A reabilitação de Deus para a fé fraca e cansada

Não tenho certeza de como Deus se sente sobre termos livros favoritos da Bíblia.

Não é como se nenhuma de suas palavras fossem descartáveis. Talvez tais preferências traiam certos tipos de imaturidade em nós, não conseguindo ver mais glória em livros que consideramos um tanto chatos ou confusos. Mas devo confessar, tenho meus favoritos. E a epístola aos hebreus é uma delas.

Eu amo Hebreus por muitas razões. Amo como ele irradia com a glória transcendente de Deus Filho. Eu amo sua compreensão magistral de como a antiga aliança é cumprida e superada pela nova aliança. E eu amo o belo e convincente retrato da nuvem de testemunhas, que por seus exemplos notáveis ​​nos chamam a viver pela fé nas promessas infalíveis de nosso Deus fiel.

Eu também amo Hebreus porque é uma carta para cristãos cansados, alguns dos quais estão bem na beira do penhasco, tentados a “jogar fora [sua] confiança, que tem uma grande recompensa” ( Hebreus 10:35 ).

Eu estive lá: cansado, desiludido, cheio de dúvidas sobre a realidade de tudo, seriamente me perguntando se vale a pena lutar por ser cristão. Também me perguntei se tudo não passa de um castelo de cartas, se a vida na Terra realmente é apenas um pontinho anômalo e absurdo de turbulência desesperada em um universo sem propósito destinado a se esgotar.

E olhando para a beira do penhasco, Deus usou este livro precioso para me impedir de perder minha confiança nele, a Grande Recompensa. Confio que ele perdoará minha parcialidade por Hebreus.

Reabilitação da fé

O autor anônimo desta carta é um eloquente conversador direto. Ele não dá socos. E entre os chutes nas calças mais graciosos e úteis que ele nos dá, leitores cansados, rabugentos e propensos a divagar, está este:

Levante suas mãos caídas e fortaleça seus joelhos fracos, e faça caminhos retos para seus pés, para que o que é manco não se desconjunte, mas seja curado. ( Hebreus 12:12-13 )

Levantar ? Fortalecer ? Fazer ? Essas não soam como palavras de alívio; soam como palavras de trabalho. Se nossa fé já é manca, isso não aumentará nosso cansaço e dor em vez de nos curar?

Não, eles não vão. Ou pelo menos, se nos deixarem cansados ​​e estremecerem, será para fins de cura. Sob a direção inspirada do Grande Médico, o autor de Hebreus está nos instruindo sobre a reabilitação da fé.

Pergunte a qualquer pessoa que tenha experimentado uma reabilitação pós-operatória ou pós-lesão bem-sucedida em um joelho, e eles lhe dirão que a reabilitação foi difícil e necessária para a cura do joelho e a força e função restauradas.

É semelhante com a fé ferida. Algum descanso e recuperação podem ser necessários. Mas em breve, geralmente mais cedo do que desejamos, nosso médico divino nos quer na reabilitação, onde começamos a trabalhar para restaurar a fé danificada por meio de vários tipos de levantamento e fortalecimento da fé. Normalmente, essa experiência é difícil e desconfortável e pode nos levar aos nossos limites.

Programa de reabilitação da fé de Deus

Todo paciente em um programa de reabilitação do joelho deve desenvolver e seguir um plano de recuperação para que o joelho continue se fortalecendo e evite novas lesões. O equivalente de fé-recuperação é: “Fazei veredas retas para os vossos pés, para que o coxo não se desconjunte, mas seja curado” ( Hebreus 12:13 ).

Precisamos lembrar que os versículos que levam a Hebreus 12:12–13 são todos sobre a disciplina do Senhor. Isso é o que é um plano de reabilitação da fé – uma abordagem disciplinada para restaurar e fortalecer a fé. E esta é uma maneira útil de entender o propósito do que chamamos de disciplinas cristãs (ou espirituais).

Várias coisas provavelmente vêm à sua mente quando você lê “disciplinas espirituais”. Mas David Mathis, em seu excelente livro Hábitos da Graça , resume maravilhosamente as disciplinas em três frases simples: 1) ouvir a voz de Deus (mergulhar em suas palavras), 2) ter o ouvido de Deus (aprender a orar de verdade) e 3) pertencer a Deus. O corpo de Deus (aproveite todos os benefícios da comunhão bíblica).

Essas três disciplinas abrangentes, ou tipos de exercícios, compreendem o programa primário de reabilitação da fé de Deus, a maneira como suas pessoas fracas e muitas vezes cansadas trabalham para levantar as mãos caídas, fortalecer os joelhos fracos e fazer caminhos retos para os pés.

Nenhum desses exercícios é fácil; todos eles produzem desconforto. Mas sob a supervisão hábil de nosso Grande Médico, eles trabalham juntos para o progresso e alegria de nossa fé ( Filipenses 1:25 ). Ou como o autor de Hebreus coloca,

No momento, toda disciplina parece mais dolorosa do que agradável, mas depois produz o fruto pacífico da justiça para aqueles que foram treinados por ela. ( Hebreus 12:11 )

Sua dor agora é sobre sua paz depois

Sim, o plano de Deus para reabilitar nossa fé pode parecer mais doloroso do que prazeroso. Essa é a natureza da reabilitação. É difícil, e pode doer. Mas é curar a dureza e curar a dor. Todos os seus esforços árduos para aprender a ouvir a voz de Deus , ter os ouvidos de Deus e pertencer ao corpo de Deus, mais tarde produzirão resultados gloriosos e felizes.

Portanto, tenha o coração cansado, e talvez vacilante, alma. “É para disciplina que você suporta” ( Hebreus 12:7 ). Não resista. Abrace a boa e dura graça. Aprenda, e aprenda a amar, os hábitos da graça. Deus os usará para produzir o fruto pacífico da justiça de uma fé forte e glorificadora de Deus para aqueles que foram treinados por eles.

E por experiência, posso lhe dizer que eles ajudarão a evitar que você jogue sua confiança em Cristo à beira do precipício da incredulidade e perca sua Grande Recompensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *