A história do bem

Henry David Thoreau escreveu certa vez: “A bondade é o único investimento que nunca falha”. Este é um sentimento bonito e é verdade. No entanto, isso só é verdade se a compreensão da bondade estiver enraizada em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Por que isso acontece? Não é possível que a bondade exista fora de Jesus Cristo? Para responder a essas perguntas. Vejamos a história da bondade que nos é dada na Bíblia.

1) Bondade criada

E Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. (Gênesis 1:31)

Deus criou por seis dias. Ao olhar para tudo, ele viu que era realmente “muito bom”. Tudo que Deus fez continha bondade. O primeiro bem vem logo depois que Deus cria pela primeira vez:

E Deus disse: “Haja luz”, e houve luz. E Deus viu que a luz era boa. (Gênesis 1:3-4)

Portanto, a Bondade vem de Deus e não pode existir fora de Deus. Ele não descobriu a bondade pela primeira vez em Gênesis 1, Deus conheceu a bondade por uma eternidade antes, porque Ele é bondade.

A bondade de Deus foi dada aos primeiros humanos, Adão e Eva. Como um presente de Deus, eles participaram da obra de Deus junto com Ele. Mas todos nós sabemos o que eles fizeram a seguir. Eles tinham o conhecimento do bem, mas desejavam também o conhecimento do mal. Então, eles comeram e, como diz o pastor Colin Smith, “todos nós temos vivido isso desde então”.

Tendo pecado e levando consigo o conhecimento do mal, a humanidade não poderia mais participar da união desimpedida com Deus. 1 João 1:15 explica: “Deus é luz, e nele não há treva alguma.”

2) Bondade Restringida

E ele disse: “Farei passar diante de ti toda a minha bondade e proclamarei diante de ti o meu nome ‘O Senhor’. E terei misericórdia de quem tiver misericórdia e terei misericórdia de quem tiver misericórdia. (Êxodo 33:19)

Moisés era o líder dos israelitas. Ele foi o homem escolhido por Deus e tirou o povo da escravidão. Moisés enfrentou Faraó. Ele fez sinais milagrosos. Certamente, este homem era bom.

Mas mesmo ele não era bom o suficiente para estar em união com a bondade de Deus. Considere a linguagem aqui. Deus diz que “minha bondade” “passará diante de você”. Não há muita união aqui. Há um testemunho, mas não uma conexão.

E se você conhece a história, sabe que o testemunho foi muito contido. Deus não apenas colocou Moisés na fenda de uma rocha, mas também manteve Sua mão sobre ele até o fim ( Êxodo 33:21-23 ). Essa não é uma ótima vista!

Costumo ir ao Wrigley Field, onde o Chicago Cubs joga beisebol. Existem alguns assentos espalhados pelo estádio cujas vistas são obstruídas por vigas de suporte. Considere se você me pedisse para levá-lo a um jogo e eu dissesse: “Claro! Mas você se sentará diretamente atrás de uma viga de suporte e eu manterei minhas mãos sobre seus olhos até o fim.”

Isso não é acesso irrestrito. As coisas não estão tão boas como eram no Éden. Não faria sentido eu fazer isso com você em um jogo de beisebol, mas por que Deus fez isso com Moisés?

Foi um ato de graça, pois Deus lhe disse: “o homem não me verá e viverá” (Êxodo 33:20). Como a humanidade tinha trevas dentro de si – graças ao conhecimento do mal – o acesso irrestrito à bondade de Deus teria matado Moisés.

3) Bondade perto de nós

Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão
    todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor para sempre. (Salmo 23:6)

Quanto mais tempo os israelitas passavam com Deus, mais aprendiam a viver perto da Sua bondade. Deus deu-lhes instruções sobre onde Ele deveria habitar, para que pudesse habitar entre Seu povo e para que eles estivessem seguros.

O Salmo 23 oferece um lindo louvor ao Senhor, crendo em Sua fidelidade e bondade. O salmista tem total confiança: Deus sempre será bom e sempre estará perto.

Observe, entretanto, a separação implícita. O salmista diz que a bondade de Deus o “seguirá”. E ele fala sobre habitar na casa do Senhor . A bondade existe na casa do Senhor – não no salmista. A bondade segue o salmista, mas não é equivalente ao salmista.

Mais uma vez, o grande problema da humanidade é a presença do mal. Deus não pode existir em um lugar impuro – “Nele não há escuridão alguma”. A humanidade precisava que algo mudasse internamente e foi exatamente isso que Deus planejou.

4) A bondade veio até nós

Deus enviou Sua bondade encarnada, Jesus Cristo, ao mundo para derrotar o pecado e o mal dentro de todos os que acreditam Nele. Aqui está uma passagem maravilhosa da Bíblia para memorizar:

Pois nós mesmos já fomos tolos, desobedientes, desencaminhados, escravos de diversas paixões e prazeres, passando nossos dias na malícia e na inveja, odiados pelos outros e odiando uns aos outros.

Mas quando a bondade e a benignidade de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua própria misericórdia… a qual ele derramou ricamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,

para que, sendo justificados pela sua graça, nos tornemos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:3-7, grifo nosso)

5) Bondade dentro de nós

            “…provaram a bondade da palavra de Deus…” (Hebreus 6:5)

Jesus promete aos crentes que Ele nos dá o Espírito Santo ( Atos 1:8 ). Ao contrário dos dias do Antigo Testamento, o Espírito não vive perto de nós numa tenda ou num templo, mas dentro de nós ( 1 Coríntios 16:19-20 )!

Isso pode acontecer porque em Cristo somos purificados. E, assim como Adão e Eva comeram do fruto que lhes trouxe a morte, Cristo nos oferece o fruto que nos nutre e nos traz vida.

A palavra de Deus nutre os crentes. E muito mais do que o tipo de testemunho restrito que Moisés deu, podemos provar a própria bondade da palavra de Deus. Os verdadeiros crentes não apenas provarão a bondade, mas também a comerão! E então, os verdadeiros cristãos produzirão o bem, de acordo com o poder do Espírito Santo:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade … (Gálatas 5:22, grifo do autor)

Quão incrível é isso! O Senhor não apenas nos redimiu para a Sua bondade, mas também nos fez mais uma vez desempenhar um papel na Sua obra! E adivinha? Esse nem é o fim da história.

6) A bondade aperfeiçoada em nós

Amado, não imite o mal, mas imite o bem. Quem faz o bem é de Deus. (3 João 1:11)

No nosso estado atual, a graça do Senhor permitiu-nos imitar a Sua bondade. É assim que sabemos que podemos ter certeza da nossa salvação, na medida em que praticamos boas obras. Portanto, faça boas obras e desfrute da segurança!

A palavra imitação é importante aqui porque quando fazemos boas obras não as fazemos pelo nosso próprio poder, mas pelo poder de Deus. Qualquer bondade que temos vem de Cristo, qualquer justiça que demonstramos é de Cristo e qualquer amor que demonstramos é de Cristo.

É por isso que ainda lutamos para fazer o bem. Cristo é perfeito, mas nós ainda não fomos aperfeiçoados. Mas Deus promete que fará isso na vida futura ( Filipenses 1:6 ). Lá teremos uma espécie de união com Jesus e Sua bondade sem paralelo aqui na terra, ou mesmo no Éden.

Portanto, a verdadeira bondade em nós vem de Deus. Quando investimos na bondade, sabemos que ela nunca falhará. Deus nunca falha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *