5 passos para meditar na Bíblia

Não muito tempo atrás, perguntei ao pastor Colin sobre a diferença entre meditação e oração, pois os dois podem ser difíceis de distinguir, e isso é compreensível. Sua resposta: “Nas Escrituras, Deus fala conosco. Em oração falamos com ele. O que Deus nos diz motiva o que dizemos a ele”.

Meditar, então, é pensar profundamente sobre o que Deus nos disse na Bíblia e preparar nossas mentes e corações para a oração. A Escritura é o fundamento de nossa oração; a meditação nos prepara para isso, ajudando-nos a focar, entender, lembrar , adorar e aplicar.

Meditar para Focar

Meditarei nos teus preceitos e fixarei os olhos nos teus caminhos. (Salmo 119:15)

Quer leiamos a Bíblia pela manhã, no intervalo do almoço ou antes de dormir à noite, nossos horários e responsabilidades tendem a nos assaltar com distrações. Na verdade, as distrações são uma ferramenta que o inimigo de nossas almas usa para desviar nossos olhos de Cristo e nos impedir de ouvir Deus claramente em sua Palavra.

Aleph diz no Salmo 119 que ele fixa seus olhos nos caminhos de Deus. Como humanos rebeldes com muitas buscas, tentações e pessoas disputando nossa atenção, somos muito ajudados pela meditação, que nos leva a fixar nossos olhos no Senhor e desligar as distrações… mesmo que apenas por cinco ou dez minutos. Concentrar-se no que estamos lendo na Bíblia nos dá clareza quando entramos em oração .

Medite para se concentrar em como Deus está falando com você por meio de sua Palavra viva e ativa.

Medite para entender

Faze-me entender o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas. (Salmo 119:27)

Quando meditamos na Palavra de Deus, procuramos entender como o Deus do universo está falando: sobre si mesmo, sobre o nosso mundo e sobre o nosso próprio coração. Podemos começar nossa leitura da Bíblia orando junto com o salmista: “Faça-me entender o seu caminho!” Deus se deleita em responder a esta oração.

Algumas perguntas a serem feitas durante a meditação incluem: Por que essa passagem é importante? O que eu preciso saber? O que ela diz sobre Deus? O que isso diz sobre mim? Como essa leitura aponta para Jesus?

Medite para entender o que Deus está comunicando a você por meio de sua Palavra.

Meditar para Lembrar

Lembro-me dos velhos tempos; Eu medito em tudo o que você fez; Eu pondero sobre o trabalho de suas mãos. (Salmo 143:5)

A Bíblia toda é uma grande história que aponta para Jesus Cristo . Quando meditamos nas Escrituras, fazemos isso para lembrar tudo o que Deus fez em sua grande história de redenção e como ele enviou Cristo para salvar um povo de seus pecados. Meditamos na obra das mãos de Deus.

Lembrar na meditação também pode nos levar a refletir sobre tudo o que Deus fez em nossas próprias vidas: como ele nos salvou em Cristo, que oportunidades ele está nos dando para compartilhar as Boas Novas com outras pessoas e o que aprendemos sobre quem é Deus ao longo de toda a vida. nossos dias.

Medite para lembrar tudo o que Deus fez por meio do evangelho da graça.

Meditar para Adorar

…mas o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita dia e noite. (Salmo 1:2)

Uma vez que tenhamos meditado para focar, entender e lembrar, encontraremos nossos corações inclinados a adorar! Assim, paramos em meditação para elevar o nosso olhar para as excelências de Jesus Cristo, para tirar os olhos do mundo e expressar-lhe ações de graças e adoração quando rezamos. A meditação leva ao deleite quando o Espírito Santo inclina nossos corações para entender quão glorioso é o nosso Deus.

Por causa do pecado e de seus efeitos, haverá momentos em que nosso coração não terá prazer na leitura da Bíblia. Nesses momentos, a tentação é interromper a leitura, perder o foco e partir para outras atividades. Portanto, a meditação também é a chave para exortar nossos corações a deleitar-se na Palavra de Deus, que é necessária para nossa força espiritual e alegria!

Medite para adorar o Deus que merece toda a nossa gratidão e louvor por quem ele é e pelo que fez em Cristo.

Medite para Aplicar

Este Livro da Lei não se apartará da tua boca, mas medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. (Josué 1:8)

Finalmente, somos mais capazes de entender como aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas quando desaceleramos para meditar nela. Ao meditar para entender, perguntamos: O que preciso saber? Aqui, ao aplicar o que lemos, perguntamos: O que preciso fazer?

Aqui está um breve exemplo. Digamos que você esteja lendo Tito 3:3-4:

Porque nós mesmos éramos outrora insensatos, desobedientes, desviados… Mas, quando a bondade e a benignidade de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua própria misericórdia…

A partir dessa passagem, você pode ser levado a confessar maneiras específicas pelas quais se desviou ou foi desobediente; você pode louvar a Deus por fornecer sua bondade imerecida em Cristo para você; e você pode pedir a ajuda dele para amar alguém que o feriu com a misericórdia que você recebeu em Cristo Jesus.

Nosso desejo na meditação é “ter cuidado para fazer conforme tudo o que está escrito” na Bíblia. Então, trazemos esses pontos de aplicação a Deus em oração, pedindo força espiritual para obedecer, abandonar o pecado, nos humilhar e andar de forma digna de nosso chamado em Cristo.

Medite para aplicar o que você leu na Bíblia em sua vida diária e peça ajuda em oração.

Medite pelo Espírito

Não é por acaso que a Bíblia frequentemente fala sobre o valor da meditação e sua colocação proposital antes do ato de oração. Considere que nosso tempo na Palavra é como uma corrida: a meditação é o aquecimento e a oração é a nossa corrida até a linha de chegada. Não podemos ser eficazes em nossa oração sem nos envolvermos no aquecimento da meditação.

Então, o que fazemos quando a meditação parece impossível, quando nosso foco é afetado por circunstâncias externas e nosso coração parece insensível à Palavra de Deus?

Pedimos e nos apegamos à ajuda graciosa de Deus, derramada por meio do Espírito Santo, e se não meditamos antes de hoje, percebemos que nunca é tarde para começar! Pois é o Espírito que nos ajuda em nossa fraqueza, fixando nossos olhos em Cristo, dando-nos entendimento, fazendo-nos lembrar das maravilhas de Deus, enchendo-nos de alegria e conduzindo-nos a andar na verdade. Ele é nossa grande ajuda e esperança de que nunca estamos sozinhos quando buscamos a Deus por meio da meditação, e ele efetivamente nos leva a orar em resposta.

De que outra forma você acha que a meditação afeta suas orações?

One Comment on “5 passos para meditar na Bíblia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *