Os 3 pecados por trás do seu descontentamento

O inferno é um lugar de descontentamento perpétuo. As pessoas no inferno estão sempre com raiva e nunca em paz, sempre frustradas e nunca satisfeitas. Esse é certamente o significado das palavras de nosso Senhor sobre “ranger de dentes” (Mateus 8:12; 13:42, 50; 22:13; 24:51; 25:30).

Existem três pecados por trás do descontentamento: orgulho, rebelião e incredulidade. Estes são os pecados originais do diabo e de seus anjos. São pecados que vêm do próprio inferno e continuam no inferno para sempre.

1. O descontentamento é uma manifestação de orgulho.

Estes [os ímpios] são murmuradores, descontentes, seguindo os seus próprios desejos pecaminosos; eles são fanfarrões e falam alto, mostrando favoritismo para ganhar vantagem. (Judas 16)

O descontentamento é uma manifestação de orgulho. Flui de um coração que diz: “Eu mereço algo melhor do que Deus me deu”. Este foi o pecado original do próprio Satanás.

Em nossa carta de Judas, temos uma referência a anjos que, como Satanás, não se contentavam em ser servos de Deus, “anjos que não permaneceram dentro de sua própria posição de autoridade, mas deixaram sua própria morada” (Judas 6). .

O orgulho levou alguns anjos a dizer: “Merecemos algo melhor do que Deus nos deu!” Deus lhes deu posições de autoridade, mas eles não ficaram satisfeitos. Eles não estão satisfeitos agora. Eles nunca serão. Thomas Boston diz: “O diabo é a criatura mais orgulhosa e a mais descontente porque o orgulho e o descontentamento residem sob o mesmo teto”.

Eu mereço algo melhor do que Deus me deu!  Se eu me pegar pensando assim, tenho que me controlar. Devo dizer a mim mesmo:  isso é o oposto de tudo em que acredito! Acredito que Deus me deu abundantemente mais do que eu merecia. O que eu mereço é o inferno na terra seguido do inferno no inferno. Mas Deus me amou. Deus deu Seu Filho por mim. 

Deus me abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Ele me deu tudo o que preciso para a vida e a piedade. Em todas as coisas, Seu amor me envolve e em todas as coisas ele persegue Seu grande propósito, que também é meu propósito, de que uma verdadeira semelhança de Seu Filho, Jesus Cristo, seja formada em mim.

O descontentamento é um pecado infernal porque é uma manifestação de orgulho.

2. O descontentamento é uma expressão de rebelião.

No Antigo Testamento, temos a história de Jó, um homem bom e piedoso que foi grandemente abençoado por Deus. Sua família foi abençoada, seu negócio foi abençoado. Jó estava vivendo o sonho e, um dia, através de uma série de desastres, ele perdeu tudo. Jó disse: “O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).

A pessoa descontente diz algo diferente. A pessoa descontente diz: “O Senhor deu, mas ele deveria ter dado mais”, ou: “O Senhor tirou, e ele não deveria ter feito isso”. Judas fala sobre “coisas duras que pecadores ímpios falaram contra Deus”.

O descontentamento é um pecado infernal porque, no fundo, é uma expressão de rebelião contra Deus. O barro diz ao oleiro: “Por que você me fez assim?” (Romanos 9:20). “Deus, você deveria ter feito algo diferente!” Isso é rebelião, e as Escrituras dizem: “Quem é você para falar assim com Deus?” (Romanos 9:20).

3. O descontentamento é fruto da incredulidade.

Veja, este é Êxodo 17. O povo de Deus foi grandemente abençoado. Ele os tirou da escravidão no Egito e forneceu maná para alimentá-los no deserto. Muitas vezes aqueles que são mais abençoados estão mais descontentes!

Então o povo de Deus chegou a um lugar onde não havia água. Essa é uma preocupação legítima. E há momentos na vida em que podemos ter preocupações legítimas sobre como Deus irá suprir o que precisamos. Mas a sua preocupação legítima transformou-se em incredulidade. Eles testaram o Senhor dizendo: “O Senhor está entre nós ou não?” (17:7).

Eram pessoas redimidas, mas perderam a confiança de que Deus estava com eles. Se você não acredita mais que Deus está com você, não terá mais confiança de que Ele suprirá o que você precisa. E não demorará muito para que as reclamações comecem e você se encontre caindo no pecado infernal do descontentamento.

Lidar com o descontentamento

Espero que você esteja em condições de dizer: “Não pensei muito sobre isso antes, mas agora vejo que preciso lidar com esse pecado infernal onde quer que ele apareça em minha vida. Preciso ir além da ideia de que gemer e reclamar não importa. Preciso levar a sério a mudança da raiva para a paz, da frustração para a satisfação e da ansiedade para a confiança.”

Graças a Deus há um Salvador a quem podemos ir. Peça a Ele que perdoe esse pecado infernal se você o vir em sua vida hoje. Peça a Ele para purificá-lo e lavar isso do seu coração. Depois peça a Ele para ajudá-lo a crescer em contentamento.

Aqui está o que você encontrará:

  • A paz na vida vem de saber que tudo o que lhe diz respeito está nas mãos do Salvador que o ama.
  • A satisfação está em saber que em Jesus Cristo você tem tudo o que precisa.
  • A confiança começa quando você sabe que Ele é fiel, e aqueles que olham para Ele nunca são envergonhados.

Alan Redpath diz:

Não há nada – nenhuma circunstância, nenhum problema, nenhum teste – que possa me tocar até que, antes de tudo, tenha passado de Deus e de Cristo até mim. Se chegou até aqui, veio com um grande propósito, que talvez eu não entenda no momento. Eu me recuso a entrar em pânico. E ao levantar meus olhos para ele… nenhuma circunstância me deixará preocupado, pois descansarei na alegria do que meu Senhor é – esse é o resto da vitória!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *