Transforme as promessas de Deus em oração

“E agora, ó Senhor Deus, confirma para sempre a palavra que falaste a respeito do teu servo e a respeito da sua casa, e faze como falaste.” (2 Samuel 7:25)

As palavras de Davi “faça o que você falou” nos levam ao cerne da oração. Quando oramos, pedimos a Deus que cumpra o que prometeu. Davi repetidamente transforma a promessa de Deus em oração. Da palavra que Deus falou surge a oração de Davi: “Senhor, o que peço é o que já disseste. Faça o que você falou!

Como funciona a oração

“Pois tu, ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo, dizendo: ‘Eu construirei uma casa para você’. Portanto, seu servo encontrou coragem para fazer esta oração a você”. (v. 27)

Como Davi teve coragem de orar assim? Se Deus não tivesse falado, Davi não teria tido coragem. “Senhor, se você não tivesse dito isso, eu não teria perguntado, mas sua promessa me deu coragem para pedir isso a você.”

“Você prometeu esta coisa boa ao seu servo. Agora, pois, te apraz abençoar a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre diante de ti” (vv. 28-29). A fé pega o que Deus disse – a promessa de Deus – e transforma isso em oração: “Faça o que você disse” (v. 25).

Agora, por que você oraria por algo que Deus já prometeu? Porque a oração é a forma como as promessas de Deus são entregues. Orar é ocupar-se do espaço entre o que Deus disse e o que você vivencia, e juntá-los. “Eu preciso do que você disse.”

É assim que funciona a oração!

Mantendo suas orações atualizadas

Aqui está outra razão para orar com uma Bíblia aberta: o que Deus diz em sua Palavra irá sugerir a você, dia após dia, coisas novas pelas quais você pode orar por alguém que você ama. Como você pode orar pelas pessoas que ama, ano após ano, sem cair em vãs repetições? “Senhor, abençoe-os! Senhor, abençoe-os! Senhor, abençoe-os!” E isso são apenas os primeiros três dias! Como você vai orar por eles durante 25 anos?

Se você orar com uma Bíblia aberta, muitas vezes descobrirá que a Bíblia sugere algo que você pode orar por si mesmo ou por outra pessoa, e quando você ora por algo que Deus disse, você pode orar com grande confiança.

Estou lendo os Salmos no momento, então aqui está uma semana para transformar as promessas de Deus em oração:

  • Salmo 20: Que ele conceda a você o desejo do seu coração e cumpra todos os seus planos (20:4). Isso sugere oração por uma pessoa que anseia profundamente por algo bom que ainda não aconteceu.
  • Salmo 21: Você o alegra com a alegria da sua presença (21:6) Isso me leva a orar para que alguém que amo esteja profundamente consciente da alegria da presença de Deus com ele hoje e da confiança que vem com essa alegria.
  • Salmo 22: De ti vem o meu louvor na grande congregação (22:25). Isso sugere oração por alguém que sofre, para que o resultado traga louvor a Deus e força aos outros.
  • Salmo 23 : O Senhor é meu pastor; Eu não vou querer. Ele me faz deitar em pastos verdejantes (23:1-2) Aqui está uma promessa que posso orar por alguém que está passando por dificuldades, com fome, com sede e que precisa ser renovado, nutrido e alimentado.
  • Salmo 24: Quem subirá ao monte do Senhor?…Aquele que tem mãos limpas e um coração puro…Ele receberá a bênção do Senhor (24:3, 4, 5) As Escrituras sugerem que eu ore pela limpeza do meu coração e das minhas mãos, e que ore o mesmo pelos outros, para que possam ser guardados e conhecer a bênção do Senhor.
  • Salmo 25: Ó meu Deus, em ti confio (25:2). As Escrituras sugerem que eu ore por uma fé forte e inabalável e por ter um olhar firme no Senhor, para mim e para aqueles que amo.

Se você orar com uma Bíblia aberta, sempre terá algo novo para pedir ao Senhor e será capaz de orar com confiança porque estará dizendo a Deus: “Faça o que você falou!”

Orando com confiança

Anos atrás, me deparei com um sermão pregado por CH Spurgeon chamado Ordem e Argumento na Oração , baseado nas palavras de Jó: “Oh, se eu soubesse onde poderia encontrá-lo, para que pudesse chegar até mesmo ao seu assento! Apresentaria-lhe a minha causa e encheria a minha boca de argumentos” (Jó 23:3-4).

Jó sugere que oremos a Deus da mesma forma que um advogado apresenta o seu caso num tribunal. O que um advogado faz em um tribunal? O advogado apresenta argumentos. Ele dá razões. Ela cita precedentes legais para um veredicto específico. Se o seu advogado disser: “Bem, vamos ao tribunal e perguntar ao juiz o que queremos e ver o que ele diz”, é hora de você procurar outro advogado! Um bom advogado apresenta um caso.

Você pode dizer: “Não nos aproximamos de Deus como Juiz. Viemos a ele como Pai.” Mas se você ouvir as crianças, descobrirá que elas fazem exatamente a mesma coisa: “Pai, posso tomar um sorvete, porque você disse…?”

Qual é o argumento decisivo com Deus? O grande e decisivo argumento em todas as nossas orações é a pessoa e a obra de nosso Senhor Jesus Cristo. Seu nome sempre carrega peso para Deus. Talvez você já tenha o hábito de apresentar seu caso diante de Deus e apresentar Jesus Cristo como seu argumento decisivo, sem perceber o que está fazendo.

No final da sua oração você diz: “Pelo amor de Jesus. Amém.” Por que você disse: “Pelo amor de Jesus”? Porque, intuitivamente, você sabe que Deus está comprometido em fazer tudo o que glorifique a pessoa de Jesus e promova a obra de Jesus. Quando você ora “em nome de Jesus”, você sempre tem os ouvidos do Pai.

Sim e amém

É por isso que nosso Senhor disse: “Em verdade, em verdade vos digo que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará” (João 16:23). Pedir em nome de Jesus significa submeter o que você pede à vontade de Jesus; mas aproximar-se de Deus em nome de Jesus e basear suas orações no que ele prometeu lhe dará coragem quando pedir.

Jesus Cristo é o argumento decisivo para cada pessoa que se aproxima de Deus em seu nome. “Pois todas as promessas de Deus encontram nele o seu sim” (2 Coríntios 1:20).

Como você pode ter certeza das promessas de Deus? Como você pode saber que o que Deus promete é realmente seu? Olhe para Jesus Cristo. Coloque sua fé e confiança nele, e tudo o que Deus prometeu será “sim” para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *