Estudo de Jonas 2:6 – Comentado e Explicado

Eu tinha descido até as raízes das montanhas, até a terra cujos ferrolhos eternos {se fecharam} sobre mim.
Jonas 2:6

Comentário de Albert Barnes

Desci até o fundo (literalmente “os cortes”) das montanhas – , as “raízes” como os caldeus e as chamamos de pedras escondidas, que as montanhas empurram, por assim dizer, para o mar, e em que eles terminam. Tais rochas escondidas se estendem por todo o comprimento daquela costa. Essas eram as paredes de sua masmorra; “A terra, suas barras”, aqueles longos recifes submarinos de rocha, suas barras de prisão, “estavam ao redor” dele “para sempre”: as algas marinhas eram suas correntes: e, mesmo assim, quando as coisas estavam no máximo, “Tu trouxeste minha vida da corrupção ”, à qual seu corpo teria sido vítima, se Deus não tivesse enviado o peixe para libertá-lo. A libertação pela qual se deve agradecer a Deus já passou: “Você me criou.” Ele chama “o” Senhor, “meu” Deus, porque, sendo o Deus de todos, Ele era especialmente o seu Deus, por quem havia feito coisas com um amor tão maravilhoso. Deus ama cada alma que Ele criou com o mesmo amor infinito com o qual ama todos. De onde Paulo diz de Jesus Gálatas 2:20 : “Quem me amou e se entregou por mim”. Ele ama cada um, com o mesmo amor, como se não tivesse criado outro; e Ele permite que cada um diga: “Meu Deus”, como se o Deus Infinito pertencesse totalmente a cada um. Assim, Ele nos ensinaria a unidade da União entre a alma que Deus ama e que admite Seu amor, e a Si mesmo.

Comentário de Thomas Coke

Jonas 2: 6 . A terra com suas barras era sobre mim, etc. – Houbigant conecta a palavra representada para sempre, com barras, e lê: A terra, com suas barras eternas, era sobre mim, etc. Outros, porém, dão outra passagem à passagem, e a traduzem assim: A terra com suas barras estaria sobre mim para sempre; mas tu educaste, etc.

Comentário de John Wesley

Desci ao fundo das montanhas; a terra com as suas barras estava sobre mim para sempre; contudo, tu ressuscitaste a minha vida, ó SENHOR, meu Deus.

Desci – Os peixes o levaram tão fundo no mar quanto o fundo das montanhas.

Com as barras dela – eu parecia estar preso onde as barras que seguravam eram tão duráveis ??quanto as pedras, das quais eram feitas.

No entanto – Com o que primeiro foi o meu perigo, você me protegeu maravilhosamente.

Da corrupção – Ou do poço, uma descrição do estado dos mortos.

Ó Senhor – Na garantia da fé, ele fala do que já foi feito.

Comentário de Adam Clarke

Desci ao fundo das montanhas – Isso também pode ser entendido literalmente. Os peixes seguiram a base inclinada das montanhas, até que terminaram em uma planície no fundo do grande abismo.

A terra com suas barras – Ele se representa como um prisioneiro em uma masmorra, fechado com barras que ele não podia remover e que a princípio pareciam ser para sempre, isto é, o lugar onde sua vida deveria terminar.

No entanto, você trouxe minha vida – A substância desta oração poética foi composta enquanto estava no ventre do peixe; mas depois o profeta parece tê-lo jogado em sua atual forma poética e acrescentado algumas circunstâncias, como a que está diante de nós; pois agora ele fala de sua libertação deste perigo iminente da morte. “Você trouxe minha vida da corrupção.”

Comentário de E.W. Bullinger

fundos = raízes.

a terra, & c = quanto à terra, suas barras, & c. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, e siríaca, liam “e quanto à terra” .

foi. Substituto “eram” .

para sempre. O pensamento de um homem se afogando.

trouxe = você trouxe.

corrupção = o poço ou sepultura, o local da corrupção. Shachath hebraico,

Comentário de John Wesley

Desci ao fundo das montanhas; a terra com as suas barras estava sobre mim para sempre; contudo, tu ressuscitaste a minha vida, ó SENHOR, meu Deus.

Desci – Os peixes o levaram tão fundo no mar quanto o fundo das montanhas.

Com as barras dela – eu parecia estar preso onde as barras que seguravam eram tão duráveis ??quanto as pedras, das quais eram feitas.

No entanto – Com o que primeiro foi o meu perigo, você me protegeu maravilhosamente.

Da corrupção – Ou do poço, uma descrição do estado dos mortos.

Ó Senhor – Na garantia da fé, ele fala do que já foi feito.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:22 – Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até às profundezas do Sheol. Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes.

Jó 33:24 – para ser-lhe favorável e dizer: ‘Poupa-o de descer à cova; encontrei resgate para ele’,

Jó 33:28 – Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer à cova, e viverei para desfrutar a luz’.

Jó 38:4 – “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.

Salmos 16:10 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Salmos 30:3 – Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.

Salmos 30:9 – “Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade?

Salmos 55:23 – Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição aqueles assassinos e traidores, os quais não viverão a metade dos seus dias. Quanto a mim, porém, confio em ti.

Salmos 65:6 – Tu que firmaste os montes pela tua força, pelo teu grande poder.

Salmos 104:6 – com as torrentes do abismo a cobriste, como se fossem uma veste; as águas subiram acima dos montes.

Salmos 104:8 – subiram pelos montes e escorreram pelos vales, para os lugares que tu lhes designaste.

Salmos 143:7 – Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

Provérbios 8:25 – antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci.

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Isaías 40:12 – Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?

Habacuque 3:6 – Ele parou, e a terra tremeu; olhou, e fez estremecer as nações. Montes antigos se desmancharam; colinas antiqüíssimas se desfizeram. Os caminhos dele são eternos.

Habacuque 3:10 – os montes te viram e se contorceram. Torrentes de água desceram com violência; o abismo estrondou erguendo as suas ondas.

Atos dos Apóstolos 13:33 – ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *