Liberdade do Mal e Liberdade para Fazer o Bem em Jesus

Cristão, Cristo pagou o maior custo – a sua própria vida – para libertá-lo de tantas coisas e dar-lhe a liberdade de fazer mais. Não volte atrás das linhas inimigas! Aproveite a liberdade e a liberdade que lhe foram dadas.

Liberdade de:  

Paulo dá um bom retrato do que estamos livres graças a Cristo: “Porque a lei do Espírito da vida te libertou em Cristo Jesus da lei do pecado e da morte” ( Romanos 8:2 ).

Em suma, estamos livres das garras da morte e do poder do pecado! Como resultado, também estamos livres das coisas deste mundo, como em:  

As paixões da carne 

Amado, exorto-vos, como peregrinos e exilados, a abster-vos das paixões da carne, que travam guerra contra a vossa alma. ( 1 Pedro 2:11 ) 

Observe os termos “estrangeiros” e “exilados” neste versículo. Pedro está falando com cristãos que pertencem a um mundo diferente. Eles foram separados deste mundo e, somente através do poder de Deus ( Judas 24 ), podem evitar ceder às paixões da carne. 

O amor ao dinheiro  

Mantenha sua vida livre do amor ao dinheiro e fique contente com o que você tem, pois ele disse: “Nunca te deixarei, nem te desampararei”. ( Hebreus 13:5 ) 

Se não estivéssemos em Cristo, isso não seria algo de que estávamos livres. Amar o dinheiro é uma necessidade óbvia para o mundo.

Quando você está no mundo, você livremente, e com isso quero dizer “sem hesitação”, ama e se esforça por dinheiro. Mas este é um tipo de liberdade desgastante que exige muito mais do que dá.

Em Cristo, somos livres para  não  amar o dinheiro . Podemos livremente, sem hesitação, contentar-nos com o que temos porque temos Jesus!

Sofrimento 

Na minha angústia invoquei o Senhor; o Senhor me respondeu e me libertou. ( Salmo 118:5 ) 

Antes de estarmos em Cristo, éramos escravos da angústia e do medo. Não saber como as coisas acabariam para nós ou se seríamos fortes o suficiente para lidar com nossos problemas sozinhos. Mas em Cristo estamos livres de angústia. Se Deus é por nós, então não temos mais nada a temer ( Salmo 27:1 ). 

Aprovação de outros 

Pois embora eu esteja livre de tudo… ( 1 Coríntios 9:19 ) 

Em nossas vidas, enfrentamos muita pressão dos colegas. O termo é mais frequentemente aplicado a adolescentes, mas os adultos tentam corresponder às expectativas dos seus pares tanto, se não mais, do que os seus filhos adolescentes.

É um modo de vida pesado – estar sempre esperando que os outros mudem de opinião para formar quem você é e quem deveria ser.  

Paulo nos mostra que estar em Cristo significa que estamos livres da regra da aprovação dos outros. Não agimos principalmente para impressionar os outros. 

Liberdade para 

1 Pedro 2:16 diz: “Vivam como pessoas livres, não usando sua liberdade como disfarce para o mal, mas vivendo como servos de Deus”. À luz disto, quais são algumas maneiras de usar a nossa liberdade em Cristo para viver como servos de Deus?

Servir aos outros 

…Tornei-me servo de todos, para poder ganhar mais deles. ( 1 Coríntios 9:19 ) 

Agora Paulo disse na primeira parte do versículo acima, e em outros lugares ao longo de suas cartas, que ele está livre dos outros. No entanto, isso não significa que ele não se importe totalmente com o que os outros pensam.  

Não, suas cartas mostram que ele se importa muito com o que as pessoas pensam, não sobre si mesmo, mas sobre Deus. É por isso que ele pregou persistentemente o evangelho tanto para pessoas salvas como para pessoas não salvas. Ele queria “ganhar mais deles”. 

Use sua liberdade para servir as pessoas, não para justificar discursos orgulhosos. 

Ofereça-se a Deus 

Teu povo se oferecerá gratuitamente 
    no dia do teu poder, 
    em vestes sagradas; ( Salmo 110:3 ) 

No paraíso, seremos perfeitos (completos). Quando estivermos lá, estaremos entre aqueles que “se oferecem gratuitamente”. Essa é a meta, mas neste momento estamos no meio da trajetória. 

Jesus começou esta jornada conosco quando nos justificou na cruz, e agora crescemos em nossa santificação pelo seu poder à medida que nos entregamos cada vez mais a ele. 

Dê graciosamente

Alguém dá gratuitamente, mas fica ainda mais rico; outro retém o que deveria dar e apenas sofre necessidade. ( Provérbios 11:24 ) 

O jeito do mundo é amar seus bens, dinheiro e tempo. Para armazená-los, mantenha-os longe de outras pessoas. Anteriormente, vimos que Deus liberta o seu povo do amor ao dinheiro. O mesmo pode ser dito do amor às posses e do amor ao tempo. (Teremos tempo eterno na vida depois disso!) 

Mas amamos os outros e amamos a Deus. Cristo comprou a liberdade de dar tudo o que temos pelos outros e por Deus.  

Este Provérbio usa a frase “ainda assim fica cada vez mais rico” e isso  não  significa que se você der dinheiro, mais dinheiro retornará para você. Está dizendo que uma vida dedicada a buscar a Deus e a servir aos outros é uma vida mais rica e mais satisfatória do que aquela que busca coisas que não podemos manter.

Delicie-se com os frutos do Espírito 

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; Contra tais coisas não há lei. ( Gálatas 5:22-23 ) 

Pedro chamou os cristãos de “estrangeiros” e “exilados” porque estamos separados do mundo. Através do poder de Deus, podemos abster-nos de ceder às paixões da carne. E o Senhor providenciou frutos com os quais podemos nos entregar. Na verdade, não há como nos entregarmos demais a eles.  

Pense no amor, na alegria, na paz, na paciência, na bondade e no resto como a infinidade de outros frutos no Jardim do Éden, além do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Adão e Eva podiam comer qualquer outra fruta sem restrições, mas escolheram aquela que não podiam comer.  

Cristão, um conflito semelhante enfrenta você hoje. Você escolherá o pecado, do qual foi liberto, ou escolherá a bondade, a fidelidade, a gentileza ou o autocontrole, dos quais será livre para desfrutar abundantemente por toda a eternidade? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *