os tratará de acordo. As palavras originais aqui usadas têm grande ênfase e implicam que Deus deve atingir profundamente ou esgotar o sangue da cabeça de seus inimigos, ou seja, destruí-los completamente. Como se ele tivesse dito: “Ele se vingará de suas cabeças devotadas; nem sua força ou habilidade poderão protegê-los de sua indignação. ” Pois a cabeça e o couro cabeludo cabeludo, ou coroa, denotam a parte principal, a força, o orgulho e a glória do adversário, que deveria ser esmagada, de acordo com a frase original, Gênesis 3:15 . É justamente observado aqui pelo Dr. Horne, que este versículo começa uma previsão daquela vingança que a pessoa que foi “subida ao alto executaria infalivelmente seus inimigos impenitentes, e que foi sombreada na destruição dos inimigos de Israel por Davi, depois que a arca de Deus foi colocada no monte de Sião. ”

Comentário de E.W. Bullinger

transgressões. Hebraico. “asham. App-44.

Comentário de Adam Clarke

O couro cabeludo peludo – ??? ???? kodkod sear . Isso significa algo como o escalpelamento indiano? Ou se refere a uma crista em um capacete ou capacete? Suponho o último.

Comentário de John Calvin

21. Certamente Deus ferirá, etc. Os inimigos da Igreja são ferozes e formidáveis, e é impossível que ela possa ser preservada de seus contínuos assaltos, sem que uma proteção vigorosa seja estendida. Para convencer-nos de que ela desfruta de tal defesa, Davi representa Deus como armado com um poder terrível para derrubar os ímpios. O verso permanece conectado quanto ao escopo com o anterior, e podemos renderizar a partícula hebraica ?? , ach, por que motivo ou por qual motivo; mas parece melhor considerá-lo como expressão de afirmação simples. Devemos notar a circunstância de que Deus conta todos os seus inimigos que perseguem injustamente os justos e, assim, assegura que ele esteja sempre pronto para interpor-se em nossa defesa. A preocupação que ele sente em nossa preservação é transmitida à força pelas expressões que se seguem, de que ele ferirá a cabeça de seus inimigos e a coroa de seus cabelos; (43) sugerindo que ele infligirá uma ferida mortal e incurável a quem assediar sua Igreja. Isso é ainda mais impressionante no que é adicionado imediatamente depois, quando Deus é descrito como vadeando pela destruição.

Comentário de John Wesley

Deus, porém, ferirá a cabeça de seus inimigos, e o couro cabeludo de alguém que continua quieto em suas transgressões.

Cabeludo – Nos tempos antigos, muitas pessoas costumavam usar cabelos compridos e desgrenhados, para que suas aparências fossem mais terríveis para seus inimigos.

Referências Cruzadas

Salmos 7:12 – Se o homem não se arrepende, Deus afia a sua espada, arma o seu arco e o aponta,

Salmos 55:23 – Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição aqueles assassinos e traidores, os quais não viverão a metade dos seus dias. Quanto a mim, porém, confio em ti.

Salmos 68:18 – Quando subiste em triunfo às alturas, levaste cativo muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada, ó Senhor Deus.

Salmos 110:6 – Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra.

Provérbios 1:24 – Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

Ezequiel 18:27 – Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida.

Habacuque 3:13 – Saíste para salvar o teu povo, para libertar o teu ungido. Esmagaste o líder da nação ímpia, tu o desnudaste da cabeça aos pés. Pausa

Marcos 12:4 – Então enviou-lhes outro servo; e lhe bateram na cabeça e o humilharam.

Lucas 13:5 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.

Hebreus 2:1 – Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

Apocalipse 2:14 – No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *