Estudo de Naum 1:9 – Comentado e Explicado

Que tramais contra o Senhor? Ele vai consumar a ruína; esse desastre não se produzirá duas vezes.
Naum 1:9

Comentário de Albert Barnes

O profeta resumiu em poucas palavras o final de Nínive; agora ele os repreende com o pecado, que deve trazê-lo sobre ele, e prediz a destruição de Senaqueribe. Nínive, antes disso, tinha sido o instrumento de castigar Israel e Judá. Agora, a captura de Samaria, que havia rejeitado Deus, a enganou e a encorajou. Seu rei pensou que esse era o poder de seu próprio braço; e comparou o Senhor do céu e da terra aos ídolos dos pagãos, e disse: “Quem são eles entre todos os deuses dos países que libertaram seu país da minha mão, para que o Senhor livrasse Jerusalém da minha mão? ? 2 Reis 18:35 . Ele enviou “para reprovar o Deus vivo” 2 Reis 19:16 e “desafiou o Santo de Israel” (ver Isaías 8:10 . Enquanto o homem rico falava consolo à sua alma nos anos futuros, Deus estava fazendo tudo “Tolo, esta noite tua alma será exigida de ti.”

A aflição não se levantará na segunda vez – Outros entenderam isso: “a aflição não se levantará na segunda vez”, mas destruirá de uma vez, total e finalmente (compare 1 Samuel 26: 8 ; 2 Samuel 20:10 ): mas :

(1) o idioma ali, “ele não repetiu para ele”, como dizemos, “ele não repetiu o golpe” é bem diferente;

(2) diz-se que “a aflição não se levantará”, como se não pudesse. O causador do idioma ocorre em 2 Samuel 12:11 : “Eis que farei com que o mal se levante contra ti;” como ele diz depois: “Ainda que eu tenha te afligido, não mais te afligirei” Naum 1:12 . “Deus”, ele dissera, “é bom para um refúgio no dia da aflição”; agora, personificando essa aflição, diz ele, que deve ser tão completamente quebrada, que não deve mais se irritar, como quando a cabeça de uma serpente é ferida não apenas, mas esmagada e pisoteada, para que não possa novamente levante-se. As promessas de Deus são condicionadas por não voltarmos ao pecado. Ele disse a Nínive: “Deus não entregará Judá a ti, assim como Ele livrou as dez tribos e Samaria”. Judá se arrependeu de Ezequias, e Ele não apenas o livrou de Senaqueribe, como nunca os afligiu novamente através da Assíria. A renovação do pecado traz renovação ou aprofundamento da punição. Os novos e mais graves pecados sob Manassés foram punidos, não através da Assíria, mas através dos caldeus.

As palavras passaram a uma máxima: “Deus não castigará a mesma coisa duas vezes”, não neste mundo e no mundo vindouro, ou seja, se não se arrepender. Pois dos impenitentes é dito: “destrua-os com uma dupla destruição” Jeremias 17:18 . O castigo aqui é um sinal da misericórdia de Deus; a ausência dele, ou pecado próspero, de perdição; mas se alguém se recusar a ser corrigido, o castigo desta vida é apenas o começo de tormentos sem fim.

Comentário de Thomas Coke

Naum 1: 9 . O que você imagina Por que você segue conselho? & c. O profeta diz isso aos ninivitas, que pareciam dispostos a reparar a perda do exército de Senacherib e a invadir a Judéia; e é mais provável, diz Houbigant, que Naum, quando ele fez essa previsão, era cativo em Nínive, como Tobias, ou em algum lugar vizinho.

Comentário de Joseph Benson

Naum 1: 9-10 . O que você imagina contra o Senhor? Tendo declarado o horror do poder e da ira de Deus contra os iníquos, sua bondade para com o seu povo e denunciado a destruição futura contra os ninivitas; agora ele expõe com eles, perguntando o que eles planejam contra Deus, e com que fundamento se lisonjeiam em tal tentativa: como se ele tivesse dito: que coisa tola e má é para você conspirar contra Jeová, como se você poderia superar a sabedoria infinita e superar o poder onipotente. Ele fará um fim absoluto – Ele fará com que sua total desolação seja a questão de seus projetos e a punição de seus pecados. A aflição não se levantará pela segunda vez – Deus destruirá de uma só vez e para sempre sua cidade e seu império. Ele o deitará de uma só vez, para que não haja ocasião para repeti-lo. Pois enquanto eles são dobrados juntos como espinhos – Ou, pois como espinhos dourados ou emaranhados são lançados ao fogo de uma só vez e facilmente queimados, sim, ajudam a destruir um ao outro; assim os ninivitas serão fácil e seguramente destruídos. E enquanto estão bêbados como bêbados – Como homens bêbados e incapazes de ajudar a si mesmos; quem, quando surgir algum perigo repentino, estará envolvido no mesmo destino. Devem ser devorados como restolho totalmente seco – o que logo pega fogo e explode em chamas. O significado de todo o versículo é que, de repente, eles devem estar envolvidos em uma destruição geral. Diodoro relata que foi enquanto todo o exército assírio se deleitava com suas vitórias anteriores, que seus inimigos, informados por alguns desertores da negligência e embriaguez em seu acampamento, “os atacaram inesperadamente à noite e caíram ordenadamente sobre eles desordenadamente, e preparado neles despreparados, tornou-se dono do campo, matou muitos soldados e levou o resto para a cidade. ”

Comentário de John Wesley

O que você imagina contra o Senhor? ele terá um fim absoluto: a aflição não se levantará pela segunda vez.

Contra o Senhor – O que você imagina ou projeta contra o seu povo, projeta contra ele? Faça um final absoluto – Ele o levará à desolação total.

Comentário de Adam Clarke

A aflição não aumentará na segunda vez – Não haverá necessidade de repetir o julgamento; com um só golpe, Deus fará um fim completo dos negócios.

Comentário de E.W. Bullinger

imagine = inventar. Compare Salmos 2: 1 .

aflição = angústia ou problema; Hebraico. zarar , como em Naum 1: 7 , ou seja, o problema que agora ameaça Nínive.

a segunda vez . Referindo-se ao levante após a proclamação de Jonas. Compare “levante” , Jeremias 51:64 . A mesma palavra que “permaneça”, Naum 1: 6 , acima.

Comentário de John Wesley

O que você imagina contra o Senhor? ele terá um fim absoluto: a aflição não se levantará pela segunda vez.

Contra o Senhor – O que você imagina ou projeta contra o seu povo, projeta contra ele? Faça um final absoluto – Ele o levará à desolação total.

Referências Cruzadas

1 Samuel 3:12 – Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim.

1 Samuel 26:8 – Abisai disse a Davi: “Hoje Deus entregou o seu inimigo nas suas mãos. Deixe-me, agora, cravar a lança nele até o chão com um só golpe; não precisarei de outro”.

2 Samuel 20:10 – E Amasa, não percebendo o punhal na mão esquerda de Joabe, foi por ele golpeado no estômago. Suas entranhas se derramaram no chão, e ele morreu, sem necessidade de um segundo golpe. Então Joabe e, Abisai, seu irmão, perseguiram Seba, filho de Bicri.

Salmos 2:1 – Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

Salmos 21:11 – Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão;

Salmos 33:10 – O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

Provérbios 21:30 – Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor.

Isaías 8:9 – Continuem a fazer o mal, ó nações, e vocês serão destruídas! Escutem, terras distantes: Ainda que vocês se preparem para o combate, serão destruídas! Sim, mesmo que se preparem para o combate, vocês serão destruídas!

Ezequiel 38:10 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça, e você maquinará um plano maligno.

Naum 1:11 – Foi de você, ó Nínive, que saiu aquele que trama perversidades, que planeja o mal contra o SENHOR.

Atos dos Apóstolos 4:25 – Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *