Estudo de Salmos 96:9 – Comentado e Explicado

Adorai o Senhor, com ornamentos sagrados. Diante dele estremece a terra inteira.
Salmos 96:9

Comentário de Albert Barnes

Oh, adore o Senhor na beleza da santidade – Este versículo é literalmente retirado de 1 Crônicas 16: 29-30 . A margem aqui é “no santuário glorioso”. A Septuaginta, ?? a??? ???? en aule hagia – “em sua santa corte”. Então a Vulgata Latina. Sobre os significados da expressão, veja as notas no Salmo 29: 2 .

Tema diante dele, toda a terra – todas as terras; todas as pessoas. A palavra traduzida como “medo” significa propriamente contorcer, torcer, sentir dor; e então, tremer, tremer, ter medo. A palavra “tremer” talvez expressasse melhor a idéia aqui. É essa reverência solene produzida pelo senso da presença e majestade divina que causa tremor. Denota profunda reverência por Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 96: 9 . Na beleza da santidade A beleza da santidade significa o templo, ou cortes do templo; que era a residência peculiar de Jeová, e notável por sua beleza e elegância. Pelo Senhor, no próximo versículo, judeus e cristãos geralmente concordam que o Messias se destina.

Comentário de E.W. Bullinger

a beleza da santidade. Veja a nota em 1 Crônicas 16:29 .

Medo = Tremer.

Comentário de Adam Clarke

Adore o Senhor na beleza da santidade – Eu acho que be ????? behadrath kodesh , significa ornamentos sagrados, como o sumo sacerdote usava em seus ministros. Estes foram dados a ele por glória e beleza; e o salmista pede que ele vista suas vestes sacerdotais, traga sua oferta, min? minchah , e entre nos tribunais do Senhor, desempenhe suas funções e faça intercessão pelo povo.

Comentário de John Calvin

9 Adoração diante de Jeová O salmista processa o mesmo tremor de sentimentos. Ao exigir oblações do seu povo, Deus não deveria ser considerado como estando em necessidade dos serviços da criatura, mas como dando-lhes uma oportunidade de professar sua fé. A verdadeira razão, portanto, é mencionada aqui porque a oblação foi ordenada, para que seu povo se prostrasse diante dele, e reconhecesse que eles e todos os que eram deles eram dele. É mencionada a beleza do templo, referindo-se ao fato de que os gentios devem ser elevados a uma nova honra, por estarem associados em um corpo ao povo escolhido de Deus. (88) No momento em que este salmo foi escrito, geralmente era considerado pouco credível que as nações pagãs fossem admitidas no templo em companhia da santa semente de Abraão. Isso deve nos fazer pensar muito mais em nosso chamado como gentios, que parecia algo tão incrível e impraticável. Podemos estar convencidos de que Deus só poderia ter aberto para nós a porta da salvação. A beleza do templo é uma expressão destinada a gerar uma visão reverencial do templo, para que os homens possam abordá-lo com um humilde medo, em vez de se apressarem sem considerar a presença de Deus. A cláusula que segue no verso é inserida com o mesmo propósito – tremer diante de seu rosto, sugerindo que devemos nos prostrar como suplicantes diante dele quando consideramos sua terrível majestade. Não que ele dissuadisse os adoradores de se aproximarem de Deus. Eles deveriam considerar seu maior prazer e prazer procurar o rosto dele. Mas ele nos humilhou à adoração correta e séria a Deus. Devo acrescentar que a beleza ou glória do santuário não consistia em prata e ouro, na preciosidade do material de que foi feito, nem em pedras polidas, nem em nenhum esplendor e decoração desse tipo, mas no representação do padrão celestial que foi mostrado a Moisés no monte ( Êxodo 25: 9. )

Comentário de John Wesley

Adora o SENHOR na beleza da santidade; teme diante dele, toda a terra.

Beleza – Envolvida com todos os dons e graças que são necessários no culto de Deus.

Referências Cruzadas

Esdras 7:27 – Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém,

Salmos 29:2 – Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.

Salmos 33:8 – Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo.

Salmos 76:7 – Somente tu és temível. Quem poderá permanecer diante de ti quando estiveres irado?

Salmos 76:11 – Façam votos ao Senhor, ao seu Deus, e não deixem de cumpri-los; que todas as nações vizinhas tragam presentes a quem todos devem temer.

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Ezequiel 7:20 – Tinham orgulho de suas lindas jóias e as usavam para fazer os seus ídolos repugnantes e as suas imagens detestáveis. Por isso tornarei essas coisas em algo impuro para eles.

Daniel 11:45 – Armará suas tendas reais entre os mares, no belo monte santo. No entanto, ele chegará ao seu fim, e ninguém o socorrerá.

Lucas 21:5 – Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *