3 chaves para animar suas orações

Como professor em uma escola cristã particular, devo (e desejo) ensinar meus alunos a orar.

Como eu rezo?

Se você pesquisar no Google a frase “como orar”, mais de 130 milhões de acessos aparecem com tudo, desde vídeos, dicas, podcasts e seminários on-line que custam apenas três parcelas de US $ 29,95.

Existem muitos recursos on-line que fornecem orientações sábias, dicas perspicazes e até oferecem esperança em tempos de desespero. No Unlocking the Bible, somos abençoados por ter recursos que oferecem uma variedade de percepções sobre o que é a oração e como orar.

No entanto, ainda acho difícil orar consistentemente ou especificamente . Ao tentar transmitir uma maneira simples de ensinar a oração às crianças, encontrei algumas maneiras de tornar a oração relevante e viva em minha vida ocupada e às vezes tediosa. Digo “às vezes entediante” porque muitas vezes acho que quando estou buscando o plano de Deus para minha vida, orando constantemente e com a esperança que Cristo oferece, acho minha vida tudo menos entediante.

Se estou realmente fazendo o que Deus me chamou para fazer, não importa se estou carregando a máquina de lavar louça pela terceira vez em um dia ou enviando um e-mail de acompanhamento sobre a proposta de um livro, posso sentir a expectativa de uma vida vivida por seu poder em cada decisão que tomo.

Quero que o evangelho ganhe vida e seja novo em minha vida de oração. Assim, encontrei três chaves para tornar a oração viva no meu dia a dia.

Chave nº 1: Esteja presente em suas orações

Quando eu era jovem, aprendi a agradecer por nossa comida orando: “Vem, Senhor Jesus, sê nosso Hóspede, e que estes presentes para nós sejam abençoados. Amém.”

Nossa família rezava antes de cada refeição. Talvez você também faça isso. É uma bela oração com uma mensagem de agradecimento e uma consciência do poder de Deus para abençoar. Quando ensinei esta oração aos meus alunos e eles a repetiram para mim, vi que ela havia sido apenas memorizada sem nenhum significado real no que estava sendo dito. Quando perguntei às crianças o que elas estavam pedindo a Deus, recebi apenas olhares vazios. Eles estavam dizendo as palavras, mas não tinham contexto para elas. Eles precisavam estar presentes em suas orações percebendo que estavam falando com o Deus Criador, não apenas recitando algumas palavras.

Por favor, não entenda que todas as orações memorizadas estão vazias. Serei o primeiro a dizer que as orações memorizadas podem ser uma coisa linda. Toda vez que rezo o Pai Nosso, isso traz uma sensação de esperança e conforto porque estou ouvindo as palavras enquanto as rezo e não apenas repetindo as palavras.

Chave nº 2: Seja criativo com suas orações

Eu queria que meus alunos soubessem que a oração não era encontrada apenas com a cabeça baixa nas refeições ou na hora de dormir. A oração pode ser uma canção, escrita em um diário, ou pode ser um sussurro de rápido agradecimento a Deus quando acordo de manhã e vejo meu marido ao meu lado. A oração é qualquer momento em que estou falando com Deus – indo a ele com minhas necessidades, perguntas, gratidão e até mesmo minhas decepções.

A Bíblia está cheia de orações que foram ditas ao Senhor e pelo Senhor. A oração é uma forma de se comunicar com Deus. Escrever essas orações pode ser uma ferramenta maravilhosa para colocar as palavras dessas orações em seu coração, mas também é uma maneira de “colocar a mente nas coisas que são de cima, não nas coisas que são da terra” (Colossenses 3:2 ).

Chave nº 3: Seja autêntico em suas orações

Lembro-me de uma história que um amigo pastor me contou sobre uma vez em que estava com um pastor mais velho e bastante conhecido em uma grande conferência de pastores. Ele foi convidado a orar por uma refeição em um pequeno grupo e queria impressionar esse famoso pastor. Então ele fez o que pensou ser a oração mais eloqüente, detalhada e mais longa que já havia feito em grupo.

Depois que ele disse: “Amém”, o pastor mais velho e muito mais sábio olhou para ele e simplesmente disse: “É óbvio que alguém não se encontrou com o Senhor hoje cedo” e continuou a comer.

Foi dito em tom de brincadeira, mas com alguma sabedoria. O jovem não estava apenas agradecendo a Deus pela refeição, mas acrescentando tudo o que podia pensar para impressionar as pessoas ao seu redor. Ele não estava preocupado em se conectar com Deus, ele estava preocupado com a aparência de seu próprio caráter.

Isso me lembrou do versículo Mateus 6:5:

E quando você ora, você não deve ser como os hipócritas. Pois eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo que receberam a sua recompensa.

Quando percebo minha natureza pecaminosa e o que Cristo fez por mim na cruz, sei que posso ser autêntico em minhas orações por causa do que ele fez. Desejo me conectar com ele para explorar seu incrível poder e colocar minha esperança nele. Isso me dá clareza sobre o que estou fazendo por ele, bem como alegria em minha caminhada diária com ele.

A oração é uma coisa pessoal, mas o fato é que estamos nos conectando com Aquele que diz às ondas até onde chegar à costa. Isso é poder! Quando estamos presentes, criativos e autênticos com nossas orações, o aparentemente tedioso se torna tudo menos chato.

Quais são algumas outras maneiras de tornar a oração mais pessoal e viva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *