Estudo de Isaías 36:20 – Comentado e Explicado

Dentre todos os deuses dessas terras qual é o que salvou sua terra de minha mão? Por que então o Senhor preservaria Jerusalém?
Isaías 36:20

Comentário de John Calvin

20. Que Jeová deve salvar Jerusalém da minha mão? (45) A partícula ?? ( ki ) é tomada pelos comentaristas em ambos os lugares interrogativamente: “Os deuses das nações libertaram? E seu Deus livrará? Mas, para fazer o significado fluir de maneira mais suave, preferi apresentar a segunda cláusula: “que o seu Deus deve cumprir”; pois a repetição da mesma palavra marca uma semelhança. No entanto, as palavras parecem também conter ironia; como se ele tivesse dito em zombaria: “Sim; como os deuses das nações libertaram seus adoradores, assim o seu Deus o ajudará. ”

Essa insolência dos homens ímpios surge do fato de eles não entenderem que Deus pune os pecados dos homens quando eles sofrem qualquer adversidade. E primeiro erram a esse respeito ao instituir uma comparação perversa e absurda: “Conquistei aquela nação e, portanto, sou melhor ou mais forte”. Eles não percebem que foram designados para serem os executores da ira de Deus pelo castigo de iniqüidades; pois, embora digam que receberam algo de Deus, o fazem hipocritamente e não consideram sua vontade ou sua justiça. Posteriormente, elevam-se mais alto, pois se aventuram a fazer uma comparação entre eles e o próprio Deus: “Conquistei aqueles sobre quem Deus presidia e, portanto, venci o próprio Deus”.

E aqui vemos pintado de uma maneira animada o que anteriormente era expresso,

Ah! Assíria, a vara da minha indignação; mas ele achou que não. ( Isaías 10: 5. )

Naquela passagem, Deus avisou aos crentes que, embora Senaqueribe, em loucura cega, tenha se levantado e tentado derrubar todo poder divino, ainda assim eles deveriam continuar acreditando nessa doutrina, de que ele não podia fazer nada além do que o céu lhes era permitido. . É nosso dever reconhecer que Deus inflige punição pela mão de homens iníquos, que podem ser considerados instrumentos da ira de Deus; e, portanto, devemos desviar os olhos deles, para que possamos olhar diretamente para Deus, por quem somos justamente punidos. Se os homens maus são mais poderosos, não pensemos que o braço de Deus está quebrado, mas consideremos que não merecemos sua assistência; pois ele arma os inimigos para a nossa destruição, fornece-lhes vigor e exércitos, empurra-os para trás e para a frente sempre que achar apropriado, e nos entrega suas mãos quando nos afastamos dele.

Consequentemente, quando o turco agora se levanta altivamente contra nós, porque ele já derrotou uma multidão tão grande de cristãos, não precisamos ficar alarmados por isso, como se o poder de Deus estivesse diminuído e como se ele não tivesse forças para nos entregar. Mas devemos considerar de quantas maneiras os habitantes da Grécia e da Ásia provocaram sua ira, pela prevalência de todo tipo de base e licenciosidade chocante nesses países, e pelas terríveis superstições e maldades que abundavam. Por esse motivo, foi necessário um severo castigo para coibir os crimes daqueles que fizeram uma falsa profissão em nome de Deus. Daí veio a prosperidade do turco e, portanto, foi seguida por uma condição chocantemente ruinosa em todo o leste. No entanto, nós o vemos insolentemente levantando a crista, rindo de nossa religião e aplaudindo a sua de uma maneira estranha; mas ainda mais ele se aplaude e “sacrifica a sua rede” ( Habacuque 1:16 ), como já dissemos sobre outros infiéis.

Devemos, portanto, direcionar nossas mentes para os julgamentos de Deus, para que não pensemos que o turco adquiriu um domínio tão extenso por sua própria força. Mas o Senhor permitiu-lhe uma maior liberdade, com o objetivo de punir a impiedade e a iniquidade dos homens, e por fim conterá sua insolência no tempo apropriado. Agora, embora a prosperidade seja um sinal da bênção de Deus, ainda assim não devemos começar com ela se quisermos formar uma visão correta do próprio Deus, como os maometanos e os papistas inferem das vitórias que obtiveram, que Deus é, em alguns aspectos. sujeito ao seu controle. Mas quando conhecemos o Deus verdadeiro, as bênçãos são adicionadas na ordem correta para testemunhar sua graça e poder.

No entanto, devemos sempre tomar cuidado para fazer a menor reivindicação por nós mesmos, pois assim que a confiança tola ganhar admissão, seremos imediatamente tomados com tanta fúria que acreditamos que nem Deus é igual a nós. A princípio, até os homens maus ficam chocados com algo tão grosseiramente irreligioso; mas quando ficamos enlouquecidos por um orgulho diabólico que rouba a Deus e nos adorna com os despojos, caímos facilmente na prática do insulto aberto. Senaqueribe ainda mantinha alguma forma de piedade, pois mais tarde leremos ( Isaías 37:38 ) que “ele foi morto no templo de seu deus, enquanto estava adorando lá”; e ele, sem dúvida, desejou que Deus fosse gentil com ele; mas, como nesta passagem, ele pisa debaixo dos pés o Criador do céu e da terra, juntamente com os deuses das nações, para que ele não hesitasse, quando houvesse uma oportunidade, de agir da mesma maneira em relação ao seu próprio ídolo.

Referências Cruzadas

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

2 Reis 19:22 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você levantou a voz e contra quem ergueu o seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

2 Crônicas 32:15 – Portanto, não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das minhas mãos! “

2 Crônicas 32:19 – Referiram-se ao Deus de Jerusalém como falavam dos deuses dos outros povos da terra, que não passam de obra das mãos dos homens.

Jó 15:25 – porque agitou os punhos contra Deus, e desafiou o Todo-poderoso,

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 50:21 – Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.

Salmos 73:9 – Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra.

Isaías 37:18 – “É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto.

Isaías 37:23 – De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você ergueu a voz e, contra quem levantou seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

Isaías 45:16 – Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.

Daniel 3:15 – Agora, porém, quando vocês ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *