Estudo de Salmos 87:6 – Comentado e Explicado

O Senhor inscreverá então no registro dos povos: Aquele também nasceu em Sião.
Salmos 87:6

Comentário de Albert Barnes

O Senhor contará – isto é, o próprio Deus honrará aqueles que nasceram. No verso anterior, o efeito desse nascimento foi descrito como garantia de honra dos seres humanos. Aqui uma honra mais elevada é anunciada – aquela que será derivada do próprio Deus.

Quando ele escreve as pessoas … – A palavra traduzida por “pessoas” aqui está no número plural. No momento de fazer uma inscrição no povo, ou fazer uma conta ou um censo das nações, ele marcaria, ou faria com que fosse marcado, com especial honra o homem que nasceu em Sião. Desse modo, seu próprio povo seria retirado e os nascidos assim teriam uma honra que ninguém mais receberia dele. Ele não marcaria com nenhuma aprovação especial aqueles que nasceram no Egito, na Babilônia ou em Tiro, mas marcaria com interesse especial aqueles que nasceram em Sião. A verdade prática sugerida aqui é que Deus, de modo geral, tirará seu povo dentre os que nasceram na igreja. De fato, embora seja verdade que outros são convertidos e adicionados à igreja, a grande massa de membros da igreja consiste daqueles que nasceram de pais cristãos; que desde cedo se dedicaram a Deus; e que foram treinados para o seu serviço. Veja as notas em Isaías 44: 3-5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 87: 6 . O Senhor contará, etc. – Jeová registrará isso quando registrar as nações: Este homem nasceu ali. O salmista aqui descreve a consideração peculiar de Deus pelos habitantes de Jerusalém; e figurativamente o representa como mantendo um registro de todas as nações da terra, e marcando como se fosse aquele que era cidadão de Jerusalém, como sendo assim, digno de seu distinto favor e proteção.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 87: 6 . O Senhor contará, quando escrever o povo – No livro da vida, aquele registro do céu, guardado pelo próprio Deus, no qual os nomes dos homens são introduzidos, não como nascidos de carne e sangue, pela vontade do homem, mas como nascido do Espírito, pela vontade de Deus; que este homem nasceu lá – Por um nascimento espiritual, e, portanto, que ele é um cidadão genuíno e livre de Sião, isto é, Deus deve estima-lo, embora de raça gentia, um verdadeiro membro de sua igreja, leva em consideração e examina todos os cidadãos e súditos. O salmista faz alusão ao costume de príncipes ou governadores de cidades, que costumavam escrever e preservar um registro de todo o seu povo. Observe, leitor, o nascimento aqui mencionado, o segundo nascimento, o nascimento do alto, não apenas da água , mas do Espírito, produzindo amor a Deus, morte para o mundo e santidade de coração e vida ( 1 João 4 : 7 ; 1 João 5: 4 ; 1 João 3: 9 ; 1 João 5:18 ,) é o único nascimento que devemos valorizar a nós mesmos, porque somente isso nos dá um título para “a herança dos santos na luz. ” Tais, e somente tais, são escritos entre os vivos em Jerusalém, Isaías 4: 3 . Ou, escrito nos escritos da casa de Israel, Ezequiel 13: 9 . Ou, na linguagem do Novo Testamento, esses nomes só têm seu nome no livro da vida do Cordeiro, Filipenses 4: 3 . E sabemos a conseqüência de não ser encontrado escrito lá: ver Apocalipse 20:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

escreve = inscreve.

pessoas = povos.

Naquela. Em vez de “Isso” , forneça “[e diga] este”, etc.

Selah. Conectando a última repetição da alternância e completando a Estrutura. Assim, ambos os Selahs neste Salmo são estruturais.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor contará, quando escrever o povo – ???? ????? bichthob ammim , no registro do povo. Quando ele leva em consideração os que habitam em Jerusalém, notará particularmente aqueles que nasceram em Sião.

Isso tem um significado espiritual fácil. Quando Deus leva em consideração todos os cristãos professos, ele separará os habitantes da Nova Jerusalém que nasceram em Sião, que nasceram de novo, receberam uma nova natureza e foram preparados para o céu.

Comentário de John Calvin

6 O Senhor contará quando escrever os povos. O significado é que Sião adquirirá renome que excitará todos os homens com a maior seriedade de desejar ser admitido no número e na classificação de seus cidadãos. É uma condição altamente honrosa da qual se fala, o idioma que implica, que quando Deus fizer um censo das pessoas a quem ele terá o prazer de conferir a mais alta honra, ele as escreverá como pertencentes a Sião, em vez de a Babilônia ou outras cidades; para ser uma das pessoas comuns entre os cidadãos de Sião, haverá uma distinção maior do que ser investido com a mais alta posição em qualquer outro lugar. Ao mesmo tempo, somos ensinados que a causa pela qual devemos traçar a elevação repentina desses alienígenas a tão grande honra é o favor de Deus. Aqueles que são escravos de Satanás e do pecado certamente nunca serão capazes de obter, por qualquer esforço próprio, o direito de cidadania na Jerusalém celestial. O trabalho peculiar do Senhor é dividir as pessoas em suas respectivas fileiras, distinguindo uma da outra, como lhe parece bom, todos os homens estando em um nível por natureza. Esta passagem deve ser entendida como se referindo ao chamado eficaz. Deus, é verdade, escreveu os nomes de seus filhos no Livro da Vida antes da criação do mundo; mas ele os inscreve no catálogo de seus santos, somente quando, tendo-os regenerado pelo Espírito de adoção, ele imprime sua própria marca neles.

Comentário de John Wesley

O Senhor contará, quando escrever o povo, que este homem nasceu ali. / * Selah * /.

Quando – Quando Deus, o criador e governador desta cidade fará um levantamento de todos os seus cidadãos. É uma alusão aos príncipes ou governadores das cidades que costumam escrever e manter um registro de todo o seu povo.

Referências Cruzadas

Salmos 22:30 – A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor,

Isaías 4:3 – Os que forem deixados em Sião e ficarem em Jerusalém serão chamados santos: todos os inscritos para viverem em Jerusalém.

Jeremias 3:19 – “Eu mesmo disse: “Com que alegria eu a trataria como se tratam filhos e lhe daria uma terra aprazível, a mais bela herança entre as nações. Pensei que você me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-me.

Ezequiel 9:4 – e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.

Ezequiel 13:9 – Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Eles não pertencerão ao conselho de meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor.

Lucas 10:20 – Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Gálatas 4:26 – Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.

Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *