Tipologia: como Deus direciona seus desejos

Aqui está uma tradução literal de 1 Coríntios 10:6 : “Estas coisas se tornaram tipos de nós, para que não sejamos cobiçadores de coisas más, como eles desejaram”. Português desajeitado, mas incrivelmente esclarecedor.

Paulo diz novamente no versículo 11 um pouco diferente: “Estas coisas lhes aconteceram como tiposa eles, e foram escritas para nossa admoestação” ( 1 Coríntios 10:11 ).

As implicações aqui de como Deus muda nossos desejos são surpreendentes. Mas primeiro precisamos esclarecer alguns detalhes no texto.

Olhando atentamente para o texto

A que se referem “essas coisas”? (Versículo 6: “ Estas coisas se tornaram tipos.” Versículo 11: “ Estas coisas aconteceram como tipos.”) No versículo 6, a frase se refere a quatro coisas na história de Israel: 1) a coluna de nuvem que os guiou (versículo 1), 2) o Mar Vermelho que eles atravessaram (versículo 1), 3) a água que beberam da rocha (versículo 4), e 4) o maná do céu que eles comeram (versículo 3).

Paulo compara os dois primeiros ao batismo (“ todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar”, versículo 2) e compara os dois segundos à Ceia do Senhor (“ todos comeram o mesmo alimento espiritual, e todos beberam o mesmo bebida espiritual”, versículos 3–4).

A ênfase recai sobre “todos”. 

Todos eles experimentaram esse tipo de “batismo” e todos comeram esse mesmo alimento espiritual. Então vem o ponto no versículo 5: “No entanto, Deus não se agradou da maioria deles, pois foram derrubados no deserto”. Então preste atenção! “Estas coisas tornaram -se nossos tipos , para que não sejamos cobiçadores de coisas más, como eles desejaram” (versículo 6).

Em outras palavras, Paulo está dizendo o seguinte: Se você abraçar os maus desejos (versículo 6), seu batismo e sua participação na Ceia do Senhor não o salvarão mais do que os israelitas foram salvos por sua participação no milagre da nuvem e do mar, ou por sua participação na comida e bebida milagrosas.

Os Avisos Específicos

Então Paulo é muito específico em 1 Coríntios 10:7-11 sobre o tipo de coisa que está ameaçando a igreja em Corinto, assim como Israel foi ameaçado.

  • Não sejam idólatras como alguns deles foram; como está escrito: “O povo sentou-se para comer e beber e se levantou para brincar”. (versículo 7)
  • Não se entregue à imoralidade sexual como alguns deles fizeram, e vinte e três mil caíram em um único dia. (versículo 8)
  • Não ponha Cristo à prova, como alguns deles fizeram e foram destruídos por serpentes. (versículo 9)
  • Não resmungue, como alguns deles fizeram e foram destruídos pelo Destruidor. (versículo 10)

O ponto é o mesmo dos versículos 1–6: Não compartilhe os desejos de Israel, porque você será destruído como eles se o fizer.

O que é um “tipo”?

Em ambos os parágrafos (10:1–6 e 10:7–11), Paulo diz que “estas coisas” aconteceram a Israel como “tipos” – especificamente, tipos “de você”. O que isso significa?

Aqui estão as três características de um “tipo”, como William Moorehead as descreve na The International Standard Bible Encyclopedia :

  1. Um tipo é “uma imagem verdadeira da pessoa ou da coisa que ela representa ou prefigura”. Ou seja, o tipo original se assemelha de alguma forma ao “antítipo” vindouro (neste caso, a passagem pelo Mar Vermelho se assemelha ao batismo).
  2. “O tipo deve ser de nomeação divina. . . . Tanto o tipo quanto o antítipo são preordenados como partes constituintes do esquema de redenção”. Isso fica claro tanto em 1 Coríntios 10:6 (“estas coisas aconteceram como tipos de nós”) e 1 Coríntios 10:11 (“estas coisas aconteceram a eles como tipos”). Deus planejou a correlação.
  3. “Um tipo sempre prefigura algo futuro. Um tipo bíblico e uma profecia preditiva são substancialmente a mesma coisa, diferindo apenas na forma. Este fato distingue entre um símbolo e um tipo.” Em outras palavras, as coisas boas que Deus ordenou para Israel (e até mesmo as punições) apontavam para coisas melhores ou maiores por vir no desenvolvimento de bons propósitos de Deus para seu povo.

Tudo por causa de nossos desejos

Agora podemos voltar ao meu ponto principal. A tipologia é projetada por Deus para transformar os desejos humanos. Isso é o que o versículo 6 diz: “Estas coisas se tornaram nossos tipos, para que não sejamos cobiçadores do mal”. As palavras traduzidas “para que” são projetadas para mostrar propósito. Qual propósito? Que não sejamos desejosos do mal. Deus planejou tipos e antítipos para transformar nossos desejos. Isso é claro.

Eu desenho cinco implicações.

Primeiro, uma vez que os tipos são projetados por Deus na história muitos anos antes, sabemos que Deus estava trabalhando na história 1.400 anos antes do Novo Testamento para realizar os desejos transformados dos coríntios – e de nós.

Segundo, esses tipos projetados por Deus foram capturados em palavras com o propósito de serem lidos séculos depois, para que as palavras fossem usadas para mudar nossos desejos. “Estas coisas lhes aconteceram como tipos, mas foram escritaspara nossa instrução ( 1Co 10:11 ) – instrução destinada a mudar nossos desejos (versículo 6).

Terceiro, como a tipologia nem sempre é fácil de seguir e pressupõe uma capacidade intelectual bastante desenvolvida, podemos inferir que Deus ordena que o esforço mental sério seja uma de suas maneiras de transformar nossos desejos.

Quarto, uma vez que toda a unidade:

( 1 Coríntios 10:1-11 ) é um aviso (versículo 10, “Não murmureis, como alguns deles fizeram e foram destruídos”), podemos aprender que Deus visa mudar nossos desejos através de ameaças como promessas.

Quinto, visto que as advertências são dirigidas especificamente contra a presunção baseada no batismo e na Ceia do Senhor, aprendemos que nossos desejos devem ser transformados pelo entendimento de que as ordenanças não salvam por si mesmas.

A partir dessas cinco implicações, cada uma relacionada à mudança de nossos desejos, deve ficar claro que Deus considera nossos desejos como realidades de suma importância. Oremos, portanto, para que todos os que manejam a palavra de Deus – mesmo aqueles que dão os maiores esforços acadêmicos para compreender o escopo tipológico das Escrituras – tenham como alvo os desejos da maneira que Paulo fez: “Estas coisas aconteceram como tipos, para que nós pode não desejar o mal.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *