Autocontrole Somente em Cristo Traz Liberdade

O autocontrole é muito valorizado atualmente.

A consideração, no entanto, é por um tipo de autocontrole que resiste ao feedback externo. Diz, eu me conheço melhor. Então só eu posso controlar como vivo.

Mas não é assim que a Bíblia fala sobre autocontrole. A Bíblia é cautelosa em relação a si mesmo , reconhecendo a natureza decaída do homem e o pecado que habita nele. As Escrituras nos exortam a permanecer no comando. Em outras palavras, o eu no autocontrole não é uma autoridade exclusiva à qual recorrer, mas uma força rebelde sobre a qual exercer controle.

A cultura em geral parece definir o autocontrole como “Um indivíduo que tem o direito de decidir por si mesmo o que é melhor”. No entanto, a Bíblia define isso exatamente da maneira oposta. Um resumo poderia ser: “Um crente em Cristo controlando proativamente a si mesmo, o que precisa ser treinado na piedade”.

A frase “um crente em Cristo” é essencial para um autocontrole frutífero, pois aqui está a verdade: Somente aquele que está em Cristo pode verdadeiramente controlar a si mesmo.

Autocontrole sem Cristo é limitante

Aqui estão algumas razões pelas quais o autocontrole sem Cristo é infrutífero e limitante.

1) Sem Cristo, não podemos nos ver corretamente.

Da mesma forma, exorte os homens mais jovens a terem autocontrole. (Tito 2:6)

Anteriormente, em Tito, Paulo dá uma lista completa de coisas que os homens mais velhos devem fazer, enquanto aqui ele tem uma coisa importante a dizer a Tito quando se trata de ensinar os jovens: exorte-os a terem autocontrole. Por que este é um comando tão importante para os homens mais jovens?

A primeira resposta que todos apresentamos tem a ver com equipar os jovens para lutar contra a luxúria. Isto é bom e verdadeiro. E pode haver outra lição aqui também.

Aqui está o meu palpite: a mesma palavra que Paulo usa em Tito, traduzida como autocontrole , é usada em sua carta aos Romanos, traduzida como julgamento sóbrio :

Digo a cada um de vocês que não se considere mais elevado do que deveria, mas que pense com julgamento sóbrio . (Romanos 12:3)

Paulo está dizendo a seus leitores que eles deveriam se ver corretamente. Não é verdade que os jovens tendem a ter uma opinião mais elevada sobre si mesmos do que deveriam? Portanto, Paulo poderia estar dizendo a Tito: “Certifique-se de que os jovens saibam quem eles realmente são. Não deixe que eles tenham uma visão muito elevada de si mesmos. Certifique-se de que eles estejam sóbrios.

Certamente isso é algo de que todos precisamos ser lembrados. Então, como podemos ter um julgamento sóbrio sobre nós mesmos?

Olhe para a cruz. Olhe para o nosso Salvador perfeito, que sangrou e morreu por nós. O que isso nos diz sobre quem somos? Somos pecadores, precisamos de redenção, e Deus providenciou para nós porque somos amados por Ele.

Isso é quem somos!

2) Sem Cristo, permanecemos nas trevas.

…porque antes vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. (Efésios 5:8)

A linha acima, escrita por Paulo aos crentes em Éfeso, aplica-se aos crentes que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador. Eles já foram trevas, mas agora são luz porque estão “no Senhor”.

A implicação, então, é que aqueles que não estão em Cristo ainda estão nas trevas. Esta é uma escuridão espiritual que impede a pessoa de ver a realidade. Não apenas isso, mas uma pessoa nas trevas confunde seus pensamentos com a verdadeira luz. Jesus nos alerta sobre isso:

Tenha cuidado para que a luz em você não se transforme em escuridão. (Lucas 11:35)

Este truque da mente, onde se confunde a escuridão com luz, onde se confunde a falsidade com lógica, o ódio com amor, lembra-me a ilustração dada na “Alegoria da Caverna” de Platão.

As pessoas estão presas em uma caverna. Eles estão observando sombras nas paredes que confundem com formas reais. A luz entra de fora. Chama a atenção de alguém. Embora primeiro sintam dor, eventualmente se voltam para a luz. E eles saem da caverna para irem para o pasto do mundo real.

Existem muitas e grandes diferenças entre a mensagem cristã e esta alegoria, mas o objetivo aqui é ilustrar que aqueles que estão presos na caverna são controlados por muitas forças externas – correntes, sombras, falsidades – enquanto aquele que está na luz é livre para vagar. .

Claro, Jesus é a verdadeira luz que nos liberta das trevas. Estar Nele traz maior liberdade!

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a venceram. (João 1:4-5)

3) Sem Cristo, somos impotentes diante dos nossos desejos.

Você pode questionar: Como existe uma diferença entre mim e meus desejos?

Mas você já sabe a resposta. Você quer dizer a verdade, mas mente. Você pretende honrar os outros, mas os calunia. Embora você pretenda estar em paz, muitas vezes você está em conflito.

A pessoa presa nessas coisas naturalmente diz: “mas eu sou apenas humano!” Isso leva a algo muito verdadeiro: você, sozinho, não pode controlar o que faz. Você não pode dominar o domínio que seus desejos repentinos exercem sobre sua vida.

Mesmo assim, a humanidade não é menos culpada.

E daí? Como podemos alcançar o verdadeiro autocontrole? É encontrado somente em Cristo. Como nos diz a Escritura:

… todos nós já vivemos nas paixões da nossa carne, realizando os desejos do corpo e da mente, e éramos por natureza filhos da ira, como o resto da humanidade. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, mesmo quando estávamos mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo. (Efésios 2:2-5)

A morte e ressurreição de Cristo derrotaram o pecado. Esta vitória também é sua se você estiver Nele.

O autocontrole em Cristo traz grande liberdade

Então, quem está fora de Cristo tem pouco ou nenhum controle sobre si mesmo, afinal. Somente em Cristo sabemos quem realmente somos. Somente em Cristo podemos entrar na luz. E somente em Cristo podemos dominar nossos desejos pecaminosos.

E nesta nova vida em Cristo, você descobrirá que o autocontrole traz uma liberdade incomparável. Como R. Kent Hughes escreve em Disciplines of a Godly Man :

A disciplina espiritual nos liberta da gravidade da era atual e nos permite voar alto com os santos e anjos. (25)

Tornamo-nos, de certa forma, seres humanos ascendidos através do nosso autocontrole, sendo libertados do nosso estado natural preso à Terra. Aqui está o que é nosso em Cristo:

1) Frutas Ilimitadas

Quando Paulo fala sobre o fruto do espírito, ele diz “contra tais coisas não há lei” (Gálatas 5:23). Isso significa que eles podem ser desfrutados luxuosamente para sempre. Não há limite para o quanto você pode comer do fruto do autocontrole.

Imagine se Adão e Eva não tivessem comido da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quanto tempo eles poderiam ter vivido no Éden? Quantas vezes eles poderiam comer de todas as outras árvores? Infinidade.

Essa é a realidade agora diante de nós com frutos espirituais.

2) Coroa Imperecível

Todo atleta exerce autocontrole em todas as coisas. Eles fazem isso para receber uma coroa perecível, mas nós uma coroa imperecível. (1 Coríntios 9:25)

Um atleta ganha uma recompensa através de um grande e difícil autocontrole. O que eles realizaram é poderoso e eles receberam uma recompensa – aqui, uma coroa de flores. Uma guirlanda pode ser apenas uma decoração de Natal para nós hoje em dia, mas para eles era um grande símbolo de vitória – literalmente uma coroa de honra.

Nosso autocontrole também produz uma coroa de flores. Mas este é imperecível e eterno. Considere também como nosso autocontrole não foi obra nossa, mas obra de Jesus. É Sua realização.

E assim a maravilhosa e eterna recompensa que recebemos é testemunhar a imperecível coroa de honra repousando sobre a cabeça de Jesus. E vivendo sob Seu governo para sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *