3 sinais reveladores de um cristão tolo

Quando você lê como as Escrituras definem um tolo, quem primeiro vem à sua mente?

Para mim, é sempre outra pessoa.

Eu não me considero um tolo, pelo menos não muito alto no “índice de insensatez” que as Escrituras fornecem no livro de Provérbios.

Mas a leitura de Efésios 5:15-21 me diz algo diferente. Paulo diz: “Observem cuidadosamente como vocês andam, não como néscios, mas como sábios” (15). Isso me adverte que, sem a intenção de andar em sabedoria, posso rapidamente me desviar para uma vida tola.

Os comandos de Paulo nessa passagem são desafiadores.

Eles me dizem que não sou sábio por padrão.

Eles me dizem que posso parecer sábio e realizado para o mundo e a igreja; mas para Deus, eu sou, bem, um tolo às vezes.

Embora Paulo não forneça uma descrição exaustiva de como é a tolice, ele compartilha três elementos-chave de como é viver com sabedoria. Crentes sábios devem fazer “o melhor uso do tempo” (16), “entender qual é a vontade do Senhor” (17) e “ser cheios do Espírito” (18).

Em meu tempo estudando essa passagem, senti uma pontada de convicção especial quando transformei os mandamentos positivos em descrições negativas de como um cristão tolo se parecia.

1. Você não se importa em perder tempo.

Se você navega na Internet sem objetivo por horas a fio, navega constantemente em seu feed do Twitter ou assiste à TV como o americano médio (cinco horas por dia) –  você pode ser um cristão tolo .

A vida é um vapor (Tiago 4:14). Cada hora perdida é uma hora que você pode e nunca mais vai voltar. Cristãos sábios, como Moisés, oram para que Deus os ensine a contar seus dias para ganhar um coração sábio (Salmo 90:12). Observar nossa sociedade distraída dá relevância especial à oração de Moisés hoje. Contar nossos dias envolve numerar nossas horas – e até minutos – que podem ser facilmente perdidas sem intencionalidade e definição das prioridades certas.

Por que devemos fazer o melhor uso do tempo? Vivemos em dias maus (Efésios 5:16). Nosso inimigo está à espreita e quer que desperdicemos nossas vidas e eficácia por Cristo. Estima-se que 150.000 pessoas morrem todos os dias, muitas das quais não conhecem o Único Deus Verdadeiro.

Cristão, tenha como objetivo na vida aproveitar ao máximo o seu tempo nestes dias maus. Você faz parte de uma guerra espiritual e pode promover a causa de Cristo administrando sabiamente o tempo que Deus lhe deu na Terra. Não seja tolo.

2. Você não procura entender a vontade do Senhor.

A vontade de Deus não é uma caixa mágica que só abrimos por sorte, encantamento ou por possuir um certo número de CDs do Petra. Deus quer que conheçamos sua vontade para nós; é por isso que ele nos revelou nas Escrituras. Sabemos no que acreditar, como viver e qual é a nossa parte na missão de Deus na terra por meio das Escrituras. Eles contêm tudo o que precisamos para uma vida justa e para dar frutos – tudo (2 Timóteo 3:16-17). Através da obediência em oração à Palavra e uma busca fiel por Cristo, podemos conhecer e seguir a vontade de Deus para nossas vidas e crescer em sua sabedoria (Romanos 12:1-2; João 14:21; Salmos 19:7).

A tolice vem de negligenciar as Escrituras e a oração, evitando o compromisso com uma igreja local ou simplesmente não fazendo nenhum esforço para discernir como viver uma vida que agrada ao Senhor (Efésios 5:10).

Cristão, não seja tolo. Entenda a vontade do Senhor e viva de acordo.

3. Você não vive pelo Espírito.

Os crentes são impotentes para viver da maneira que Deus quer que vivamos e para realizar o que ele tem para nós se não permitirmos que Deus viva através de nós pelo seu Espírito. Cristãos tolos podem estar vivendo por seu próprio poder, seja por ignorância (eles simplesmente não sabem como andar pelo Espírito) ou por escolha própria (eles podem estar com raiva de Deus ou sem vontade de se arrepender de seus pecados).

De acordo com Paulo, o cristão controlado pelo Espírito é caracterizado por:

…dirigindo-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando de coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a Deus Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, submetendo-vos uns aos outros por reverência Cristo. (Efésios 5:19-21 )

Isso significa que, tanto de nossos corações quanto de nossos lábios, haverá um fluxo natural de verdades bíblicas e profunda gratidão aos outros e ao Senhor.

Não viver pelo Espírito pode significar que os cristãos se sentem distantes de Deus , têm problemas para ler as Escrituras (João 14:26), lutam com segurança (1 João 3:24), falta de orientação (Romanos 8:14), vivem derrotados pelo pecado (Romanos 8:13), e falta de poder na evangelização (Atos 1:8).

Cristão, viva pelo Espírito. Faça melodia em seu coração para Deus através do canto de salmos, hinos e canções espirituais. Faça seu coração feliz em Deus ao ler as Escrituras e lembre-se de sua fidelidade a você no passado, sua provisão para você no presente e a graça futura que você receberá quando Cristo voltar. Dê graças a Deus por tudo que ele fez por você em Cristo. Conecte sua vida à fonte de poder divino que torna a vida cristã não apenas possível, mas cheia de alegria.

Não seja um tolo

A boa notícia é que, se às vezes você se considera um cristão tolo, ainda há esperança. O cristão tolo que se arrepende levando Efésios 5:16-18 a sério estabelecerá um fundamento sólido para uma vida cheia de sabedoria.

Minha esperança é que você leve esta mensagem a sério e examine sua vida. Você seria um tolo se não o fizesse.

Qual dessas três características é mais convincente para você agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *