A moderação é a melhor política para a vida cristã?

Você já ouviu a frase “moderação em todas as coisas?” Eu uso isso o tempo todo, sem realmente pensar nisso. E recentemente fiquei interessado em saber de onde ele se originou.  

Uma  rápida pesquisa online mostrou que a frase provavelmente se origina do poeta grego Hesíodo (750-650 aC), que escreveu: “observe a devida medida; a moderação é melhor em todas as coisas.” Mais tarde, o dramaturgo romano Plauto (205-184 a.C.) também escreveu “a moderação em todas as coisas é a melhor política”.

Preocupo-me que muitos cristãos, inclusive eu, tenham subconscientemente levado isso a sério e vivam de acordo com a afirmação “a moderação é melhor em todas as coisas. ” Tornamo-nos algo diferente – cristãos hesiodistas – permitindo que a ideia de permanecer no meio se torne tão formativa para a nossa identidade quanto a nossa devoção ao próprio Cristo .

“Moderação em todas as coisas” é, na melhor das hipóteses, uma imagem incompleta da vida cristã e, na pior, uma contradição de como Deus nos chamou para viver. Deixe-me começar discutindo o exemplo que Jesus Cristo nos dá e depois terminarei com algumas aplicações.

Jesus, Nosso Salvador

A vida e os ensinamentos de Jesus demonstraram devoção à moderação em todas as coisas? A resposta a essa pergunta deve ser um sonoro não . Moderação é evitar qualquer um dos extremos do espectro – tanto o excesso quanto a evitação total de uma coisa específica.

Mas Ele certamente ensinou algumas verdades que desafiariam a moderação, certo? Jesus mostrou que a moderação definitivamente não era a melhor política quando se tratava destas coisas:

1) Pecado

Ele foi inabalável em Seu ensino de evitar o pecado. Ele não disse: “Não se preocupe com alguns palavrões para seu irmão. Você provavelmente é bom, desde que isso não se torne um hábito.” Não, Jesus disse:

Quem insultar seu irmão estará sujeito ao conselho; e quem disser: “Seu tolo!” estará sujeito ao inferno de fogo. (Mateus 5:22)

Jesus não disse: “Você provavelmente ficará bem se pecar algumas vezes. Só não faça disso um hábito!” Não, Ele disse:

Se o seu olho direito faz você pecar, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder um dos seus membros do que todo o seu corpo ser lançado no inferno. (Mateus 5:29)

Jesus não diminuiu o custo do pecado – e graças ao Senhor por isso! Por que agradeço a Ele por isso? Porque Jesus também não seguiu “moderação em todas as coisas” no que diz respeito à Sua devoção pelo Pai.

2) Devoção ao Pai

Certamente um dos atrativos da “moderação em todas as coisas” é a promessa implícita de que você evitará danos. Você não come muito para não incomodar o estômago. Você não se exercita muito para não se machucar. Há bom senso com alguma moderação.

Mas Jesus deixou a moderação para trás em Sua devoção à vontade do Pai. Jesus sabia que estava prestes a morrer. Ele sabia que estava prestes a ser falsamente condenado, traído, açoitado, ridicularizado e crucificado. E Ele sabia que seria temporariamente separado do Pai. Sabendo destas coisas, Jesus orou:

Meu Pai, se isso não puder passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade. (Mateus 26:42)

Dessa linha surgem duas questões: O quê e Como .

1) Qual é a vontade do Pai?

A resposta foi predita em muitos lugares, tanto nos ensinamentos de Jesus como em todo o Antigo Testamento. Um desses lugares é do profeta Isaías:

O meu servo fará com que muitos sejam considerados justos, e ele levará sobre si as suas iniquidades. (Isaías 53:11)

A vontade de Deus Pai era que Jesus, Deus Filho, levasse os pecados do Seu povo e os fizesse “ser considerados justos”. Jesus não veio para se opor a um Deus irado. Não! O próprio Deus veio à terra para cumprir o plano que Ele sempre teve.   

2) Como aconteceu a vontade do Pai?

Jesus diz “se isto não pode passar”, e menciona algo que ele deve beber para cumprir a vontade do Pai. O que é? O próprio Jesus sabia exatamente e falou sobre isso diversas vezes:

“Veja, estamos subindo para Jerusalém. E o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado, e ele ressuscitará no terceiro dia.” (Mateus 20:18-19)

Assim, Jesus se dedicou ao Pai – até o ponto de Sua própria morte. Isso não é “moderação em todas as coisas!” Jesus foi voluntariamente para a cruz porque a verdade simples é esta: a moderação não salva ninguém. Somente o sacrifício da vida perfeita de Jesus poderia expiar os pecados.

3) Graça

Algumas pessoas têm a ideia de que Jesus é frugal com Sua graça. Seu sacrifício na cruz pagou alguns dos meus pecados, mas não todos, você pode pensar. Ou talvez que Deus perdoe completamente os pecados somente depois de muito trabalho do pecador.

O pecado é mau, e aqueles que se reconhecem como pecadores sentirão o peso dele. Pode ser difícil acreditar que sua culpa será expiada em um momento. Se esta é a sua posição, lembre-se do ensinamento de Jesus sobre o pecado.

Jesus ensinou perfeitamente os perigos e o custo do pecado. Suas declarações sobre o pecado parecem duras e hiperbólicas para muitos. Ele não subestimou nem um pouco o mal do pecado. E ainda assim, Ele diz:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.” (João 3:16-17)

Jesus promete salvação para aqueles que acreditam Nele. Você vê a implicação aqui? Embora o pecado seja uma coisa terrível, terrível o suficiente para que um pensamento pecaminoso nos torne responsáveis ​​pelo inferno, a misericórdia e a graça de nosso Deus são maiores.

Dizer que Deus dá graça aos pecadores completamente não diminui de forma alguma a terribilidade do pecado, mas, em vez disso, destaca o poder incomparável e impressionante do sacrifício de nosso Senhor na cruz.

Leitor, a graça de Jesus é suficiente para você ( 2 Coríntios 12:9 ).

Suficiente e abundante

A ideia de suficiência pode parecer que Sua graça é apenas suficiente, mas nada mais . Este também não é o caso! Jesus nos diz o quanto Ele dá àqueles que acreditam Nele:

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância .” (João 10:10)

Em Cristo há suficiência. Em Cristo há abundância. E, como Paulo afirma:

“Nele temos a redenção pelo seu sangue, o perdão das nossas ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele derramou sobre nós…” (Efésios 1:7)

Não há nada que Cristo retenha de você em termos de salvação se você crer. São riquezas que nos foram generosas trazendo vida abundante . Esse é o lindo excesso da vida cristã!

Três políticas melhores

Olhando para o que Jesus fez, aqui estão três políticas melhores do que “moderação em todas as coisas” para aqueles que estão em Cristo:

1.) Mate o Pecado

Não brinque com o pecado. Evite quando você perceber que está chegando. Mas mais do que isso, Cristo derrotou o pecado na cruz e assim podemos derrotá-lo em nossas vidas também. Não seja moderado em relação ao pecado – mate o pecado em sua vida!

2.) Imite a devoção de Jesus

Jesus nos chama a tomar nossa cruz e segui-lo. Graças ao sacrifício de nosso Senhor, não precisamos expiar os próprios pecados. Mas oferecemos a vida que vivemos para trazer honra e glória ao nosso Deus. Às vezes isso significa compartilhar o sofrimento de Cristo, o que significa que compartilharemos seu conforto também ( 2 Coríntios 1:5 ).

3.) Viva abundantemente

Ao falar sobre os frutos do Espírito, Paulo diz: “contra tais coisas não há lei” (Gálatas 5:23). Então, se Deus não estabeleceu uma restrição sobre o quanto você deve demonstrar amor, ou exercitar a paciência, ou ser gentil, então por que você deveria colocar um limite nisso?

Viva uma vida abundante e cheia do Espírito à luz de Jesus cumprindo a vontade do Pai!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *