A razão número um para confiar na Bíblia

Ao crescer, encontrei conforto e segurança ao acreditar na palavra de meus pais. Confiei na autoridade deles, acreditando que mamãe e papai cuidariam de mim, me contariam a verdade e fariam todas as coisas com a intenção de me ajudar a crescer.

Quem acreditamos que uma pessoa é diz muito sobre quanta credibilidade daremos às suas palavras. Pois se não confiarmos em uma pessoa, não confiaremos no que ela nos diz.

Ultimamente, tenho desejado aumentar minha compreensão de por que os cristãos (e todas as pessoas, aliás) podem confiar na Bíblia como a própria Palavra de Deus comunicada claramente ao nosso mundo. Como podemos saber que o que Deus diz é verdade? E como podemos explicar a confiabilidade da Bíblia para outras pessoas?

A leitura do livro Confiante: Por que podemos confiar na Bíblia (Publicações Christian Focus, 2015) afirmou para mim qual é o nosso motivo número um para aceitar a Bíblia em sua palavra e aceitar Deus em sua Palavra: Jesus. O Filho de Deus tinha as Escrituras em grande estima, acreditando que elas revelavam perfeitamente o caráter de Deus, bem como sua história final de redenção para a humanidade por meio do evangelho salvador.

Portanto, se a identidade e a autoridade de uma pessoa afetam quanta credibilidade damos às suas palavras, segue-se que quem dizemos que Jesus é afetará como confiamos na Bíblia. Se Jesus é Deus — que humildemente se tornou carne, viveu uma vida imaculada, morreu na cruz e ressuscitou — e não apenas um bom professor ou guru sábio, então vamos querer dar peso ao que ele acreditava sobre a Palavra de Deus.

Jesus acreditava que a Palavra de Deus é necessária para a vida e o crescimento (Mateus 4:4; Deuteronômio 8:3).

Após quarenta dias de jejum no deserto, Jesus é tentado por Satanás a transformar pedras em pães. Ele diz em resposta: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.

Com esta declaração, Jesus está dizendo que a Escritura é necessária para o início e crescimento da vida espiritual. Por ela, pecadores imperfeitos ouvem a vontade de Deus, são convencidos do pecado e são apontados para o único Salvador dos pecadores, Jesus Cristo. Portanto, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo (Romanos 10:17).

Sem a palavra transformadora de Deus, os pecadores permanecem mortos em seus pecados. Mas com ela, eles são levados a uma nova vida em Cristo e são cada vez mais feitos à sua imagem.

Jesus acreditava que a Palavra de Deus tem autoridade sobre as leis e tradições feitas pelos homens (Marcos 7:1-23).

Certa vez, Jesus disse aos fariseus e escribas: “Vocês têm uma bela maneira de rejeitar o mandamento de Deus para estabelecer sua tradição!” (v. 9) Ele chama sua adoração externa de “vã” (v. 7) e os chama de “hipócritas” (v. 6) porque eles deram mais peso às suas próprias tradições do que aos próprios mandamentos de Deus.

Assim, Jesus acreditava que as Escrituras eram da mais alta autoridade, mesmo sobre as tradições feitas pelo homem, criadas pelos religiosos eleitos e pelos intelectuais políticos. Sua convicção era que toda lei, instituição e pessoa deveria se submeter à autoridade da Palavra de Deus.

Jesus acreditava que a Palavra de Deus é imutável (João 10:35).

Ao falar aos judeus acusadores sobre sua identidade como o Filho de Deus, Jesus diz: “A Escritura não pode ser anulada”. A Palavra de Deus não evolui de acordo com os tempos, nem deve ser interpretada pelas lentes da cultura. Não é “algum livro” que as pessoas escreveram há muito tempo, mas a revelação verdadeira, relevante e imutável de Deus aos homens.

[tweet_box design=”padrão”]A Bíblia não é “algum livro”, mas a revelação verdadeira, relevante e imutável de Deus.[/tweet_box]

Jesus acreditava que a Palavra de Deus deveria ser obedecida (João 15:1-11).

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” Com isso, Jesus estabelece a conexão direta entre a Palavra de Deus e nossa obediência: Porque Deus faz todas as coisas para sua glória e o benefício de seus filhos, seus mandamentos são uma ferramenta para nossa santificação. Sua Palavra é para o nosso bem e deve ser obedecida, disse Jesus.

Então Jesus acreditava que a obediência à Palavra de Deus indica que uma pessoa se submeteu à sua autoridade. Esta é uma das maneiras pelas quais experimentamos o amor de Deus, quando continuamos a obedecer à sua Palavra.

A opinião de Jesus sobre a Palavra de Deus é a razão número um para confiar nela, então vale a pena considerar quem é Cristo e o que ele disse sobre as Escrituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *