A Bíblia promete esses 2 tipos de progresso

Anteriormente falamos sobre as diferentes reações à semeadura da Palavra de Deus e como o inimigo planta ervas daninhas para uma colheita frutífera. Agora coloque-se no lugar dos primeiros discípulos enquanto eles ouvem o ensinamento de Jesus nestas parábolas: 

“Então, Jesus, devemos ser semeadores da Palavra com você, e você está nos dizendo que quando semearmos esta semente, o diabo estará trabalhando para arrebatá-la. Problemas e perseguições virão para as pessoas que as receberem de bom grado. E ainda por cima, quando a semente cair em solo bom, o inimigo semeará ervas daninhas e não conseguiremos arrancá-las. 

“Você quer que comprometamos nossas vidas com isso? Que chance temos? Como vamos sustentar uma vida inteira de serviço com tudo isso contra nós?”  

Para responder a essa pergunta, Jesus nos conta duas parábolas que nos prometem um progresso sustentado. Esse progresso ocorre de duas maneiras: 

Crescimento Visível (O Progresso do Evangelho no Mundo)   

“O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem pegou e semeou no seu campo.” (Mateus 13:31) 

Aqui está como é o governo de Cristo no mundo. É como uma pequena semente. Jesus diz que é a menor das sementes. É a menor de todas as sementes usadas nos jardins palestinos. [1] “Quando cresce, torna-se maior do que todas as plantas do jardim e torna-se uma árvore” (Mateus 13:32). O reino de Cristo teve um começo pequeno, mas levará a um resultado grande e glorioso. 

Pense no pequeno começo do evangelho no mundo. Nosso Salvador era pobre neste mundo e foi morto ao lado de dois criminosos na cruz. Depois disso, cerca de 120 seguidores temerosos permaneceram, e eles se reuniram para orar num cenáculo.  

Seus primeiros pregadores foram alguns pescadores e publicanos que, em sua maioria, eram homens sem qualificação e sem instrução. A primeira verdade que pregaram foi a cruz, que certamente suscitaria antagonismo, pois era uma pedra de tropeço para os judeus e uma loucura para os gentios.  

Os primeiros movimentos da fé trouxeram perseguições, primeiro aos líderes e depois aos seguidores. [2] 

A fé cristã começou como um minúsculo grão de mostarda. Mas a semente continha vida e, a partir desses pequenos começos, o evangelho se espalhou. À medida que o evangelho tem sido pregado, o Cristo ressuscitado tem reivindicado a vida de mais e mais pessoas.  

Nunca desanime porque uma obra é pequena se Jesus Cristo está no centro! O reino de Deus é como uma pequena semente de mostarda. Pode ser pequeno agora, mas faz parte de algo glorioso que durará para sempre.  

Não tenho vergonha do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. (Romanos 1:16) 

Você também não deveria ter vergonha disso. 

Influência Difundida (O Progresso do Evangelho em um Crente)  

“O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher pegou e misturou em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.” (Mateus 13:33) 

Se você fez seu próprio pão, sabe tudo sobre isto: o fermento, assim como o fermento, fermenta a massa, fazendo-a crescer quando é assada. Cada vez que o pão era feito, um pedaço de massa fermentada era guardado. Quando o próximo lote de massa foi feito, a massa fermentada foi misturada, fazendo com que a nova massa crescesse antes de ser assada.  

Jesus está dizendo que uma pequena quantidade de fermento misturada em uma porção de massa permeará toda a massa e mudará toda a sua natureza. Asse sem fermento e ficará duro, crocante e achatado. Asse com fermento e ele fica leve e fofo, e delicioso de comer.  

Pense nisso em relação à sua experiência como cristão. Quando a graça de Deus entra no seu coração, é como um fermento sendo misturado à massa da sua vida. 

Pense em como isso começou. Você começou a sentir um despertar para as coisas espirituais. Talvez houvesse insatisfação em sua própria vida ou com a superficialidade das outras pessoas ao seu redor. Você viu algo em Cristo que o atraiu. 

Deus iniciou uma obra de graça em seu coração e, gradualmente, o que ele começou em você permeia toda a sua vida. A graça de Deus começa a influenciar a sua consciência, os seus afetos, a sua mente. Está mudando sua natureza de dentro para fora.

O governo de Cristo na vida de um crente pode ter um pequeno começo, mas terminará em uma transformação completa: “Aquele que começou a boa obra em vós, a completará no dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1: 6). 

Quando ele aparecer seremos como ele, porque o veremos como ele é. (1 João 3:2) 

Nunca perca a esperança

Quando você se torna cristão, você começa a ver o quão longe você está daquilo que Deus está chamando você para ser. Há um novo desejo de santidade em sua vida. Às vezes, tudo o que você consegue ver é o quanto você está aquém disso.  

Satanás continua dizendo a você: “Veja o que você era”. Mas Jesus lhe diz: “Veja o que você será!” 

Você ainda não está conformado à imagem de Cristo. Mas o fermento de Cristo está presente na sua vida. Sua graça permeará todas as partes de sua vida. Toda a massa da sua vida será levedada. A natureza de cada parte sua – alma e corpo – será mudada. E está chegando o dia em que você será como Cristo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *