Em uma terra seca e cansada

Eu tinha 17 anos. Eu tinha toda a minha vida pela frente e, no entanto, lá me encontrei, querendo que tudo acabasse. Sentei-me silenciosamente em um quarto de hospital totalmente branco, quebrado, ferido e sozinho.

Como vim parar aqui? Não mais do que um ano antes, eu estava me deliciando com a atenção e o prazer de me destacar como atleta, fazendo parte da turma “in” e confiante no caminho que estava trilhando.

De repente, tudo começou a se desfazer. Por meio de uma série de eventos, meus sonhos duramente conquistados de me destacar como atleta chegaram a um fim devastador. Fiquei com raiva, derrotado, confuso e sem saber mais quem eu era . A perda do que se tornou minha identidade e a dor que senti daqueles em quem confiei me deixaram fora de controle e fugindo daqueles que me amavam. Comecei a buscar minha identidade em qualquer coisa que trouxesse uma sensação temporária de segurança e confiança. Isso só me levou a um caminho de escolhas destrutivas, deixando-me profundamente ferido.

Eu estava fugindo do que Cristo estava tentando fazer em mim, mas, quanto mais eu corria, mais afundava no desespero e na escuridão. Eventualmente, em seu incrível amor por mim, ele disse: “basta”. Ele permitiu que as circunstâncias me levassem a um estado de desespero onde gritei por ajuda. Foi no meu ponto mais baixo que acabei em um hospital, uma batalha sendo travada pela minha própria vida. No entanto, tudo fazia parte do plano soberano de Deus para me levar a um lugar de rendição completa, preparando-me para a jornada no deserto que estava por vir.

Sozinho e imaginando como eu vim parar neste lugar, Deus despertou minha alma para ver as mentiras em que eu acreditava e perceber que minha verdadeira fome era por Cristo. Quando ele quebrou meu coração obstinado, gritei: “Senhor, estou vazio, perdido e confuso. Pegue esses fardos, mágoas, sonhos não realizados e satisfaça-os com seu amor.”

Oh, que momento doce foi aquele. O peso do mundo foi tirado de meus ombros e senti esperança e alegria pela primeira vez em muito tempo. Sim, eu ainda tinha uma longa jornada no deserto pela frente, mas ao aceitar o que Cristo havia permitido e me entregar de todo o coração ao seu controle, tive paz.

Como Deus usa o deserto

Desde aquele dia, Cristo tem sido fiel em continuar respondendo àquela oração. No entanto, muito de sua fidelidade tem sido na forma de provisão no deserto , em vez de me resgatar de minha jornada no deserto.

Como tenho me sentido cansado e quebrado nos últimos anos devido a circunstâncias difíceis em minha vida, muitas vezes me sinto atraído pelas palavras de Davi no Salmo 63, escritas durante seu tempo no deserto, quando ele estava cansado, correndo para salvar sua vida. , e ansiando desesperadamente pela presença do Senhor .

Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te procuro;
minha alma tem sede de ti;
minha carne desmaia por você,
como em uma terra seca e cansada onde não há água.

Então eu olhei para você no santuário,
contemplando seu poder e glória.

Porque o teu amor constante é melhor do que a vida,
os meus lábios te louvarão.

Por isso te abençoarei enquanto eu viver;
em teu nome levantarei minhas mãos.                                           

A minha alma se fartará como de comida gorda e rica,
e a minha boca te louvará com alegres lábios,
quando me lembrar de ti na minha cama,
e meditar em ti nas vigílias da noite;
porque tens sido a minha ajuda,
e à sombra das tuas asas cantarei de alegria.

Minha alma se apega a você;
a tua mão direita me sustenta. ( Salmos 63:1-8)

Você já se encontrou em uma terra seca e cansada onde não há água? Você já trabalhou duro e se sacrificou por algo, apenas para descobrir que de repente foi despojado? Você já viu a mão de Deus levando você em uma determinada direção, apenas para se ver redirecionado, confuso e incerto quanto ao futuro? Você perdeu algo ou alguém em sua vida, fazendo com que você se pergunte se e como pode continuar vivendo com um buraco tão grande em seu coração?

Às vezes, em nosso pecado, Deus amorosamente nos permite vagar pelo deserto para que percamos nossos recursos terrenos e voltemos correndo para sua água viva. Mas outras vezes, Deus nos leva ao deserto para seus propósitos soberanos de nos tirar de nosso conforto e nos levar a um terreno perfeito para a transformação do coração, onde aprendemos dependência e resistência, para atrair nossas afeições de volta para ele. Quaisquer que fossem os propósitos de Deus para a jornada de Davi no deserto, podemos aprender com sua experiência e ver como ela se aplica a nossa própria vida.

Deus usou o deserto para ensinar Davi a buscar sinceramente satisfação e dependência no Senhor, em vez de uma coroa e um reino próprio.

Quer reconheçamos ou não, todos nós temos sede e fome de ser preenchidos nas partes mais profundas de nossa alma, mas somos facilmente satisfeitos com a felicidade de curto prazo. No entanto, o deserto oferece uma oportunidade para que esses meios temporários de prazer sejam removidos, expondo o estado de nossos corações e, esperançosamente, levando-nos a reconhecer Cristo como o único que pode nos satisfazer.

Quando nos vemos despojados de algo que ansiamos ou encontramos como parte de nossa identidade, isso pode fornecer a paisagem perfeita para revelar o quanto estamos buscando nossa identidade em algo fora de Cristo. Embora muitas vezes seja um processo doloroso, é incrivelmente libertador perceber como é uma busca vazia e sem valor buscar incansavelmente um nome para nós mesmos, proteger nossa reputação e ambições e buscar satisfação em nossas contas bancárias, status, conforto e até mesmo relacionamentos.

Portanto, Deus poda amorosamente essas áreas de nossa vida a fim de atrair as afeições de nosso coração de volta para ele e nos satisfazer com sua presença. Isso não apenas nos prepara para tomar nossa cruz e seguir a Cristo, não importa o custo, mas também nos faz ansiar pelo céu para estar na presença revelada de Cristo. Quanto mais ansiamos e temos sede dele, mais glorioso e motivador se torna nosso lar celestial.

Agora, quando reflito sobre aquela fase dolorosa da minha vida, louvo a Jesus porque ele me amou o suficiente para tirar o que estava me impedindo de experimentar a liberdade, uma identidade segura nele e uma alegria em servi-lo com presentes que eu nunca soube que tive!

Se você se encontra no meio de um deserto que o deixa confuso e clamando por alívio, encorajo-o a clamar ao Senhor. Confie que, ao preenchê-lo consigo mesmo, ele será fiel em trazer beleza das cinzas de sua vida.

Deus usou o deserto para preparar Davi para sua obra.

Imagine Davi: exausto, sozinho e correndo para salvar sua vida no deserto, depois de receber a promessa de que um dia seria rei. Tenho certeza de que ele tinha todos os tipos de perguntas passando por sua mente. Se eu fosse Davi, antes desse momento, acho que já teria começado a me imaginar como rei. Eu teria ficado tentado a me sentir invencível, forte e confiante, sabendo que era o próximo na linha de sucessão ao trono. No entanto, aqui David se viu tão longe de uma experiência no palácio quanto poderia, temendo por sua vida e incerto de como seu futuro prometido se desenrolaria.

Nós, é claro, temos a bênção de ver essa história se desenrolar a partir de uma visão panorâmica da vida de Davi e podemos aprender que, embora essa parte da história parecesse confusa, solitária e ameaçadora para Davi, na verdade foi a graça de Deus. e preparação amorosa do coração de Davi. Este foi o começo de Davi se tornando um homem segundo o coração de Deus. Como acontece com a maioria de nós, essa mudança de coração começou no deserto, não no palácio.

Imagino que a experiência de Davi no deserto deu a ele maior reverência, humildade e dependência de Deus quando ele finalmente recebeu a coroa prometida. Eu me pergunto se ele estaria pronto e equipado para lidar com as responsabilidades e privilégios que advêm de governar um reino se ele nunca tivesse experimentado tal total dependência do Senhor para protegê-lo, prover e satisfazê-lo no deserto.

Estou maravilhado ao ver como Deus tem feito isso fielmente em minha própria vida também. Ele suportou toda a dor e sofrimento que permitiu e usou para me preparar para o trabalho para o qual me chamou: criar uma criança com necessidades especiais e todos os efeitos dolorosos que vêm com isso, escrever e falar para encorajar outras pessoas com verdade do evangelho, aprendendo a amar a Cristo cada dia mais, servindo-o com os dons que ele desenvolveu em mim, sendo separado para o evangelho e compartilhando-o com mais ousadia.

Aprendendo com o deserto

Você já viu isso na sua vida? Ou você está atualmente se encontrando em sua própria terra seca e cansada, sem saber se algum dia verá um fim para isso?

Como vimos na vida de Davi, Deus frequentemente usa essas experiências no deserto para nos preparar para amá-lo e servi-lo de todo o coração da maneira única como ele nos criou. Então, você confiará que ele será fiel para usar esta terra estéril para produzir frutos em sua vida? Será que ele está permitindo que esta temporada prepare você para o que ele está chamando no futuro?

Para alguns, pode ser o grande chamado de criar os filhos em um lar contracultural e centrado no evangelho. Para alguns, pode ser o chamado para o ministério vocacional em tempo integral em uma época de crescente perseguição. Para alguns, pode ser proclamar o evangelho em uma escala maior e mais pública. Para alguns, pode ser por meio de suas habilidades de liderança como CEO de uma empresa e por permanecer firme em uma convicção bíblica que vai contra as expectativas da sociedade.

Para alguns, pode ser deixar tudo confortável para trás para espalhar o evangelho em uma área do mundo que ainda não o recebeu. Para alguns, a vida na terra pode ser interrompida devido a uma doença, mas eles recebem o chamado único de honrar a Cristo mesmo diante da morte, mostrando ao mundo que, por causa de Cristo, a morte perdeu seu aguilhão!

Mas todos devemos estar preparados para permanecer firmes e viver zelosamente pelo evangelho. Que melhor maneira existe para aprender tal resistência e fé inabalável do que em uma experiência no deserto que nos ensina a confiar plenamente, apegar-se mais de perto e ser preenchido e satisfeito com Cristo.

Para Davi, o deserto o preparou para ser um homem segundo o coração de Deus e capaz de lidar com o chamado de receber a coroa. Para nós, nos prepara para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, para sermos equipados para nosso chamado de servir ao Senhor e recebermos a gloriosa coroa eterna que nos espera!

Louvado seja o Senhor, pois seu amor constante é melhor do que a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *