O quê e por quê da hospitalidade bíblica

Quando compreendermos o que é a hospitalidade na sua essência, como os crentes são motivados a demonstrá-la e as ricas bênçãos que ela traz tanto ao hóspede como ao anfitrião, acredito que abordaremos a prática da hospitalidade bíblica com alegria e entusiasmo. 

Dual-Core da hospitalidade

A palavra hospitalidade pode trazer à mente um hospital ou a indústria hoteleira (hotéis). Ambas seriam associações apropriadas. Tanto nos hospitais quanto nos hotéis, é oferecido ao hóspede ou paciente um lugar para dormir e comida para comer. 

É nisso que normalmente pensamos quando ouvimos a palavra hospitalidade: alojamento e alimentação, oferecidos gratuitamente. 

Mas a hospitalidade bíblica é mais do que alojamento e alimentação. A palavra hospitalidade pode ser encontrada na Bíblia ESV quatro vezes ( Romanos 12:13; 1 Timóteo 5:10; Hebreus 13:2; e 1 Pedro 4:9 ). Resumindo, estes versículos mostram que hospitalidade é ao mesmo tempo ação e carinho, receber e amar um estranho. 

Você pode perguntar: por que essa distinção é importante? E a resposta é que é possível oferecer todos os componentes da hospitalidade – comida, cama, banho – sem amor , mas isso não é hospitalidade bíblica.

Qualquer pessoa pode praticar atos de hospitalidade, a dimensão exterior. Mas há uma dimensão interior da hospitalidade que exige uma mudança de coração 1 Pedro 4:9 diz que devemos ser hospitaleiros uns com os outros, sem murmurar. Se resmungarmos ou reclamarmos ao dar comida ou alojamento a alguém, não mostramos verdadeiramente a hospitalidade bíblica. 

Isto porque a hospitalidade é a recepção alegre do estrangeiro. A hospitalidade envolve o estranho com as mãos e o coração. Mas Pedro dá um passo adiante e expande o uso usual da hospitalidade .

Mostre hospitalidade uns aos outros

Sabemos que devemos ser hospitaleiros com estranhos, mas considere o que Pedro diz em 1 Pedro 4:9: “Sejam hospitaleiros uns com os outros, sem murmurações”. Pedro escreve que devemos mostrar hospitalidade uns aos outros. A hospitalidade não é apenas para pessoas que conhecemos recentemente, mas também para pessoas que vemos regularmente !

Você é chamado a demonstrar amor ao aluno novo na escola, ao seu vizinho muçulmano, ao seu primo ateu, a um imigrante ilegal, a um refugiado político ou a alguém com antecedentes criminais. Mas também sois chamados a amar e a acolher a viúva que se senta ao vosso lado no banco da igreja, ou o jovem casal com filhos que vive longe das suas famílias.

Sirva essas pessoas. Alimente-os, vista-os e convide-os para sua casa. Mas o mais importante é convidá-los para seus corações, amando-os com o amor de Cristo Jesus. A hospitalidade bíblica não é apenas uma obra das nossas mãos, mas envolve uma obra nos nossos corações.

Uma motivação mais forte

Respondemos: O que é hospitalidade bíblica? Agora vamos responder a outra pergunta: Por que mostrar hospitalidade? Qual é a nossa motivação? 

Uma resposta simples é que Deus ordena nossa hospitalidade nas Escrituras (Romanos 12:13; Hebreus 13:2; 1 Pedro 4:9). No entanto, a nossa reação natural à lei (o que é ordenado) é o pecado e a rebelião ( Romanos 7:7-11 ). 

Para os cristãos, a motivação mais forte para mostrar hospitalidade não são os mandamentos de Deus (a Lei), mas o Seu amor por nós em Cristo (o evangelho). Isto não é exclusivo da hospitalidade – o evangelho deve ser a motivação motriz para todas as nossas boas obras. 

Qualquer outro motivo não produz o mesmo efeito. Quando obedeço a uma ordem por um sentimento de obrigação, é muito menos provável que obedeça a essa ordem com alegria e entusiasmo do que quando obedeço a uma ordem por um sentimento de gratidão. Isto é verdade no caso da hospitalidade. 

E temos bons motivos para responder com gratidão. Jesus se entregou como água viva para saciar nossa sede espiritual ( João 7:37-38 ). Ele nos dá sua Igreja como nosso alojamento espiritual temporário na terra ( 1 Pedro 2:5 ) e o Céu como nosso lar eterno ( João 14:2-3 ). Aqueles que não eram o povo escolhido de Deus (gentios) foram recebidos na família de Deus por Cristo, e é por isso que somos chamados a acolher e viver em harmonia uns com os outros ( Romanos 15:5-7 ). 

Fomos graciosamente amados e recebidos por Deus em Cristo. Portanto, a gratidão, e não a culpa, é a motivação mais forte para amarmos e recebermos os outros com alegria e entusiasmo.  

Abençoado para ser uma benção

A maioria usa esta frase em referência a Gênesis 12:2, onde Deus diz a Abraão: “Eu te abençoarei e engrandecerei o teu nome, para que sejas uma bênção”. O significado é que as bênçãos de Deus para Abraão devem se espalhar para todas as famílias da terra, o que reconhecemos como a bênção futura de Jesus Cristo ( Gênesis 12:3 ). 

Este é o propósito da bênção de Deus a Abraão: que outros sejam abençoados. Mas a frase também é verdadeira em outro sentido, pois “é mais feliz dar do que receber” (Atos 20:35). Em outras palavras, o resultado da minha bênção aos outros é o meu próprio estado de bem-aventurança. 

O ganho pessoal não é a nossa principal motivação para demonstrar hospitalidade, mas a hospitalidade tem um bom resultado na vida de quem a pratica. Podemos abordar a hospitalidade com alegria , sabendo que será uma bênção oferecer hospitalidade tanto quanto recebê-la.

O propósito da sua bem-aventurança é abençoar os outros. O resultado de você abençoar os outros é que você será ainda mais abençoado. Este não é o evangelho sem brilho da prosperidade. Esta é a generosa graça de Deus. Ele nos dá, para que possamos dar aos outros, e ao darmos possamos receber ainda mais de sua bondade. 

Você está hesitante em abrir seu coração e seu lar para os outros? Não tenha medo. Procure oportunidades para mostrar hospitalidade ( Romanos 12:13 ), pois ao fazê-lo, alguns receberam anjos sem saber ( Hebreus 13:2 ). Você é abençoado por Deus para ser uma bênção para os outros, e pela graça de Deus você será abençoado por Ele quando for uma bênção para os outros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *