Jesus chamando: Quão bem você está ouvindo?

No ensino médio, meus pais me diagnosticaram com um distúrbio comum: audição seletiva.

Eu não podia ouvir meu pai me dizendo para lavar a louça ou tirar o lixo, mas eu podia ouvi-lo sussurrando sobre meus próximos presentes de aniversário. Acho que não sou o único com esse problema. A audição seletiva, também conhecida como desobediência , é proibida no reino de Cristo. Os discípulos devem sempre ser discados para a voz de nosso Senhor.

Ouvir Jesus é vital para a vida cristã. O discipulado exige uma audição não seletiva de Jesus. Eu nunca ouvi sua voz com meus ouvidos, mas o Cristo ressuscitado fala comigo: “Assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” ( Romanos 10:17 ). Ele fala através das Escrituras.

Ouça Sua Voz

Hoje, podemos ouvir Jesus falar com nossos olhos. Nas letras vermelhas? Sim – e em todos os pretos também. Ouvimos e contemplamos sua glória de Gênesis a Apocalipse pelo poder do Espírito Santo.

Como diz o puritano John Owen: “Contemplar [a glória de Cristo] não é obra de fantasia ou imaginação; não é conversar com uma imagem emoldurada pela arte dos homens de fora, ou de nossa própria imaginação por dentro, mas da fé exercida nas revelações divinas. Essa direção ele mesmo nos dá, João 5:39 : ‘Examinai as Escrituras; pois eles são os que testificam de mim.’”

Gênesis a Apocalipse está repleto das palavras e glória de Cristo, inspirado pelo Espírito Santo, atraindo suas ovelhas para segui-lo. As Escrituras são mais do que tinta impressa em uma floresta de casca de árvore morta. A Bíblia é viva e ativa.

O Pai diz:

“Este é meu Filho amado, em quem me comprazo; ouvi-lo” ( Mateus 17:5 ). O amor do Pai pelo Filho nos chama à ação. Ele quer que ouçamos a Jesus – obedeçamos a Jesus, nos submetamos a Jesus, sigamos Jesus. O Pai nos convida a ver Jesus como ele vê – como o Filho amado com quem ele se agrada e como a voz que vale a pena ouvir.

Seu amor pelo Senhor é expresso em como você ouve o Senhor ( João 14:6 ). Sua visão de Jesus é revelada em como você o ouve. Existe uma conexão direta entre nossos ouvidos e nossos corações. Adoração é mais do que Jesus ouvir o que temos a dizer sobre ele; é também ouvir o que Jesus tem a dizer, o que ele quer, o que ele ordena, o que ele promete. E devemos ouvir sem seletividade.

Jesus recebe toda a nossa atenção. Não podemos dizer que amamos Jesus enquanto o ignoramos.

Não edite enquanto ouve

Você está ouvindo Jesus de uma maneira não editada? A escuta seletiva é rebelião. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Você se pega lendo a Bíblia e pensando: “Bem, não foi isso que ele realmente quis dizer” ou “Isso é pedir demais” ou “Não posso fazer isso”? Se nos encontrarmos ajustando e diluindo a Bíblia para que ela se encaixe confortavelmente em nossos desejos, pressentimentos, pecados e ídolos, o apóstolo João nos adverte: talvez você não conheça Jesus afinal.

E nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos. Quem diz “eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele, mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus é aperfeiçoado. Nisto conhecemos que estamos nele: quem diz que permanece nele, deve andar como ele andou. ( 1 João 2:3-6 )

Ouvir Jesus, a Palavra de Deus, na palavra, é discipulado básico.

 Como podemos seguir a Jesus se não ouvimos de Jesus? Toda vez que abrimos a Bíblia, estamos sentados para ouvir Jesus. Como ovelhas com o Bom Pastor, estamos ouvindo sua direção. Ouvir é para discipulado, direção, conforto, repreensão, correção, treinamento em justiça e encorajamento – tudo o que Jesus nos fala da Bíblia.

Não há voz mais revigorante no universo do que a de Jesus. Por que não ir até ele? Há muitas vozes neste mundo, mas apenas uma que comanda nossa alma, nossa vida, nosso tudo. Ouvimos Jesus, o Filho amado, porque amamos Jesus – e porque ele nos ama. Ele não tem nada de ruim para nos dizer.

Da próxima vez que você abrir a Bíblia, faça uma oração simples: “Fala Senhor. Minha Bíblia está aberta. Seu servo está ouvindo. Ele promete: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem” ( João 10:27 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *