A Imagem do Deus Invisível

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. (Colossenses 1:15)

O software de reconhecimento facial percorreu um longo caminho desde que foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1960. No início, o computador demorava a associar uma pessoa de interesse a uma fotografia porque exigia que um operador identificasse os olhos, nariz, boca etc. antes de o computador começar a funcionar. Hoje, os programas de computador usam algoritmos altamente complexos para reconhecer rostos em tempo real. O software é usado pelo FBI e aeroportos para segurança, por shoppings para identificar padrões de compra e até mesmo por algumas organizações para rastrear a participação em eventos.

O reconhecimento facial depende da matemática para combinar as características do que é visto (o indivíduo passando pela vigilância no aeroporto) com o que não é visto (o suspeito sendo procurado). De um artigo em Computing News :

Perguntado se duas fotos desconhecidas de rostos mostram a mesma pessoa, um ser humano acertará 97,53% das vezes. Um novo software desenvolvido por pesquisadores do Facebook pode pontuar 97,25% no mesmo desafio, independentemente das variações de iluminação ou se a pessoa na foto está de frente para a câmera.

A partida não é 100 por cento. Quanto melhor a fotografia – a imagem – melhor o computador pode identificar alguém. A imagem é uma representação aproximada, mas não é precisa.

Colossenses 1:15 nos diz que Jesus é a imagem de Deus . Somos capazes de reconhecer o que não se vê – o Deus invisível – pelo que foi visto: Jesus. Hebreus 1:3 nos diz que

Ele é o esplendor da glória de Deus e a marca exata de sua natureza, e sustenta o universo pela palavra de seu poder. Depois de fazer a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas…

Ao contrário de Adão, Jesus não foi feito à imagem de Deus. Jesus é a “impressão exata de sua natureza”. Sua correspondência é 100% precisa.

Conhecer a Jesus é conhecer a Deus. Ao ver como Jesus interagia com as pessoas ao seu redor, podemos ver algumas das características de Deus. Aqui estão apenas alguns exemplos do que aprendemos sobre Deus, o Pai, ao ver Jesus, o Filho.

1. Jesus nos mostra a compaixão de Deus

Jesus estava disposto a tocar os leprosos – pessoas impuras que eram forçadas a viver fora da sociedade.

Estando ele numa das cidades, chegou um homem cheio de lepra. E quando viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e implorou-lhe: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”. E Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: “Eu quero; seja claro.” E imediatamente a lepra o deixou. (Lucas 5:12-13)

A compaixão de Jesus por este homem “cheio de lepra” mostra-nos que Deus ama os doentes, por mais horríveis que sejam as suas feridas.

2. Jesus nos mostra a misericórdia de Deus

O homem endemoninhado no país dos gerasenos deve ter assustado qualquer um que se aproximasse. Ele vivia entre as tumbas onde as pessoas tentaram prendê-lo com correntes. Embora tenha sido rejeitado por todos na cidade, ele encontrou misericórdia de Jesus, que o curou.

Ao entrar no barco, o endemoninhado rogava-lhe que o deixasse ficar. E ele não o permitiu, mas disse-lhe: “Vá para casa, para seus amigos e conte-lhes o quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. (João 5:18-19)

Quando Jesus mostrou misericórdia ao endemoninhado, ele nos mostrou que Deus ama os excluídos, não importa quão assustador ou bizarro seja seu comportamento.

3. Jesus nos mostra a imparcialidade de Deus

Alguns preconceitos são tão arraigados que são passados ​​de geração em geração. Mas Jesus rejeitou preconceitos étnicos e, em vez disso, encontrou pessoas onde elas viviam.

Uma mulher de Samaria veio tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. (Pois os seus discípulos tinham ido à cidade para comprar comida.) A mulher samaritana disse-lhe: “Como é que tu, judeu, me pedes de beber a mim, uma mulher samaritana?” (Pois os judeus não se relacionam com os samaritanos.) (João 4:7-9)

Jesus tratou esta mulher samaritana com dignidade, apesar de tudo o que sabia sobre ela. Ao estender a mão para a mulher no poço, Jesus nos mostrou que Deus não é preconceituoso e “não mostra parcialidade” (Romanos 2:11).

Ao escrever aos colossenses, Paulo estava se opondo a uma heresia de que Jesus não era totalmente Deus. Menos de 100% de correspondência, se preferir. A igreja enfrentou confusão sobre quem Jesus realmente era, e a carta de Paulo foi um lembrete de que Jesus era a representação exata de Deus.

Assim como o reconhecimento facial permite que os funcionários do aeroporto identifiquem uma pessoa andando pelo scanner, Jesus nos permite ver o Deus invisível. Ao aprender mais sobre Cristo, aprendemos que Deus compassivo, misericordioso e amoroso servimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *